Sabia que existem algumas vacinas disponíveis que economizam picadas? Com apenas uma injeção a criança recebe a imunização contra várias doenças. É o caso da hexavalente, que é aplicada e recomendada em bebês aos dois, quatro e seis meses, e protege contra a diversas doenças!
O que é a vacina hexavalente?
A hexavalente é uma vacina que, em uma picada, protege contra algumas doenças. Ela é totalmente segura e é uma vacina acelular, ou seja, não é feita com as células inteiras, mas sim com proteínas.
Ela é muito mais segura pois se trata de uma vacina mais purificada. contém o que realmente é necessário para proteger o ser humano e, por isso, as chances de ocorrerem eventos adversos são menos frequentes e intensos.
Contra quais doenças a hexavalente protege?
A vacina protege contra as seguintes doenças:
Difteria
A difteria é uma infecção causada pela bactéria Corynebacterium diphtheriae, transmitida de pessoa para pessoa através de contato físico e respiratório. Ela forma placas amareladas frequentemente nas amígdalas, laringe e nariz.
Tétano
Tétano é uma grave doença bacteriana que afeta o sistema neurológico e que, entre outras complicações, pode levar inclusive à morte. É causado pela bactéria Clostridium tetani, que pode ser encontrada no solo, poeira e nas fezes de animais.
Coqueluche
é uma doença respiratória altamente contagiosa, causada por uma infecção bacteriana e que atinge principalmente crianças e adolescentes. É geralmente marcada por tosse severa e seca, seguida por uma ingestão aguda de ar que soa como um “grito”.
Doenças causadas pela bactéria Haemophilus tipo B
É uma bactéria que causa doenças graves em menores de 5 anos. Além da meningite, esta bactéria pode causar outras infecções graves como, pneumonia, artrite séptica e epiglotite.
Hepatite B
Uma infecção grave do fígado causada pelo vírus da hepatite B. É transmitida com maior frequência pela exposição a fluidos corporais infectados e os sintomas variam e incluem amarelamento dos olhos, dor abdominal e urina escura.
Poliomielite
É uma doença viral que pode afetar os nervos e levar à paralisia parcial ou total. Apesar de também ser chamada de paralisia infantil, a doença pode afetar tanto crianças quanto adultos.
Para quem a vacina hexavalente é contraindicada?
A vacina é contraindicada em pessoas nas seguintes condições:
- Maiores de 7 anos.
- Crianças que apresentaram encefalopatia nos sete dias após a aplicação anterior de vacina contendo componente pertussis
- Pacientes com hipersensibilidade ou anafilaxia a qualquer componente presente na vacina.
A hexavalente causa efeitos colaterais?
A vacina hexavalente pode causar alguns efeitos colaterais, como:
Reações muito comuns
- Perda de apetite;
- Irritabilidade;
- Choro anormal e inquietação (em crianças);
- Dor, vermelhidão e inchaço no local da aplicação;
- Febre maior ou igual a 38º C;
- Cansaço.
Reações comuns
- Nervosismo;
- Vômito;
- Diarreia;
- Coceira;
- Febre acima de 39,5°C;
- Endurecimento no local da injeção.
Reações incomuns
- Infecção do trato respiratório superior;
- Sonolência;
- Tosse;
- Edema difuso do membro onde foi feita a injeção, algumas vezes envolvendo a articulação adjacente (reação de Arthus).
Reações raras
- Vermelhidão generalizada da pele (rash);
- Reações alérgicas mais graves;
- Bronquite;
- Convulsões (com ou sem febre);
- Dermatite;
- Urticária;
- Episódio hipotônico-hiporresponsivo (reação geralmente precedida por irritabilidade e caracterizada por palidez, perda do tônus muscular e perda da consciência. Apesar de angustiante, melhora sem deixar sequelas e não possui tendência a repetição em próximas doses).
Cuidados antes, durante e após a aplicação da hexavalente
Aplicação
A aplicação intramuscular pode ser trocada pela subcutânea nas pessoas com doenças que aumentam o risco de sangramento.
Sintomas
Sintomas persistentes, que duram por mais de 72 horas, devem ser pesquisados para a verificação de outras causas.
Dor
Pode ser aliviada com compressas frias que alivia a dor. Nos casos de dores mais acentuadas, consulte o seu médico para o uso correto de medicação.
Ocorrências
Ao apresentar ocorrências graves ou inesperadas depois da aplicação, o serviço que realizou a vacinação deve ser informado.
Doses da hexavalente
Aplicar 3 doses aos 2, 4, 6 meses e 1° reforço entre 12-18 meses e 2° reforço entre 4-6 anos de idade.
Do que a vacina hexavalente é feita?
Contém componentes da vacina tríplice bacteriana acelular (DTPa), componente da bactéria Haemophilus influenzae tipo b conjugado, vírus inativados (mortos) da poliomielite tipos 1, 2 e 3 e componente da superfície do vírus da hepatite B.
Lactose, cloreto de sódio, 2-fenoxietanol, hidróxido de alumínio e água para injeção também fazem parte da composição da vacina, que ainda pode conter traços de antibiótico (estreptomicina, neomicina e polimixina B), formaldeído e soroalbumina de origem bovina.