As doenças virais são definidas como enfermidades que são causadas devido a infecção de um vírus, podendo atingir e praticamente qualquer tecido ou órgão do corpo.
Os agentes celulares que causam as complicações são os vírus, agentes infecciosos muito pequenos. Eles são compostos por um pedaço de material genético, como DNA ou RNA, cujo qual está envolvido em uma camada de proteína.
Os vírus invadem as células do seu corpo e usam componentes dessas células para ajudá-los a se multiplicar, e por consequência disso promove o processo do qual geralmente se danifica ou destrói as células que são infectadas.
Continue lendo este conteúdo para saber mais sobre alguns dos principais tipos de doenças virais, e suas características!
Os vírus e suas complicações nem sempre são contagiosos
Nem todas as doenças causadas por vírus são infectocontagiosas, o que significa que essas complicações de saúde nem sempre estão transmitidos de uma pessoa para outra. No entanto, muitas delas são.
Dentre exemplos comuns de doenças causadas por vírus, e que são contagiosas incluem a gripe, o resfriado comum, o HIV e a herpes. Além disso, outros tipos desta categoria de doenças são transmitidas de outras maneiras — como através picada de um inseto infectado, por exemplo.
Doenças virais respiratórias
As doenças virais respiratórias são contagiosas e geralmente afetam as partes superior ou inferior do trato respiratório.
Os sintomas comuns de uma doença viral respiratória incluem:
- Coriza ou nariz entupido;
- Tosse ou espirro;
- Febre;
- Dores no corpo.
Exemplos
Dentre os exemplos de doenças respiratórias estão:
- Gripe;
- Resfriado comum;
- Infecção pelo vírus sincicial respiratório;
- Infecção por adenovírus;
- Infecção por vírus parainfluenza;
- Síndrome respiratória aguda grave (SARS);
- Covid-19.
Transmissão
Os vírus respiratórios são transmitidos por gotículas geradas através da tosse, espirro ou até mesmo da fala. Se alguém com uma doença viral tossir ou espirrar perto de você a ponto de respirar-se perto, inalando essas gotículas no ar, você poderá desenvolver um processo de infecção.
Além disso, este vírus também são capazes de ser transmitidos através de objetos contaminados, como maçanetas, mesas e itens pessoais. Se você tocar em um desses objetos e depois tocar no nariz, perto dos olhos ou boca, poderá ser desenvolvida uma doença deste tipo.
Tratamento
Estas doenças geralmente acabam se curando por conta própria. Mas medicamentos sem receita (OTC), incluindo descongestionantes nasais, supressores da tosse e analgésicos, podem ajudar a reduzir os sintomas mais rapidamente.
Além disso, um medicamento antiviral, por vezes pode ser prescrito por um médico se uma pessoa for diagnosticada em estágios iniciais do desenvolvimento da gripe.
Prevenção
A melhor maneira de evitar que estas doenças aconteçam, é praticando uma boa higiene pessoal. Lave as mãos com frequência, cubra a boca ao tossir ou espirrar e limite suas interações com pessoas que apresentam sintomas de uma condição respiratória.
Há também uma vacina que pode ajudar a reduzir o risco de contrair a gripe sazonal.
Doenças virais gastrointestinais
Doenças causadas por vírus gastrointestinais afetam seu trato digestivo. Os vírus que os causam são contagiosos e geralmente levam a uma condição chamada gastroenterite, também chamada de “gripe estomacal”.
Os sintomas comuns de doenças virais gastrointestinais incluem:
- Cólicas abdominais;
- Diarreia;
- Vômito.
Exemplos
Dentre os exemplos destas doenças estão:
- Infecção por norovírus;
- Infecção por rotavírus;
- Algumas infecções por adenovírus;
- Infecção por astrovírus.
Transmissão
Os vírus gastrointestinais são eliminados nas fezes durante os movimentos intestinais — por meio da evacuação. Comida ou água contaminada por vírus presentes em fezes podem transmitir doenças para outras pessoas.
Além disso, Você pode também se contagiar compartilhando utensílios ou objetos pessoais com alguém que tenha um vírus deste tipo.
Tratamento
Não existem tratamentos para doenças virais gastrointestinais. Em muitos casos, estas complicações se resolvem por conta própria dentro de um ou dois dias. Enquanto isso não passa, o recomendável é focar na ingestão de líquido, a fim de substituir o que foi perdido devido a diarreia ou vômito.
Prevenção
Você pode prevenir estas doenças de acontecer é lavando-se as mãos com frequência, principalmente depois de ir ao banheiro. Limpar superfícies contaminadas e não compartilhar itens pessoais ou utensílios de cozinha também pode é muito importante.
Além disso, há também uma vacina contra rotavírus recomendada como parte do cronograma de vacinação infantil .
Doença viral exantematosa
Vírus exantematosos causam erupções cutâneas. Porém, muitos deles causam sintomas em outras estruturas também.
Diversos vírus desta categoria, como o vírus do sarampo, são altamente contagiosos.
Exemplos
Dentre os exemplos das destas enfermidades estão:
- Sarampo;
- Rubéola;
- Varicela ou catapora;
- Roséola;
- Varíola;
- Infecção pelo vírus chikungunya.
Transmissão
Muitos vírus cutâneos são transmitidos através de gotículas respiratórias da tosse ou espirro de alguém com que esteja portando o vírus. Dentre outras doenças que atingem a pele, como varicela e varíola, há possibilidade da transmissão ocorrer quando se entra em contato com líquido de lesões cutâneas rompidas.
As bolhas se desenvolvem apenas em pessoas que tiveram catapora em algum momento de sua vida, sendo uma reativação do vírus varicela-zoster que está adormecido em suas células.
Ademais, o vírus Chikungunya é transmitido através de uma picada de mosquito e não pode ser transmitido de pessoa para pessoa.
Tratamento
O tratamento destas doenças é feito por meio controle dos sintomas. Medicamentos redutores da febre, como o acetaminofeno, podem ajudar com alguns dos sintomas mais incômodos.
Medicamentos antivirais, como o aciclovir, também podem ser indicados para varicela ou herpes-zoster.
Prevenção
Sarampo, rubéola, varicela, herpes-zoster e varíola podem ser evitados através da vacinação. Você pode reduzir o risco de infecção pelo vírus chikungunya, protegendo-se de picadas de mosquito.
Doenças virais cutâneas
As enfermidades virais cutâneas causam lesões ou pápulas na pele. Em muitos casos, essas lesões podem permanecer por muito tempo ou voltar depois de desaparecer por algum tempo.
Exemplos
Dentre os exemplos de doenças causadas por vírus cutâneos incluem:
- Verrugas, incluindo verrugas genitais;
- Herpes oral;
- Herpes genital;
- Molusco contagioso.
Doenças virais hemorrágicas
Este tipo de doença viral, conhecida como hemorrágica, é caracterizada por complicações graves que envolvem danos ao sistema circulatório.
Os sintomas de uma doença viral hemorrágica incluem:
- Febre alta;
- Dores no corpo;
- Fraqueza;
- Sangramento sob a pele;
- Sangramento da boca ou ouvidos;
- Sangramento nos órgãos internos.
Exemplos
Dentre os exemplos de doenças hemorrágicas virais estão:
- Ebola;
- Febre de Lassa;
- Dengue;
- Febre amarela;
- Febre hemorrágica de Marburg;
- Febre hemorrágica da Crimeia-Congo.
Transmissão
Certas doenças virais hemorrágicas, como dengue e febre amarela, são transmitidas através da picada de um inseto infectado pelo vírus característico da complicação.
Outros, como o Ebola, são transmitidos a outras pessoas através do contato com o sangue ou outro fluido corporal de alguém com o vírus.
Tratamento
Não há tratamento específico para este tipo de doença.
É importante manter-se hidratado se você tiver uma doença hemorrágica viral. Algumas pessoas podem precisar de fluidos intravenosos (IV) para manter o equilíbrio eletrolítico. Cuidados de suporte para manter o equilíbrio da hidratação e eletrólitos são essenciais. Em alguns casos, o medicamento antiviral ribavirina pode ser receitado pelo profissional médico.
Prevenção
Os pesquisadores estão desenvolvendo vacinas para vários vírus hemorrágicos. Atualmente, uma vacina contra febre amarela está disponível para pessoas que viajam para áreas onde a febre amarela é comum.
Se você mora ou trabalha em uma área onde as doenças hemorrágicas virais são comuns, você pode tomar as seguintes medidas para reduzir com seu risco:
- Use proteção adequada, como luvas, óculos ou protetor facial, ao trabalhar com pessoas que têm vírus;
- Evite ser picado por insetos, especialmente mosquitos e carrapatos, vestindo roupas de proteção ou repelente de insetos;
- Proteja-se contra a infestação de roedores, mantendo os alimentos cobertos, removendo o lixo com frequência e certificando-se de que as janelas e portas estejam bem presas.
Doenças virais neurológicas
Alguns vírus podem infectar o cérebro e seus tecidos circundantes, causando doenças virais neurológicas. Isso pode resultar em uma variedade de sintomas, incluindo:
- Febre;
- Confusão;
- Sonolência;
- Convulsões;
- Problemas de coordenação.
Exemplos
Dentre os exemplos de doenças virais neurológicas estão:
- Poliomielite;
- Meningite viral;
- Encefalite viral;
- Raiva.
Perspectiva acerca das doenças virais
Existem muitas doenças virais. Alguns, como o resfriado comum ou a gripe estomacal, são os menores dos males e desaparecem sozinhos em poucos dias. Outros, no entanto, são mais graves.Ao contrário das infecções bacterianas, as doenças virais não respondem aos antibióticos. Em vez disso, o tratamento geralmente se concentra no gerenciamento dos sintomas e no apoio ao sistema imunológico com bastante descanso e hidratação.