A sua equipe não está mais tão produtiva como no início da empresa? Você quer fidelizar definitivamente seus pacientes?
Através de um sistema de gestão é possível controlar essa produtividade, saber qual médico tem o melhor custo-benefício e focar em estratégias que garantam a fidelização dos pacientes. Afinal, quanto mais rápido e maior qualidade o atendimento da consulta tiver, maior a probabilidade do paciente virar um promotor da sua clínica.
Aumente a produtividade da sua equipe e fidelize mais pacientes com as nossas dicas!
Gerencie a clínica
Pode parecer que não, mas nem todo médico administrador efetua uma gestão, de fato, eficiente.
Gerenciar uma clínica médica não é tarefa fácil. É preciso enfrentar uma série de desafios diários, que incluem reuniões com prestadores de serviço, relacionamento com diferentes convênios e gestão de pessoas. Isso sem levar em conta o aspecto financeiro, vital para qualquer empreendimento. É exatamente nesses aspectos que muitos profissionais da área cometem mais erros.
Uma gestão correta só acontece quando o empreendedor tem acesso a uma boa base de informações que o possibilite tomar decisões embasadas. Nunca se esqueça de aplicar diferentes metodologias ao seu negócio!
E quando a base de informações adquiridas em cursos, faculdades ou ensinos adquiridos durante a fase profissional não forem o suficiente para embasar as decisões administrativas?
Aposte em um software de gestão! Eles são excelentes para suprir esses conteúdos que, geralmente, os médicos não aprenderam na faculdade de medicina, desde a digitalização de prontuários à geração de relatórios inteligentes.
Em poucos cliques, você tem acesso a todas as informações do seu negócio. Quer saber quais são os profissionais mais ágeis? Ou tem interesse em descobrir aqueles que realmente fidelizam clientes, leva
ndo em conta o número de retornos do paciente?
É só navegar pelo sistema e ter acesso a esses reports, além de controlar o tempo de duração das consultas realizadas por cada um dos médicos.
Produtividade clínica
Aumente a produtividade da sua equipe clínica!
Algumas vezes, médicos orientam sua equipe a marcar uma grande quantidade de pacientes no mesmo horário, estratégia que sempre gera desconforto. Seus clientes perdem tempo e não saem satisfeitos.
Por isso, é importante estipular uma duração média de cada atendimento a fim de controlar o número de pessoas em sua clínica.
Dessa maneira, faz total sentido realizar um estudo do seu próprio empree
ndimento e identificar quais são os médicos mais e menos rápidos. Sendo fundamental encontrar um balanço que se adeque a realidade de todos e, obviamente, coloque o cuidado com o paciente em primeiro lugar.
Produtividade na recepção
Aumente a produtividade da sua equipe de recepção!
Em clínicas que ainda utilizam agendas de , não é raro que pacientes tenham seus procedimentos marcados para horas erradas, seja por erro da recepcionista, falta de compreensão do paciente ou falhas do próprio sistema.
Este é um tipo de falha que tem resultados catastróficos para sua clínica, afinal, o paciente pode ter levado horas para chegar ao estabelecimento, e nem sempre é possível encaixá-lo de última hora.
Desse modo, oferecer um diferencial para se manter relevante no mercado e fidelizar clientes é mais do que uma opção, é uma obrigação!
Uma funcionalidade atraente de sistema de gestão médica é o agendamento online de consultas. Nele, seu paciente é atendido com excelência, praticidade e agilidade. Além de reduzir exponencialmente as faltas e atrasos nas consultas.
Atendimento de excelência
Claro que o mais importante de tudo, quando o assunto é fidelizar seus pacientes, é justamente a parte que cabe ao médico: o atendimento.
Fidelização também tem a ver com lealdade, e não existe lealdade entre ambos se o paciente não tiver confiança no trabalho e na competência do médico, certo?
Hoje em dia, os clientes depositam muita segurança em serviços que usam e abusam da tecnologia. Isto quer dizer que, estamos cada vez mais desconfiando da vulnerabilidade de nossos trabalhos manuais.
Apostar em um software de gestão para clínicas deixa de ser uma aposta neste cenário atual, em uma aposta você tem chance de perder ou ganhar. Um sistema de gestão só tem a acrescentar e agregar nas clínicas, uma vez que otimizam o atendimento e ganham a confiança dos pacientes.
Mas só existe uma forma de saber se os pacientes estão satisfeitos com o atendimento recebido ou não: perguntando a eles. Essa pergunta pode ser da forma mais direta possível ou aplicada em um teste NPS.
Realize o teste NPS
“Em uma escala de 0 a 10, quanto você indicaria nosso serviço para um amigo?’’
Essa simples pergunta responde de forma confiável e reprodutível o sentimento da experiência do consumidor. Isso significa que em apenas uma questão você consegue medir o reflexo da qualidade no atendimento em sua clínica.
Essa qualidade é refletida pelo índice de pacientes detratores, neutros e promotores. Uma simples conta envolvendo eles mostra a zona de qualidade em que se encontra o seu negócio. Esse cálculo se dá por uma fórmula simples: promotores/participantes – detratores/participantes
Quais são os pacientes detratores?
Os detratores são os clientes insatisfeitos, que não indicariam seu serviço a um amigo ou familiar. As notas computadas por eles variam de 0 a 6.
Quais são os neutros?
Os pacientes neutros geralmente estão razoavelmente satisfeitos, tiveram uma boa experiência mas não a ponto de ficarem fidelizados ao serviço. Suas notas ficam entre 7 e 8.
E os promotores?
Os pacientes promotores são os pacientes mais fiéis que, sem dúvidas, indicariam o seu serviço (e possivelmente o defenderia em caso de críticas). As notas promotoras estão entre 9 e 10.
Sabendo esses números, invista nos pontos fracos do seu negócio para fidelizar mais pacientes e aumente a produtividade da sua equipe para tornar a sua clínica uma empresa cada vez mais rentável!