Desde que a internet se transformou na melhor forma de divulgar produtos e serviços, fazer marketing digital para médicos e clínicas também se mostrou uma excelente maneira de atingir um público mais qualificado e ampliar as possibilidades de crescimento no setor de saúde.
Entretanto, sabemos que marketing na área médica tem várias restrições que devem ser observadas, de acordo com o Conselho Federal de Medicina. Mas isso não significa que você não possa adentrar o mundo digital e conquistar mais pacientes. Tudo depende de uma boa estratégia.
Como começar a fazer marketing digital para médicos e clínicas?
Identificar sua área de atuação e o perfil dos seus pacientes é uma excelente maneira de começar seu planejamento de marketing digital para médicos e clínicas. É a partir dessas definições iniciais que você vai desenvolver seu plano de ação.
Também é necessário estipular um objetivo de marketing, que pode ser aumentar a visibilidade da marca; atrair novos pacientes ou então reter os pacientes já conquistados, por exemplo.
Em seguida, é preciso definir as ações a serem realizadas, os canais de comunicação, bem como sua mensagem central, aquela que permeará toda a comunicação da sua clínica com o público-alvo.
Dado o panorama geral, aqui vão os passos a seguir:
1. Tenha um site responsivo
Um site responsivo é aquele que se adapta a qualquer dispositivo, inclusive os smartphones. E como as pessoas estão praticamente o dia todo com o celular, fica mais fácil estimular qualquer tipo de interação.
As principais informações que devem constar no site são as especialidades que a sua clínica atende, os nomes dos médicos, exames que podem ser realizados no local e, claro, como realizar a marcação de consultas.
E aqui vale lembrar que, quanto mais comodidade para o paciente melhor. Então procure integrar seu site a uma plataforma de agendamentos on-line. Dessa maneira, o paciente escolhe a melhor data e horário para o atendimento e sua equipe de atendimento ganha mais tempo para dedicar a outras atividades.
2. Crie um blog médico
A melhor forma de atrair pacientes para sua clínica é, sem dúvida, compartilhar o conhecimento do seu corpo clínico. A cada 20 pesquisas realizadas no Google, 1 é relacionada a sintomas de doenças. Em um universo de 100 bilhões de pesquisas diárias, isso quer dizer que as chances de a sua clínica ser facilmente encontrada usando estratégias de marketing de conteúdo são muito grandes.
Obviamente, este conteúdo deve ser embasamento teórico e cunho informativo, não promocional. Mas para quem está acostumado a explicar aos pacientes diariamente os problemas mais comuns enfrentados, fica fácil realizar esse trabalho.
O marketing de conteúdo, nesse sentido, é um grande aliado do marketing digital para médicos e clínicas. Você aproveita todo o know-how da sua equipe para esclarecer a população e, com isso, ganha credibilidade. Se as pessoas acreditam na sua clínica e têm uma imagem positiva da sua marca, a consequência natural é que procurem por você em um momento de saúde delicada.
3. Marque presença nas redes sociais
As redes sociais são o principal meio de propagação de ideias na internet. Basta ver quantos vídeos se tornam virais e quantas pessoas seguem páginas que falam de saúde e boa forma.
O sucesso dessas plataformas está diretamente relacionado à facilidade de acesso e também de compartilhar experiências. Nesse sentido, você pode utilizá-las para potencializar seus conteúdos e gerar engajamento por parte dos usuários.
Dicas de saúde, incentivo à prática de atividades físicas, esclarecimento sobre enfermidades comuns, podem servir de conexão para que mais pessoas conheçam sua clínica e venham a procurá-la.
4. Faça monitoramento on-line
Saber o que seus pacientes pensam, sentem e buscam na internet é uma excelente maneira de dar subsídios para sua estratégia de marketing digital para médicos e clínicas.
Ferramentas de monitoramento web são capazes de coletar informações relacionadas a palavras-chave que você tenha como importantes e reportar o que está sendo dito em torno desses temas.
Em alguns casos, como menções à sua marca, é possível inclusive detectar o sentimento da pessoa no momento em que ela realiza o comentário, partindo-se de palavras-chave utilizadas.
Com essas informações em mãos, você pode, por exemplo, selecionar os conteúdos de maior interesse dessa audiência, realizar ações off-line que atraiam pacientes até sua clínica, como campanhas de doação de sangue, e melhorar o atendimento on e off-line.
5. Invista em comunicação ágil e personalizada
Os recursos tecnológicos nos mostram que, a cada dia que passa, fazer marketing digital para médicos e e clínicas está mais fácil. Ao invés de gastar altos valores em telefonia, você pode usar mensagens de SMS para informações pontuais, como marcação ou remarcação de consultas; informar sobre resultados de exames; ou desejar um feliz aniversário ao paciente.
O e-mail serve ao mesmo propósito de comunicar de forma ágil e personalizada. A diferença é que você pode estender a conversa, enviando conteúdos mais completos, orientações sobre exames e até informativos sobre novos serviços e especialidades médicas.
A boa notícia sobre ambas estratégias de marketing digital para médicos e clínicas é que elas podem ser automatizadas sem perder a proximidade com os pacientes.
Cada mensagem é personalizada e atende à necessidade imediata do paciente e da clínica, promovendo uma relação de confiança mútua.
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