Está decidido a colocar sua clínica definitivamente na era digital? Boa decisão! Mas antes de aceitar a primeira proposta de software de gestão para clínicas, você precisa se fazer essas 9 perguntas:
1. Quais são os seus verdadeiros problemas de gestão?
Compreender onde estão os gargalos da sua clínica é essencial para escolher uma ferramenta adequada. É quando você identifica os processos, as atividades e as ações necessárias, bem como os resultados esperados, que você se depara com as chamadas funcionalidades da ferramenta.
Por exemplo: digamos que você tenha um sério problema de atraso nos atendimentos aos pacientes. Sabendo disso, fica mais fácil definir a o software de gestão para clínicas que vai corrigir essa falha.
2. Quais são os objetivos ao utilizar o produto?
Outra pergunta a ser feita é: qual seu objetivo ao implementar um software de gestão para clínicas? É para informatizar, apenas, ou para aumentar a produtividade, melhorar o atendimento, reforçar a segurança das informações?
Quando você sabe exatamente que respostas o software deve dar, também fica mais simples identificar um fornecedor e uma solução que estejam alinhados aos seus objetivos de negócio.
Além disso, você pode monitorar indicadores de desempenho e se certificar de que o investimento está realmente valendo a pena. Se a produtividade do seu time aumenta, por exemplo, só o fato de poder atender a mais pacientes já traz maior receita para a clínica e o software se paga.
3. Você pode criar níveis de usuários?
Sabemos o quão importante é manter os dados dos pacientes em sigilo, o que pressupõe um software de gestão para clínicas que possibilite a criação de níveis de acesso.
A recepção tem acesso somente a dados cadastrais enquanto os médicos têm acesso aos prontuários; a gestão de pessoas tem acesso aos dados dos colaboradores, enquanto o financeiro fica restrito à direção; e assim por diante.
Dessa maneira, é possível garantir a privacidade dos dados da clínica, dos pacientes e dos colaboradores, sem precisar fragmentar a gestão em vários controles dispersos.
4. Permite identificar como os recursos são gastos?
Um bom software de gestão para clínicas também traz consigo relatórios gerenciais que permitem controlar os gastos centavo por centavo. Até as bolas de algodão, utilizadas em procedimentos simples, devem ser contabilizadas para que você tenha maior eficiência financeira.
Nesse sentido, cabe a você perguntar aos fornecedores que procurar se o software em questão faz esse trabalho de forma automatizada e facilita a análise de dados, afinal, tomar decisões sem informações concretas é arriscar demais seu patrimônio.
5. O software de gestão oferece um bom atendimento/suporte?
A tecnologia sempre vem para nos auxiliar, contudo, não está livre de falhas. É o caso da indisponibilidade de sistemas que são baseados na nuvem ou erros internos que impedem sua clínica de prosseguir com o trabalho normal.
No momento em que isso ocorre, você precisa de um suporte adequado, seja por telefone, videoconferência, chat ou presencialmente. É de vital importância que o fornecedor da solução ofereça um atendimento diferenciado e com base no horário de atendimento da sua clínica.
Já pensou parou os atendimentos de emergência durante a madrugada porque não existe suporte ao sistema nesse horário?
6. A ferramenta proporciona uma gestão ágil?
A experiência do usuário é fundamental para que a nova ferramenta seja utilizada pela sua equipe. Se o software de gestão para clínicas é difícil de usar, exige a abertura de várias janelas e menus, a tendência é que as pessoas procurem por alternativas, como controles externos.
À medida que controles externos são criados, você perde a capacidade de análise e apuração de informações gerenciais. É por essa razão que você deve priorizar sistemas intuitivos, de fácil navegabilidade e manuseio.
Dashboards de controle, que trazem informações consolidadas e conclusivas, são bastante indicados para agilizar a gestão da sua clínica, pois em um quadro só você consegue ter uma visão global do seu desempenho.
7. Permite extrair relatórios de forma automatizada?
Como já mencionamos, relatórios gerenciais atualizados são de extrema importância para a tomada de decisão. É a partir da consolidação e análise de indicadores e informações que você pode tomar medidas para melhorar a performance do seu negócio.
No momento de escolher o melhor software de gestão para clínicas, certifique-se de que você terá esses relatórios de forma automatizada, sem a necessidade de preparar dados com antecedência.
É apertar alguns botões, selecionar os filtros que você deseja e pronto. As respostas estão todas ali.
8. Permite entender a produtividade dos colaboradores?
Um dos maiores motivos de digitalizar os processos de uma clínica é aumentar a produtividade da equipe, liberando-a de tarefas burocráticas e repetitivas. Nesse sentido, seu novo software de gestão para clínicas também deve permitir acompanhar esse indicador de sucesso.
Tempo médio de atendimento, ociosidade dos profissionais da equipe médica, afastamentos, entre outros quesitos, devem ser acompanhados facilmente para que você consiga implementar melhorias.
9. Você tem direito a uma demo gratuita ou período de teste?
Finalmente, antes de investir em um software de gestão para clínicas, experimente! É a melhor forma de adquirir uma solução que vai te ajudar a melhorar os resultados da sua clínica.
Se o fornecedor não disponibilizar uma versão demo gratuita, você corre o risco de optar por um sistema que não atende às suas necessidades.
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