Marketing sensorial: como aplicar essa estratégia na sua clínica hoje

Você já parou para pensar na imagem que a sua clínica passa para os pacientes? Será que o ambiente é agradável, o site é intuitivo e a identidade visual é atrativa? Que tipo de sentimentos e sensações sua marca desperta em quem a conhece?
Um dos responsáveis por despertar percepções positivas sobre a sua clínica é o marketing sensorial, uma estratégia que pode ser utilizada tanto on quanto off-line.
Neste post, você vai aprender o que é marketing sensorial e como ele pode auxiliar sua clínica a estabelecer vínculos mais fortes e duradouros com os pacientes.

O que é marketing sensorial

Marketing sensorial é um conjunto de estratégias que visam despertar os cinco sentidos dos seus pacientes, criando experiências diferenciadas junto à sua clínica.
Estimulando visão, tato, olfato, paladar e audição, você tem condições de despertar percepções positivas sobre a sua marca sem que os pacientes tenham consciência disso. É o caso, por exemplo, quando uma pessoa caminha em um shopping, sente o cheiro de comida que vem da praça de alimentação e imediatamente sente fome.
Esses recursos são utilizados para despertar o interesse, consolidar uma mensagem na mente do público e levá-lo a uma ação planejada.
Na sequência, você descobre como aplicar o marketing sensorial na sua clínica. Fique atento!

Como aplicar marketing sensorial na sua clínica médica

Estratégias de marketing sensorial podem ser aplicadas tanto no marketing digital quanto no marketing físico, ou tradicional. Cabe a você identificar as oportunidades para estimular os cinco sentidos dos pacientes, dentro e fora da sua clínica.

Dentro da clínica

O ambiente da clínica é um espaço que pode ser trabalhado de diversas formas para despertar emoções nos pacientes e tornar o contato mais positivo. Você pode começar usando a psicologia das cores, por exemplo.
Uma clínica médica deve ter um ambiente tranquilo, apaziguador. Por isso, é importante que as paredes tenham tons que suscitem esse sentimento, como azul ou verde. O azul tranquiliza, acalma e transmite o sentimento de confiança e credibilidade. O verde, por sua vez, representa bem-estar e tranquilidade.
Som ambiente é outra forma de usar o marketing sensorial dentro da clínica. Músicas tranquilas, de relaxamento, tendem a deixar os pacientes mais calmos. Já as músicas agitadas podem tornar o ambiente hostil e irritante.
A decoração dos ambientes também afeta o estado de espírito dos pacientes e funcionários. Locais bagunçados, com móveis pesados e de cores fortes podem deixar as pessoas ansiosas, portanto, procure sempre manter um ambiente ordenado. Essa medida simples transparece credibilidade, confiança e cuidado para com os pacientes.
Outra ideia a ser aplicada é manter cada consultório ou sala de exames com uma música ambiente diferente, a fim de despertar emoções distintas nos pacientes. Clínicas infantis podem beneficiar-se do marketing sensorial aguçando o olfato das crianças, com consultórios com cheiro de morango e salas de exame com cheiro de chocolate.

Na comunicação visual

O marketing sensorial também pode (e deve) ser aplicado à comunicação visual da clínica. Em outras palavras, no logotipo, na fachada, nos documentos timbrados, receituários, cartões de visita, entre outros.
A padronização é o primeiro elemento a ser levado em consideração, especialmente quando se trata da sua marca. O logotipo deve ser o mesmo em toda a comunicação visual, respeitando cores e detalhes. Dessa forma, os pacientes sempre saberão que se trata da sua clínica, independentemente se o logotipo estiver estampado em um outdoor ou em um cartão de visitas.
Caso você tenha filiais, é importante que todas sigam os mesmos padrões, desde a cor das paredes até a fachada, a fim de constituir uma identidade para o seu negócio que gere empatia com os pacientes.

No site

O site é um importante ponto de contato com os pacientes e deve proporcionar uma experiência única. Além de desenvolver um layout alinhado à comunicação visual, você deve se preocupar também com a navegabilidade.
Um site com boa navegabilidade é aquele em que o usuário encontra facilmente as informações de que precisa e cujas páginas são carregadas rapidamente. De acordo com o Google, o tempo ideal de carregamento é de 2 segundos.
O marketing sensorial pode ser aplicado na parte textual, destacando trechos importantes do conteúdo assim que o internauta passa com o mouse por cima deles. Você também pode usar a mesma música ambiente da clínica no site, criando conexões emocionais poderosas.
A responsividade é outra forma de estimular a percepção positiva sobre a sua clínica, afinal, boa parte dos pacientes faz buscas por meio de smartphones, e não computadores de mesa (desktops). Neste sentido, é fundamental que o site da clínica se ajuste automaticamente ao tamanho da tela e ofereça novos menus, mais enxutos e fáceis de usar, devido ao espaço limitado.
Como todos os comandos são dados por meio de toques, eis a chance de aplicar o marketing sensorial no seu marketing digital. Comandos por voz são recursos que também podem ser usados, inclusive para realizar buscas no site.

Na comunicação com os pacientes

Um dos objetivos do marketing sensorial é fidelizar pacientes por meio de experiências exclusivas. E nada melhor do que uma comunicação eficaz para atingir esse objetivo.
Você pode, por exemplo, utilizar modelos de mamas em gel e mostrar, por meio do tato, como as mulheres devem fazer o autoexame para prevenção de câncer de mama. E pode relembrar a importância do exame por meio de publicações interativas no blog ou redes sociais da clínica, atraindo mais pacientes e fidelizando as já existentes.
Crianças podem ser educadas sobre a forma correta de escovar os dentes com aplicativos para smartphones e até com recursos de gamification, ou seja, uso da estrutura de recompensa em jogos de videogame em outros contextos.
Colocou sua imaginação para trabalhar? Então conte pra gente quais são os recursos de marketing sensorial que você está pensando em aplicar na sua clínica!

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