Você já sabia que a tecnologia pode ser usada para melhorar o relacionamento com a sua equipe? Muitas das vezes, quando o assunto é software de gestão, o foco fica no atendimento ou na otimização dos processos financeiros. Assim, os benefícios que essa solução traz para o relacionamento entre gestores e colaboradores é esquecido.
Gerenciar uma equipe não é tarefa fácil, sobretudo em uma rotina tão atribulada quanto a de uma instituição médica. Nesse cenário, é comum que surjam questionamentos quanto ao desempenho dos colaboradores, seu nível de satisfação com o ambiente de trabalho e, ainda, sua motivação para permanecer ou não no emprego.
Foi pensando em tudo isso que fizemos este post para te contar como um software especialmente desenvolvido para área médica pode te fornecer todas essas informações. Com isso, você vai ser capaz de garantir a fidelização de sua equipe e, também, criar condições para a realização de atendimentos cada vez melhores. Acompanhe!
Facilita o rateio médico, evitando riscos desnecessários
Ao se pensar no relacionamento entre gestores de instituições médicas e suas equipes, um dos pontos mais comuns de serem levantados é o rateio médico e os transtornos que qualquer erro no processo pode causar.
Afinal, uma situação que envolve dinheiro tende a ser delicada e, quando há falhas no cálculo ou na distribuição, é comum que haja desconforto, descontentamento e até desconfiança. Nesse contexto, relacionamentos podem ser colocados em risco, levando à insatisfação ou até à perda de colaboradores importantes.
Graças às suas funcionalidades financeiras e administrativas, um software de gestão elimina a necessidade de fazer contas e lançamentos manualmente ou com o apoio de ferramentas limitadas, como calculadoras e planilhas de Excel.
Assim, a tecnologia não só agiliza o processo como o transforma em algo mais assertivo, garantindo que o pagamento seja feito de forma correta. E, ainda, facilitando a conferência de outros dados e transações para o fechamento do caixa ao final de cada mês. Em outras palavras, menos dor de cabeça!
Permite gestão inteligente da agenda e do tempo dos colaboradores
“Tempo é dinheiro”. É bem provável que você já conheça essa frase e entenda, na prática, como a má gestão do tempo pode trazer consequências graves para uma instituição médica. Uma agenda mal planejada resulta em uma equipe mais estressada e em baixa rotatividade, levando a prejuízos ou pouca lucratividade.
Um software de gestão tem funcionalidades exclusivas para o agendamento. Por meio dele, em uma mesma plataforma, é possível reunir as agendas de todos os colaboradores e gerenciar melhor cada atendimento.
Assim, fica mais fácil planejar e otimizar o tempo gasto levando em consideração os diferentes tipos de procedimento ou consulta (primeira vez ou retorno de exames, por exemplo). E, como consequência, fica mais fácil assegurar que os colaboradores tenham um horário flexível e adequado às suas rotinas, favorecendo sua satisfação e produtividade.
Da mesma forma, evita que a agenda fique conturbada, reduzindo atrasos e os consequentes atendimentos rápidos, que geram anotações rasas e prejudicam a qualidade do atendimento. Uma situação que tende a gerar descontentamento para todos os envolvidos (equipe e pacientes).
É importante mencionar, também, que essa tecnologia evita que ocorram falhas de comunicação entre a equipe e com a equipe. A agenda é atualizada em tempo real, permitindo que todos os que tenham acesso coordenem suas ações, evitem transtornos e garantam melhores resultados.
Favorece o atendimento de qualidade e a satisfação com o próprio trabalho
Há muitos fatores importantes para que uma equipe seja capaz de realizar atendimentos de qualidade. Dentre eles, podemos destacar sua própria competência e motivação e, também, as condições oferecidas pela instituição médica.
Isso inclui, sim, os equipamentos e materiais cruciais e, também, a adoção e de processos que contribuam para que a equipe tenha condições de realizar seu trabalho sempre da melhor maneira possível.
Outra funcionalidade do software de gestão é a de atendimento. Por meio dela, é possível desenvolver prontuários eletrônicos personalizados de acordo com a especialização e tipo de atendimento. A prescrição eletrônica é outro recurso que acompanha essa tecnologia.
E, graças a tudo isso, é possível reduzir a dependência do papel na rotina de atendimento. Assim, os médicos e demais colaboradores gastam menos tempo preenchendo formulários à mão, refazendo guias em função dos comuns erros de código ou procurando informações quanto a procedimentos ou remédios nos famosos “livrinhos”.
A diminuição da burocracia permite que a equipe se concentre mais em funções que realmente impactem o atendimento de forma positiva. E isso é bom tanto para os pacientes quanto para os colaboradores, que se sentem melhor com o próprio desempenho.
Software de gestão: Contribui para melhorar o clima geral da clínica
Todas as funcionalidades software de gestão citadas até aqui, além de suas várias outras vantagens, contribuem para que o clima geral da clínica seja mais leve e agradável.
Diminuição do estresse, melhoria na comunicação, otimização da gestão do tempo, aumento do desempenho e da qualidade do trabalho. Esses são alguns dos fatores vistos neste post que impactam diretamente na satisfação dos colaboradores com o trabalho realizado, com a equipe e com o ambiente como um todo.
Quando bem utilizada, a tecnologia pode contribuir para a fidelização da equipe. E isso acontece porque, além de tudo o que já foi dito, o uso do software pode ajudar a encontrar novas falhas e, ainda, novas soluções para uma evolução constante da clínica e de seus processos. E, consequentemente, favorecendo o bom relacionamento.
Agora que você já sabe como melhorar o relacionamento com a sua equipe, que tal ler algumas dicas para aumentar a produtividade?