As estratégias de marketing mais utilizadas em 2017

Você quer começar 2018 com o pé direito? O ano de 2017 foi pautado por inúmeras estratégias de marketing que permearam todos os serviços e empresas do Brasil e do mundo. Mas, quais foram de fato as técnicas que mais deram certo e que mais trouxeram resultados com retorno financeiro?
Neste post, além de explicar as estratégias de marketing mais utilizadas do ano passado, vamos pontuar algumas inovações e tendências para este ano. Acompanhe!
Marketing Digital
Social Media
Segundo pesquisa realizada pela Universidade Rock Content no ano de 2017, 92,1% das empresas estão presentes nas redes sociais (sendo o Facebook a principal rede utilizada pelas empresas, representando uma parcela de 97,6%. Seguido do Instagram com 63,3%). Além disso, 74,9% das empresas fazem análise dos resultados obtidos nas Redes Sociais.
O uso do Social Media e da “humanização” do contato entre consumidor/paciente/cliente e empresa/serviço foi uma tendência por registrar um avanço notável na história do Marketing. O contato entre os usuários ficou muito mais rápido e prático, hoje em dia, por conta desta revolução, você consegue – em qualquer plataforma online – questionar a empresa a qual você consumiu e receber uma resposta em questão de segundos (e de maneira educadíssima na maioria das vezes!).
SEO
A mesma pesquisa da Rock Content apontou, também, que a estratégia de SEO é adotada
por 69,3% das empresas, e dentre os artifícios mais utilizados se destacam: produção de conteúdo para blog (66,1%), busca de palavras-chave (64,9%), responsividade das páginas (43,8%) e atualização de conteúdo (43%).
Mas o que é SEO Marketing?
Antes de entender as estratégias de marketing que o SEO envolve, você precisa entender o Funil de Marketing que envolve todo o planejamento:
Topo do funil: Descoberta/aprendizado
Neste estágio, o usuário ainda não está interessado em contratar, mas quer saber quais as soluções oferecidas pelo mercado. Existe, nesta etapa, um foco exclusivo em resolver dúvidas, reconhecer “as dores do cliente”, e entregar necessidades sem nenhum tipo de proposta ou interesse comercial. O objetivo maior do Topo do funil é gerar confiança e relacionamento com o usuário que está navegando.
Meio do funil: Consideração
Lembra das famigeradas “dores do cliente”, essa é a hora de oferecer as soluções possíveis para sanar essas dores. Essa é a hora que a empresa se mostra expert no assunto.
Fundo do funil: Decisão
Após o cliente já ter descoberto a causa da dor, o enredo do assunto e as soluções, chega a hora de vender…
Esse é o momento em que ele precisa ser convencido da compra, e a empresa ganha abertura para apresentar conteúdos promocionais contendo assuntos como “Quem Somos”, “O que fazemos”, “Por que somos os melhores”.
Pronto, agora que já entendemos a dinâmica do funil, podemos partir para o SEO….
O Search Engine Optimization nada mais é do que um conjunto de técnicas e estratégias que permitem que o seu site melhore de posicionamento nos resultados orgânicos dos mecanismos de busca, como o Google.
E-Commerce
O comércio eletrônico foi uma das modalidades de comércio que mais se expandiu no ano passado, crescendo 7,5% só no primeiro semestre de 2017 (um faturamento total avaliado em R$ 21 bilhões) segundo presidente executivo da EBIT.
Imagine o lucro das empresas durante a época de Black Friday… sim, compras digitais estão dominando o mercado!
E-mail Marketing
Imagine impactar seus pacientes de forma direta e personalizada, fidelizando  ainda mais cada um deles, além de gerenciar o funil de vendas pontualmente… esse é o poder da newsletter e ferramentas de disparo (ESP).
Pois bem! Através do envio periódico de emails marketing e newsletters, isso é possível. O paciente fica mais propenso a receber seus conteúdos, pois aceitou receber voluntariamente suas notícias e novidades em algum momento do relacionamento, através do preenchimento de algum formulário presente em seu site, ou blog, por exemplo (daí a importância de manter canais do gênero ativos).
Pesquisas indicam que consumidores estão três vezes mais dispostos a comprar por este canal e que 91% deles consultam a caixa de e-mails todos os dias. Números empolgantes, não é mesmo?
Marketing de Performance
Você já conhece o Google Adwords?
Caso você tenha uma equipe de comunicação focada na divulgação de sua clínica, seria bom investir em palavras-chave. O Google Adwords é uma ferramenta inteligente do site de buscas mais famoso do mundo que permite a compra de palavras para criar anúncios que direcionam as pessoas para a sua página.
O marketing de performance, basicamente, faz um estudo das palavras mais pesquisadas e aplica uma verba destinada à compra delas para termos de pesquisa (como por exemplo: “Clínica” “Dermatológica”. Se você é dono de uma clínica do gênero, pesquise essas duas palavras no Google e veja a quantidade de resultados orgânicos que aparecem e a quantidade de anúncios… o que te impede de estar entre eles?).
Além disso, essa área de marketing destina certa verba para anúncios de redes sociais (como o Facebook Ads, LinkedIn, Twitter, Instagram).
Marketing Offline
Você já ouviu falar em Branding?
O conceito desta palavra (derivado de Brand – “Marca” em inglês) sintetiza o processo de construção de reconhecimento de alguma marca ou empresa.
E como fazemos Branding?
De diversas maneiras: Fazendo com que a marca seja mencionada em Revistas, Jornais, Sites ou Portais Segmentados; Concedendo entrevistas em Rádios e Canais Audiovisuais; E alcançando um estado de Top of Mind no mercado (reconhecimento absoluto da companhia por conta do Logo ou Assinatura).
Obviamente, Branding envolve uma gestão de marca muito mais complexa e extensa do que isso.
Tendências para 2018
Você já ouviu aquele ditado que diz: “Em time que ganha não se mexe”, certo? Pois é, sendo assim, não deixe de investir nas tendências que deram certo e funcionaram no ano de 2017!
Mas, além delas, o que mais tem por vir na área de Marketing?
Inteligência artificial
A A.I (como é denominada a inteligência artificial) está ganhando chão a cada ano que se passa. Robôs, máquinas, chatbots e outras digitalizações de trabalhos que antes eram executados por braço humano estão dominando, também, o marketing.
Existem ótimas ferramentas de A.I que podem revolucionar o seu negócio! Como por exemplo pesquisas inteligentes (tanto pesquisas qualitativas/quantitativas como as pesquisas nos sites de buscas – Google AdWords) e artifícios de VR (Virtual Reality) – a tão famosa realidade virtual.
Streaming
O marketing genérico está saturado e chegou ao seu limite!
Os consumidores querem – cada vez mais – conexões humanas e reais. As empresas estão usando transmissões de vídeo ao vivo (Live Streaming) para estabelecer conexões humanas em tempo real com o seu público. E, quando você nota que 80% das audiências preferem assistir vídeo ao vivo do que ler um blog de uma marca, é uma oportunidade valiosa para se pensar em 2018.
Influencers
Toda área tem o seu respectivo influenciador. Isto é, pessoas que influenciam uma grande massa por conta da sua opinião relevante (elas podem ser artistas, youtubers, nomes relevantes do mercado, etc…).
Pesquisas afirmam que 90% dos consumidores confiam em recomendações de colegas, enquanto apenas 33% dos consumidores confiam em anúncios. 2018 vai ter mais o marketing trabalhando com micro-influenciadores. Estes, serão influenciadores com uma audiência de 1,000-100,000 pessoas (em oposição a macro-influenciadores com uma audiência de cerca de 10 milhões de seguidores).
Design Thinking
Hoje em dia, pensar nos caminhos que o usuário percorre; em mapas de empatia; e se colocar no lugar do cliente (entendendo como ele enxerga seu produto/serviço) se tornou uma obrigação das grandes empresas. O Design Thinking é a execução de ações tomadas baseadas em estudos e pesquisas. Tudo para facilitar o uso da clientela!
Você gostou das estratégias de marketing que vão permear o ano de 2018? Deixe o seu comentário e não deixe de acompanhar os nossos outros conteúdos sobre marketing!

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