Como diminuir as glosas? O aumento gradativo das glosas administrativas nas clínicas é uma dor de cabeça recorrente para os médicos que, além de administradores, são prestadores de conta. O débito financeiro deveria ser uma preocupação a menos no final do mês e, devido a tantas outras preocupações na rotina clínica, a desatenção dos profissionais ao preencherem as guias para posterior comprovação de atendimento e cobrança do serviço aos convênios médicos, geram um número elevado de glosas.
“Glosa médica é o não pagamento, por parte dos planos de saúde, de valores referentes a atendimentos, medicamentos, materiais ou taxas cobradas pelas empresas prestadoras (hospitais, clínicas, laboratórios, entre outros) e profissional liberal da área de saúde”.
Elas representam um ajuste de uma cobrança apresentada por um serviço prestado, e o não pagamento total ou parcial de certas contas apresentadas pelo prestador à operadora no momento do fechamento. Resumidamente, a inadimplência no pagamento aos prestadores
Somente 5,1% dos médicos nunca sofreram com glosas, e 47,8 % das operadoras divergem com os profissionais médicos na forma de glosa frequentemente. (fonte: Anpad)
Tudo bem, mas, como diminuir as glosas?
Implementação de prontuário eletrônico
Sistemas de prontuários eletrônicos são recomendados por órgãos importantes e já são usados por diversos médicos em todo o Brasil e no mundo. O prontuário eletrônico do paciente (também conhecido como PEP) funciona exatamente da mesma forma que o prontuário tradicional, só que de forma totalmente informatizada e digital.Sistemas de prontuários eletrônicos são recomendados por órgãos importantes e já são usados por diversos médicos em todo o Brasil e no mundo. O prontuário eletrônico do paciente (também conhecido como PEP) funciona exatamente da mesma forma que o prontuário tradicional, só que de forma totalmente informatizada e digital.
Ele surgiu para melhorar e facilitar a vida do médico e de sua equipe, tornando o preenchimento e a consulta dos prontuários de pacientes muito mais rápida e eficiente. A rapidez pode até ser um luxo, mas a eficiência conta muito quando o assunto é sobre como diminuir as glosas.Entre as principais vantagens do prontuário eletrônico estão: maior segurança, economia de espaço, uso compartilhado, portabilidade, otimização do tempo e customização
Sistemas de gestão para clínicas
As glosas são em sua maioria administrativas e em minoria técnicas (as lineares partem de decisão unilateral da operadora de saúde, sem justificativa cabível), isto quer dizer que o erro manual e humano é o maior motivo desse prejuízo.
As administrativas acontecem quando o não cumprimento de parâmetros estabelecidos em contrato é evidenciado. Elas ocorrem por falta de interação entre o convênio e o prestador de serviço, por mudanças nas tabelas sem nenhum intercâmbio de informações, ou até mesmo pela falta de comunicação das mudanças ocorridas, gerando dúvidas e desentendimento.
Já as técnicas, envolvem diretamente o profissional médico. Elas ocorrem por incorreções na apresentação da fatura, cobranças indevidas e divergências entre os procedimentos médicos adotados.
Para reduzir cada vez mais essas porcentagens é preciso corrigir os problemas básicos de administração. É fundamental ser eficiente na gestão de autorizações dos procedimentos realizados no atendimento. Assim, fica cada vez mais fácil detectar algum erro ou falha de preenchimento.
Além de uma educação interna da equipe que deve passar a realizar o registro fiel dos dados dos pacientes, digitalizar a dinâmica das clínicas pode ser uma solução perfeita. A simples implementação de um software de gestão, especializado no setor médico, já consegue diminuir em até 70% o índice de glosas. Prontuários eletrônicos eliminam o manuseio físico, eliminando assim possíveis perdas.
Diante da variedade de opções no mercado, vale investir em softwares que ofereçam como uma de suas funcionalidades, o preenchimento automático da guia TISS (Troca de Informações em Saúde Suplementar). Assim, é possível criar unicidade na comunicação entre operadora e instituições de saúde.
Tratando-se do administrativo, uma das principais vantagens dessa digitalização é a realização de cobranças dos serviços prestados para os convênios mais rapidamente, além de facilitar cálculos de tabelas antes de enviá-las para o convênio.
Como acontecem as glosas?
Atente-se à algumas situações corriqueiras que implicam nas glosas e soluções que um sistema de gestão proporciona.
Administrativa
– Preenchimento inadequado ou incompleto das guias de autorização de procedimentos médico-hospitalares;
-Softwares fornecem guias da operadora atualizadas direto da plataforma.
-Procedimentos, materiais e medicamentos digitados da maneira errada;
-Sincronização com os códigos TUSS para padronização e correção de erros nos códigos e nomenclatura.
Técnicas
-Falta de checagem de medicamentos e procedimentos;
-Registro em bases de dados dos medicamentos e procedimentos realizados.
-Alta de checagem de medicamentos com o devido nome e registro profissional do enfermeiro executante;
-Presença do enfermeiro executante na mesma plataforma do lançamento do procedimento.
-Ausência de prescrição de enfermagem ou médica para os procedimentos de enfermagem;
-Prescrição eletrônica, comunicação entre médicos e a equipe de enfermagem.
-Ausência de checagem de medicamentos com o devido horário de realização;
-Horário da prescrição sincronizado na guia de autorização.
-Procedimentos de enfermagem realizados sem a descrição no prontuário do paciente;
-Uso da plataforma pela enfermagem e descrição do procedimento de forma digitalizada.
–Anotações realizadas a lápis;
-Descrição incompleta da assistência de enfermagem prestada no prontuário do paciente.
Base de dados de prontuários de cada paciente constando os procedimentos realizados
Os processamentos digitais crescem rigorosamente no Brasil e podem ser uma solução de como diminuir as glosas. Transações financeiras feitas por uma gestão de pagamento conquistaram a confiança da população por conta do e-commerce e estão cada vez mais conquistando as instituições de saúde. Essas melhorias e imersões tecnológicas visam cada vez mais melhorar o trâmite entre prestadores e operadoras, sofisticando e prosperando gradativamente o sistema suplementar de saúde.