Férias: como um sistema de gestão facilita o acompanhamento do negócio no período

É bastante comum que as férias representem um período de desafios e tensão para muitos gestores de clínicas médicas. Isso tende a acontecer sobretudo em função do medo de acabar prejudicando a relação com os pacientes e, consequentemente, o sucesso do negócio.
Num cenário de implementação de um sistema de férias coletivas, por exemplo, um gestor certamente considera e teme o risco de perder seus clientes em razão de uma indisponibilidade momentânea de realizar atendimentos. Felizmente, porém, há como lidar com essa situação.
Um sistema de gestão, que é uma tecnologia cada vez mais presente na rotina de instituições médicas, conta com funcionalidades que podem ajudar a solucionar o problema e dar mais estabilidade e segurança para o seu negócio, mesmo no período das férias.
Assim sendo, essa é uma tecnologia que aparece como aliada para o sucesso da sua clínica médica, para a satisfação dos seus colaboradores e, também, para a manutenção da sua carteira de pacientes. Ficou interessado e quer saber mais? Então continue a leitura e entenda melhor como tudo isso é possível!

As férias, a tecnologia e o sucesso da clínica médica

Imagine o seguinte cenário: um paciente que já é atendido pela sua clínica médica entra em contato para tentar a marcação de uma consulta, mas não consegue retorno. Ou, no máximo, recebe uma mensagem de que os colaboradores estão em férias coletivas e que o contato deve ser retomado posteriormente. O que acontece a partir daí?
Você deve estar pensando que, na melhor das hipóteses, o paciente vai aceitar retomar o contato num futuro próximo para realizar a marcação de seu atendimento.
Provavelmente, porém, deve estar considerando a possibilidade de que esse paciente, na verdade, se sinta frustrado com a impossibilidade de fazer o agendamento, busque outra clínica para atendê-lo e nunca mais retorne.
E é essa segunda possibilidade que faz você questionar a viabilidade de implementar um sistema de férias coletivas. Afinal, além de não ter colaboradores para prestar o atendimento durante esse período, num sistema como este você pode enfrentar dificuldades para acompanhar o negócio e assegurar a adoção de medidas que não prejudiquem o seu sucesso.
Imagine, então, se ao invés de enfrentar esse risco, a sua clínica pudesse contar com uma tecnologia que ofereça soluções para otimizar a comunicação com os pacientes, permitir a marcação de consultas mesmo durante as férias e, ainda, manter o controle administrativo e financeiro.
Se essa ideia pareceu-lhe interessante, você vai gostar de saber como funciona um sistema de gestão médica e como seu uso permite o acompanhamento de sua clínica mesmo durante o período de férias.

Como o sistema de gestão permite o acompanhamento constante da clínica médica

Um sistema de gestão é uma tecnologia conhecida por automatizar processos burocráticos e otimizar recursos. Uma outra caraterística importante e que precisa ser destacada é o fato desta tecnologia estar “na nuvem“.
Isso porque um sistema na nuvem é aquele que pode ser acessado remotamente, a qualquer momento e de qualquer lugar que tenha conexão com a internet, desde que se tenha permissão de acesso.
Uma vez que todos os dados administrativos se encontram no sistema, fica mais fácil manter o controle de datas, pagamentos e outras questões relativas ao fluxo de caixa e às atividades da clínica médica.
Essa funcionalidade permite, inclusive, acompanhar atividades que ocorram nesse período em que os serviços estão em pausa, uma vez que a atualização do sistema é feita em tempo real. Com isso, você pode gerenciar todas as informações de seu negócio mesmo durante as férias coletivas.
E é isso o que possibilita que sejam mantidos canais de comunicação com os pacientes, bem como o serviço de marcação de consultas. Uma solução interessante para evitar a paralisação total do negócio, favorecendo o relacionamento e a fidelização.

Como esse sistema contribui para preservar a relação com os pacientes mesmo nas férias

Você se lembra daquele cenário que descrevemos anteriormente no post? Mais do que acompanhar dados administrativos e financeiros constantemente, o sistema de gestão tem funcionalidades que permitem manter o contato com os pacientes e assegurar que sigam fiéis à sua clínica.
Uma vez que é especialmente desenvolvido para atender às demandas das instituições médicas, um sistema dessa natureza oferece a opção de contar com o agendamento on-line.
Por meio dele, os pacientes ganham mais autonomia para checar as próximas datas e horários disponíveis no calendário da clínica e fazer a marcação do seu atendimento, mesmo sem o auxílio ou intermédio de algum colaborador.
Essa solução contribui para evitar que aqueles que busquem contato com a sua clínica médica durante as férias coletivas se sintam frustrados por não terem nenhuma possibilidade de realizar o agendamento naquele momento. Consequentemente, contribui para que o paciente se sinta amparado e não parta em busca de outra instituição.
Enquanto isso, graças ao já mencionado acesso remoto que é garantido pelo sistema hospedado na nuvem, você pode acompanhar os agendamentos que estão sendo feitos pelo serviço on-line e dar continuidade ao planejamento e administrativo e financeiro de seu negócio.
Diante de todas essas funções e possibilidades, o uso do sistema de gestão permite que a clínica mantenha um nível de atividade crucial para o seu sucesso durante as férias. E, indo além, permite também que riscos sejam reduzidos, problemas sejam evitados e que a clínica e seus colaboradores encontrem boas condições para dar prosseguimento aos trabalhos na volta do período de férias.
Gostou de saber como o sistema de gestão facilita o acompanhamento do seu negócio durante as férias? Então compartilhe este post nas redes sociais!

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