Já falamos aqui no blog sobre a importância de manter uma presença online forte para a sua clínica, afinal, 45% da população brasileira faz uso da web para as mais diversas atividades, inclusive procurar auxílio médico.
Além de fazer o marketing médico, essencial para atrair e fidelizar pacientes, você deve pensar também em proporcionar experiências únicas de interação, como o agendamento online.
Quer saber mais a respeito? Continue a leitura!
Por que fazer agendamento online?
O comportamento do consumidor vem mudando drasticamente nos últimos anos. Há 15 anos, apenas dois pontos de contato eram acessados até que um cliente chegasse a uma empresa. Hoje, a média é de seis canais de comunicação. Isso significa que o cliente interage por diversos meios com a mesma empresa, fazendo uso da diversidade de plataformas existentes.
Prova disso é que 72% dos millenials (18 a 34 anos) enviam cerca de 10 mensagens de texto por dia. Outros 31% o fazem mais de 50 vezes por dia. E mais: as mensagens enviadas são abertas em menos de 90 segundos.
Quando falamos em redes sociais, mais de 56% dos adultos fazem uso de mais de uma plataforma, sendo que o Facebook é a mais acessada delas. Some a isso os mais de 75 milhões de mensagens trocadas diariamente pelo Whatsapp e você terá uma única conclusão: o futuro da comunicação, da interação entre empresas e clientes é, mais do que nunca, online.
Nesse sentido, é fundamental oferecer recursos que tragam facilidade à vida dos seus pacientes, como o agendamento online. Uma pessoa pode até não ter créditos no celular, mas certamente ela encontra uma rede WiFi disponível para conectar o smartphone e comunicar-se com quem quer que seja, inclusive com sua clínica.
Vantagens do agendamento online
Você pode até estar se perguntando por que oferecer agendamento online se tem uma equipe de recepcionistas prontos para atender aos telefonemas e realizar as marcações. Mas já parou para pensar no custo dessa atividade? E no tempo de espera dos pacientes quando as linhas estão ocupadas?
Com uma rápida reflexão, você vai perceber que o agendamento online pode contribuir para aumentar a produtividade da equipe, melhorar o atendimento e favorecer a fidelização de pacientes. Veja como:
Equipe disponível para o atendimento presencial
Ao invés de ter vários recepcionistas ocupados na marcação de consultas ou uma secretária abarrotada de trabalho parado porque passou o dia todo agendando, remarcando ou cancelando consultas, você pode ter todos esses processos automatizados.
Com isso, sua equipe de atendimento fica livre para uma atividade essencial: o atendimento presencial. Quem está dentro do seu consultório, clínica ou hospital, merece um atendimento diferenciado, que pode ser realizado se o seu time não estiver preocupado em atender ligações.
Rotina tranquila, trabalho em dia
Outro ponto positivo de oferecer agendamento online é que sua equipe tem mais tempo livre para realizar outras ações, como encaminhamento de exames, contato com convênios, organização de documentos, entre outras rotinas que costumam ficar acumuladas pela falta de tempo.
Com isso, é possível ganhar maior produtividade no dia a dia, realizar mais atendimentos presenciais, atuar proativamente no acompanhamento de pacientes e fomentar a fidelização.
Maior controle, menos falhas
O agendamento manual, além de ser mais demorado, também abre brechas para falhas. Um número de telefone mal compreendido pode comprometer a comunicação com o paciente, bem como afetar o horário de atendimento dos médicos.
Com o agendamento online, esse tipo de situação não ocorre, afinal, assim que um paciente marca um horário, ele deixa de estar disponível no sistema. Os dados cadastrados pelo paciente ficam completamente legíveis e, no caso de remarcação, o sistema também faz o desbloqueio do horário cancelado e o bloqueio do novo horário.
Análise de dados facilitada
Também é possível acompanhar dados estratégicos para a clínica, como o aumento de no-show e remarcações, por exemplo, o que pode servir de insumo para desenvolver estratégias de retenção de pacientes e até de melhoria na comunicação.
O envio automático de SMS para os pacientes um dia antes da consulta, por exemplo, é uma ótima maneira de reduzir a taxa de absenteísmo. Uma vez recebida a mensagem, o paciente tem a opção de confirmar, cancelar ou pedir a remarcação da consulta por meio de SMS também, o que facilita bastante a comunicação e a otimização da agenda dos médicos.
Economia de recursos
Aumento da produtividade, melhoria na qualidade do atendimento e redução do trabalho burocrático da equipe resulta em redução de custos. Isso porque você pode manter uma equipe enxuta e dinâmica.
Recursos são otimizados, como agendas, papel, impressões e, claro, o tempo, que pode ser dedicado aos pacientes que estão presentes na clínica.
Como começar a oferecer o agendamento online na sua clínica
Implementar o agendamento online é bastante simples: você pode integrar um sistema de gestão médica ao seu site, passando a oferecer a ferramenta aos visitantes.
Assim, os pacientes podem escolher o melhor dia e horário disponíveis, bem como o profissional com o qual querem consultar-se, sem precisar da intervenção de qualquer outra pessoa. Uma vez marcada a consulta via site, o controle de agenda recebe a informação e o médico já tem acesso aos dados do paciente.
Fomentar a mudança de cultura, motivando seus pacientes atuais a usar o mesmo recurso, também é fácil: aproveite o sistema de gestão para mandar SMS e e-mail de forma personalizada para informar sobre a novidade. Em pouco tempo você terá uma boa redução no número de telefonemas e poderá desfrutar das vantagens que listamos neste post.
Percebeu como o agendamento online pode facilitar a rotina da sua clínica e ainda trazer melhores resultados? Conheça o ClinicWeb e tenha um atendimento otimizado na sua clínica também!