HIV: O que é soropositivo?

Este termo pode causar confusão e amedrontar muitos, porém muitas pessoas ainda não sabem o que é soropositivo

Muitas pessoas associam a palavra quando a pessoa está doente, geralmente, quando a pessoa está infectada pelo HIV/AIDS, porém a definição é um pouco errada. Afinal, o que é soropositivo?

O que é soropositivo?

Chama-se soropositivo um indivíduo portador de anticorpos no sangue que provém a presença de um agente infeccioso. O termo é mais usado para descrever a presença do vírus HIV, causador da Síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS), no sangue. Porém, o termo pode ser usado para outros agentes infecciosos presentes no sangue.

Ter AIDS é o mesmo que ser soropositivo?

A AIDS é uma doença crônica e que pode ser potencialmente fatal. Ela acontece quando a pessoa infectada pelo HIV vai tendo o seu sistema imunológico danificado pelo vírus, interferindo na habilidade do organismo de lutar contra os invasores que causam a doença, além de deixar a pessoa suscetível a infecções oportunistas.

Por isso, é importante lembrar que: Ser soropositivo não é a mesma coisa que ter AIDS! Há  soropositivos (termo usado para designar a pessoa infectada pelo vírus do HIV) que vivem anos sem apresentar sintomas e sem desenvolver a doença. Mas podem transmitir o vírus a outras pessoas pelas relações sexuais desprotegidas, pelo compartilhamento de seringas contaminadas ou de mãe para filho durante a gravidez e a amamentação, quando não tomam as devidas medidas de prevenção.  Lembre-se: o que é soropositivo é diferente do que é AIDS.

Qual a chance de me infectar se eu fizer sexo com alguém soropositivo?

Poucas pessoas sabem, mas é muito mais difícil ser infectado pelo HIV com um soropositivo do que com uma pessoa que desconhece sua sorologia. Isso porque, graças ao tratamento, a carga viral de muitas pessoas que vivem com o vírus está indetectável, ou seja, com menos de 40 cópias de vírus por mililitro de sangue. Isso é insuficiente para que não haja a transmissão. Para se ter uma ideia, se um soropositivo com carga viral indetectável há pelo menos um ano fizer o teste de HIV, o resultado tem muitas chances de ser negativo.

Estudos internacionais já mostraram que uma pessoa que é soropositiva em tratamento e há seis meses com a carga viral suprimida tem 96% menos chances de transmitir o vírus durante o ato sexual. Mas não é por isso que o uso do preservativo deve ser descartado! É importante sempre se proteger.

Qual a expectativa de vida de um soropositivo?

Pessoas soropositivas que aderiram a tratamentos antirretrovirais em 2010 têm uma expectativa de vida de aproximadamente uma década maior do que aqueles que se submeteram ao mesmo tipo de terapia na década de 90.

A expectativa de vida para pacientes de 20 anos no início do tratamento é hoje 9 anos maior entre mulheres e 10 anos maior entre homens, na comparação com os resultados nos anos 90. Hoje em dia, jovens sob tratamento com antirretrovirais têm expectativa de vida de aproximadamente 70 anos.

Compartilhe este conteúdo:

Conteúdos relacionados

Cuide da saúde dos seus colaboradores

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro das melhores práticas em saúde corporativa!