Muito associada a pessoas mais velhas ou que carregam muito peso, a hérnia de disco lombar é uma das grandes causadoras de dores na coluna. Sendo que o principal sintoma de hérnia de disco é a dor na coluna que, geralmente, surge na região onde a hérnia está localizada, podendo ser na coluna cervical, lombar ou torácica, por exemplo.
O que é a hérnia de disco?
A hérnia de disco (também chamada de deslocamento de disco ou ruptura do disco intervertebral) é uma afecção ocorre com mais frequência na parte baixa ou lombar das costas, ou na região da nuca (cervical). É uma das causas mais comuns de dor lombar e também de dor na perna (dor ciática ou ciatalgia).
A hérnia de disco surge quando o disco intervertebral e o seu centro gelatinoso, que funcionam como espécie de amortecedor da coluna, saem do local correto, causando a compressão de nervos da região.
Como a hérnia de disco se forma?
A hérnia de disco se forma por processos que afetam a biomecânica da coluna, o equilíbrio, o disco, a musculatura paravertebral e corpo vertebral com movimentos. Eles podem degenerar o disco vertebral, rompê-lo e fazer com que fragmentos de disco migrem, causando a hérnia. Estas alterações podem ocorrer por conta de um espirro, tosse ou com a prática de movimentos mais intensos em esportes com impacto e carga excessivos – principalmente em indivíduos que têm predisposição à doença.
E o que é a hérnia de disco lombar?
A hérnia de disco lombar é a afecção que surge na região da lombar, causando dores características nesta região das costas.
Quais os principais sintomas?
Os sintomas da hérnia de disco variam de acordo com a sua localização, e os mais comuns são:
Sintomas de hérnia de disco cervical
Neste tipo, a dor está localizada na parte superior da coluna, mais especificamente no pescoço. A compressão do nervo pode fazer com que a dor irradie para o ombro ou braço. Outros sintomas incluem:
- Dificuldade em realizar movimentos com o pescoço;
- Sensação de dormência ou formigamento no ombro, no braço, cotovelo, mão ou dedos;
- Diminuição da força em um dos braços.
Os sintomas da hérnia de disco podem ser diferentes de um indivíduo para o outro, pois depende da sua localização e intensidade de compressão. Esses sintomas podem surgir subitamente, desaparecer espontaneamente e retornar em intervalos imprevisíveis. Mas podem também ser constantes e de longa duração.
Sintomas de hérnia de disco lombar
Quando a hérnia de disco lombar acontece é comum o surgimento de uma dor intensa nas costas. Mas outros sintomas são:
- Dor ao longo do trajeto do nervo ciático que vai da coluna vertebral à nádega, coxa, perna e calcanhar;
- Pode haver fraqueza nas pernas;
- Dificuldade em levantar o pé deixando o calcanhar no chão;
- Alteração no funcionamento do intestino ou bexiga, por compressão de nervos.
A quantidade e intensidade dos sintomas depende da localização e da intensidade do comprometimento dos nervos. Geralmente, a perda de força indica grave alteração, devendo ser rapidamente avaliada pelo ortopedista ou neurocirurgião.
Sintomas de hérnia de disco torácica
A hérnia de disco torácica é menos comum, ocorrendo em apenas 5% dos casos, mas quando surge pode provocar:
- Dor na região central da coluna que irradia para as costelas;
- Dor para respirar ou realizar movimentos com o tórax;
- Dores ou alteração da sensibilidade na barriga, costas ou pernas;
- Incontinência urinária.
Quando surgem estes sintomas que indicam hérnia de disco é recomendado procurar um ortopedista ou neurocirurgião para fazer uma avaliação e pedir exames de imagem como raio-X, ressonância magnética ou tomografia da coluna, por exemplo.
Como prevenir?
- Praticar atividades físicas regulares;
- Fazer exercícios de alongamento e fortalecimento dos músculos do abdome;
- Manter a postura correta, principalmente ao levantar objetos pesados. É aconselhado pegar objetos pesados dobrando as pernas, para distribuir o peso, impedindo que seja aplicado maioritariamente na coluna vertebral;
- Ter atenção a uma postura adequada ao dormir, ficar sentado ou de pé por muito tempo.
Como tratar?
Não-invasivo
Na maioria dos casos o tratamento da hérnia de disco não é invasivo, uma vez que é realizado por meio de fisioterapia e uso de medicamentos, como analgésicos, anti-inflamatórios, relaxantes musculares e remédios para dor neuropática.
Fisioterapia
A fisioterapia costuma ser analgésica, ou seja, por meio de técnicas que ajudam a aliviar a dor. Também pode ser adotada a fisioterapia motora, com exercícios para estabilizar a coluna, com o condicionamento e fortalecimento dos músculos.
Endoscopia
Com anestesia local, sedação e incisão de 1 cm, a endoscopia também pode ser usada como tratamento contra a hérnia de disco. Neste caso, o paciente passa um dia em internação.
Cirurgia
Apenas em casos mais raros, em que o paciente não experimenta melhora com medicamentos e fisioterapia, a cirurgia para a hérnia de disco é indicada. A operação, minimamente invasiva, tem o objetivo remover o pedaço do disco que está comprimindo e inflamando a raiz nervosa. Em situações de exceção, são necessárias cirurgias maiores, com uso de parafusos ou outros implantes.