As grandes startups brasileiras!

Hoje em dia, as startups brasileiras são muito valorizadas – são milhares de investimentos que proporcionaram grandes saltos para esse meio no nosso país. Depois de 2018, o termo se tornou popular!

Agora, é cada vez mais comum vermos empresas crescendo e se tornando startups brasileiras unicórnio – com grande potencial e muito a agregar ao setor econômico.

 

O que é uma startup unicórnio?

Se você ainda não é muito informado sobre o meio, deve achar engraçado o termo “startup unicórnio”. Entretanto, ele foi criado em 2013 – pela Aileen Lee, fundadora da Cowboy Ventures – e o unicórnio passou a se referir para startups que tiveram uma valorização de mais de US$1 bilhão.

Quando essa definição foi difundida, ela ficava muito restrita as empresas de softwares com anos de mercado. Entretanto, hoje não há tanto essa delimitação de campo e muito menos de setor!

Para construir o monopólio de unicórnio não é uma tarefa tão simples. Para alcançar essa posição majestosa, é preciso priorizar suas missões principais – junto com os valores e a cultura da empresa; ser motivado a criar algo; acreditar que o seu produto pode mudar a vida das pessoas.

Muitas das startups brasileiras unicórnios visam no bem-estar do cliente, na facilitação dos meios e da criatividade – inovando nas plataformas que a tecnologia nos oferece!

 

O que é uma startup?

O termo startup ainda é muito novo no mercado. Há quem diga que a palavra designa um grupo de pessoas trabalhando com uma ideia muito diferente e que, aparentemente, poderia gerar muito dinheiro. Outros falam que qualquer pequena empresa em seu período inicial pode ser chamada de startup.

E ainda tem as pessoas que defendem que uma startup é considerada uma empresa com custos de manutenção bem baixos, mas que conseguem crescer muito rápido – gerando lucros gradativamente maiores. Mas para agradar aos demais especialistas, a definição mais atualizada seria que uma startup nada mais é do que um grupo de pessoas que procura por um modelo de negócio repetível e escalável, que trabalham em condições de incerteza extrema.

São muitos significados, mas startup sempre foi um sinônimo conhecido pelo início de uma empresa e seu funcionamento no mercado.

Um dos modelos mais famosos de negócio entre startups são o:

·         Escalável: com crescimento lento, custos crescentes e capaz de um aumento na receita;

·         Repetível: aquele que consegue entregar o mesmo produto/serviço em uma grande escala.

Original dos Estados Unidos, o termo startup ainda é considerado recente, que se tornou popular em todo mundo por conta da bolha da internet – quando um grande número de “empresas.com” foram fundadas – entre os anos de 1996 e 2001.

Essa bolha fez com que as ações de todas as novas empresas referentes a tecnologia da informação e comunicação fossem alocadas no espaço da internet, gerando uma alta em torno da mídia. E foi assim que o termo “startup” se difundiu e se tornou famoso.

 

Startups brasileiras de relevância

99

Fundada em 2012, primeiramente como 99Taxi – que tinha como principal objetivo facilitar o serviço de táxis pelo país – a 99 teve que evoluir seus serviços com a chegada de seu grande concorrente, o Uber. Recebendo milhares de investimentos pelo mundo, principalmente da China, a 99 investiu em integração das equipes.

Essa foi uma das primeiras startups brasileiras a se tornar unicórnio – o feito ocorreu no primeiro mês de 2018!

Stone

Essa grande empresa de pagamentos foi fundada em 2013 – nascida de um sonho de construir um negócio próspero em um mercado arcaico e ineficiente. Com o passar dos anos, conseguiu crescer, e por meio de milhares de ofertas, seu valor de mercado passou dos US$6 bilhões.

Vitta

Essa é uma startup que promete grandes mudanças no que se refere a saúde no Brasil. A Vitta nasceu em 2014 – com um sonho de usar a tecnologia para que os médicos de todo o país passassem a ter mais tempo cuidando de seus pacientes. No mesmo ano, eles colocaram esse produto no ar para mais de 300 consultórios.

Com os princípios de mérito, técnica e time, eles cresceram e decidiram dar um grande passo para a realização de outro sonho – a concretização de um software próprio de gestão de consultórios médicos.

Entretanto, foi no ano de 2019 que eles mostraram para o que vieram – foram a primeira empresa a lançar os primeiros planos de saúde para startups, com um benefício único de remédio de farmácia! Além disso, os planos de saúde contam com um grande potencial: são médicos, enfermeiros, psicológicos e o que mais você precisar 24 horas ao dia, durante 7 dias da semana.

Nubank

O grande negócio da Nubank começou em 2013, quando os fundadores receberam um investimento no valor de US$2 milhões para criar a fintech. Esse modelo de negócio foi crescendo e se firmando no mercado, e muitas outras empresas começaram a investir no lançamento de cartões e contas digitais – entretanto, sem a relevância que apenas a Nubank conseguiu.

No meio do ano de 2018, a empresa conseguiu a tão categoria de unicórnio – por conta de diversos investimentos. Por conta disso, tornou-se o maior banco digital do mundo, com mais de 5 milhões de clientes ativos, expandindo seus serviços e aumentando as expectativas de todo mundo. Não é a toa que os investidores continuam apoiando a causa.

 

Startup e o empreendedorismo

Incerteza é um fator que reina em empresas deste tipo, portanto, não é qualquer pessoa que está disposta a entrar nessa, é preciso ter algumas características para empreender:

·         Autonomia: esse é um dos principais motivos pelos quais as pessoas abandonam seus empregos e se tornam empreendedores. Trata-se da capacidade de assumir a responsabilidade pelas suas decisões e a independência na definição de seu sucesso.

·         Dedicação: não existe empreendedorismo sem comprometimento e determinação. Sabe aquela história de apenas 10% de inspiração de 90% de transpiração?

·         Disposição para se arriscar: não existe nenhum cenário em que o empreendedor não assuma algum tipo de risco. Muitas pessoas bem-sucedidas creditam o seu aprendizado e a sua evolução à capacidade de assumir riscos, de aprender com os erros e de perseverar a cada ocasião.

Compartilhe este conteúdo:

Conteúdos relacionados

Cuide da saúde dos seus colaboradores

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro das melhores práticas em saúde corporativa!