Se no comércio o atendimento aos clientes é uma área vital para qualquer empresa, na área da saúde o relacionamento com pacientes é um ponto crucial do marketing para médicos. Afinal, são eles quem poderão indicar, falar bem ou até mesmo reclamar e falar mal do seu atendimento.
No caso de clínicas, onde diversos profissionais atuam sob a mesma marca, esse cuidado deve ser ainda maior! Nesse artigo você conhecerá a importância e, também, algumas técnicas para preparar sua equipe para atender bem e otimizar suas ações de marketing médico.
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Marketing médico e sua importância
Assim como em qualquer área, o segmento da saúde também exige que profissionais e empresas utilizem técnicas de marketing para conseguir atrair mais pacientes, fazer com os que já realizaram uma consulta ou procedimento retornem e fomentar um relacionamento saudável com esse público.
Esse é um verdadeiro desafio, uma vez que o cotidiano dos médicos e gestores muitas vezes consome boa parte do tempo e energia disponíveis. Mas, contar com o apoio da tecnologia nessa hora é um diferencial muito importante, uma vez que ela é capaz de automatizar diversas tarefas e acelerar outras tantas.
Dentre os aspectos mais importantes do marketing médico, podemos citar:
- Planejamento – determinar orçamento, colher informações sobre os concorrentes, escolher as melhores ferramentas, dentre outros;
- Contar com um bom site – o site é o seu principal canal de comunicação com o público. Nele é possível colocar marcações online, divulgar a equipe médica e o principal: ser encontrado no Google;
- Ter vários canais de comunicação – Telefone, WhatsApp, chat online no site, e-mail… quanto mais canais de comunicação você tiver em sua clínica, maiores as chances de atrair novos pacientes
Cada um desses pontos é fundamental para o seu marketing, mas também é uma excelente maneira de fomentar o relacionamento com seus pacientes. Isso porque, quanto mais você facilitar a vida deles, maiores são as probabilidades de que voltarão a buscar os seus profissionais e serviços.
Como medir e garantir a satisfação de seus pacientes
A tecnologia traz diversos benefícios para nosso cotidiano, mas, quando falamos em gestão, é a capacidade de acompanhar os resultados com precisão cirúrgica que faz valer os investimentos. Além das ações de marketing, os softwares consolidam dados práticos da clínica, do número de atendimentos aos cancelamentos.
Para isso é preciso determinar métricas de qualidade e quantidade, analisar criteriosamente cada um desses dados e relatórios para obter insights fundamentais para evoluir a gestão e o negócio. Uma tomada de decisão com base em números é muito mais efetiva que o “achismo”.
Nesse contexto é possível analisar, por exemplo, os pontos fracos do atendimento (como demora, problemas na agenda, cancelamento por parte dos médicos, dentre muitos outros) para conseguir tomar medidas para garantir cada vez mais a satisfação dos seus pacientes.
Sistemas de gestão e o relacionamento com o cliente
Existem diversas maneiras de consolidar esses dados. Muitas delas exigem bastante esforço e energia dos colaboradores – como planilhas de excel e sistemas antigos. Outros, como um software online de gestão médica, consolidam automaticamente os dados e geram relatórios com poucos cliques.
Essa é, talvez, um dos principais benefícios de adotar esse sistema. Mais do que Prontuário Eletrônico de Pacientes (PEP) e Agenda na Nuvem, a capacidade de oferecer relatórios personalizados com mais de 30 filtros permite ao gestor tomar decisões embasadas, minimizar os riscos e melhorar os resultados.
A consequência de adotar essas medidas e preocupar-se com o marketing médico fica nítida no cotidiano, quando a agenda começar a ficar cheia, os pacientes começarem a retornar e os colaboradores perceberem uma melhor aceitação da clínica por parte do público.
Fidelização baseada em atendimento humanizado e empatia
Sempre que falamos em relacionamento com pacientes aqui no blog citamos o conceito de atendimento humanizado. Essa é a capacidade de demonstrar empatia com o público, fazendo com que sintam-se sempre especiais e, principalmente, bem atendidos quando vão à sua clínica.
O marketing médico está diretamente ligado a esse conceito, uma vez que ele atua diretamente na percepção de marca da sua clínica. Outras práticas, como o overdelivering também são uma excelente maneira de melhorar o atendimento e gerar mais resultados para sua empresa.
Salas de espera lotadas e a ineficiência
Se você pensa que salas de espera lotadas são um sinal de que as coisas estão indo muito bem, está no hora de repensar essa ideia. Isso porque uma clínica eficiente otimiza o relacionamento com os clientes, desde o agendamento até o atendimento propriamente dito a ponto de evitar atrasos.
Além disso, outros pontos como o próprio PEP agilizam muito a consulta, permitindo que pequenos atrasos por parte dos pacientes gerem menos prejuízos para a organização do cotidiano. Mais uma vez, a tecnologia como suporte para resolver problemas!
Lembre-se sempre que o principal aspecto do relacionamento com clientes é a sua capacidade de entregar o que foi prometido. Quando você consegue superar a expectativa e entregar ainda mais, certamente os pacientes vão enxergar o seu negócio com outros olhos, além de indicar e falar bem da sua marca. Bom para eles, excelente para você, não é mesmo?
Como está o relacionamento da sua clínica ou hospital com os pacientes? Você já investe em marketing para médicos? Se sim, de quais formas? Compartilhe suas experiências com nossos leitores e ajude a melhorar ainda mais esse conteúdo!