Liderar pessoas não é tarefa fácil. Na verdade, é um dos maiores desafios de profissionais em empresas dos mais variados setores. Principalmente na área da saúde. Se essa é uma preocupação constante em sua gestão, não se preocupe. Você não está sozinho! Segundo a pesquisa Oportunidades e Tendências do Setor de Saúde no Brasil, divulgada no ano passado, 42% dos executivos do setor entrevistados afirmaram que a maior dificuldade em seus empreendimentos diz respeito ao gerenciamento de pessoas, pensando em aspectos como qualificação, capacitação, reconhecimento e retenção. Também, pudera. É essencial pensar na construção de um time qualificado a fim de oferecer excelência no atendimento.
O problema em muitas clínicas e hospitais é não dar a devida importância a esse aspecto. Porém, não restam dúvidas de que para melhorar os processos internos e aumentar a sustentabilidade do seu empreendimento, pensar no crescimento profissional da sua equipe é primordial. Garantindo o bom desempenho do time, você se certifica de que seus pacientes estão sendo bem atendidos e que seu negócio ganha uma melhor visibilidade no mercado. Isso sem mencionar nos seus ganhos financeiros!
Pensando nisso, separamos algumas dicas essenciais para te ajudar nessa tarefa. Revolucione sua gestão e mude seu mindset hoje mesmo. Lembre-se de que a premissa que colaborador feliz, trabalha melhor é verdade! E isso pode fazer uma grande diferença no seu negócio. Confira:
Invista em treinamentos pensando nos pacientes…
Sempre é importante se lembrar que atender ao público é um desafio constante. Principalmente na área da saúde, em que muitas pessoas se encontram emocionalmente fragilizadas. Assim, é preciso levantar em conta que excelência no atendimento é muito mais do que realizar a consulta ou procedimento no horário. É se certificar que o paciente recebe atenção e cuidado. Entretanto, esse tato não é inerente em muitas pessoas.
Por isso, você precisa se certificar que esse mindset humanizado permeia em todas as camadas da sua gestão. Uma boa ideia pode ser investir em treinamentos especializados a sua equipe. A melhor opção é estudar o comportamento de seus pacientes e perguntar aos seus colaboradores: “Como você gostaria de ser atendido quando visita uma clínica ou hospital?”, “Não seria ruim que um ente querido seu não recebesse o melhor atendimento ao visitar um empreendimento médico?”. Use e abuse de situações corriqueiras, a fim de tornar o aprendizado mais prático e fluído. Sem dúvidas, essas lições não serão esquecidas facilmente!
...e na utilização de sistemas de gestão
A tecnologia aplicada à saúde traz uma série de benefícios aos mais diferentes processos de clínicas e hospitais. Por isso, o número de empreendimentos com sistemas de gestão é crescente. Entretanto, algumas pessoas ainda se sentem desconfortáveis em mudar sua rotina. Afinal, no começo, toda mudança pode parecer assustadora, não é mesmo? Desse modo, é seu papel como gestor tranquilizar sua equipe e se certificar da total compreensão de cada um sobre a implementação de uma nova ferramenta digital.
Assim, na hora da contratação, não se esqueça de selecionar uma empresa que ofereça demonstrações e treinamentos especializados. Esse é um fator muito importante que normalmente passa despercebido por muitos empreendedores. Sempre pense na importância da sua equipe!
Não se esqueça: franqueza é fundamental
O problema de muitos líderes é não agir com total sinceridade e transparência. Como em qualquer outro, o relacionamento gestor-colaborador, precisa ser repleto de franqueza. E, assim, a importância do feedback é enorme. Isso é comprovado em uma pesquisa global do Top Employers Institute realizada em 2016 com 26 empresas que, juntas, contam com mais de 300 mil funcionários no Brasil. 100% delas treinam seus gerentes para dar a seus funcionários um feedback aberto e construtivo em uma base contínua, bem acima da França (79%), por exemplo.
O feedback possibilita que profissionais tenham a real compreensão de seus trabalhos e, a partir disso, melhorem suas performances. Por exemplo, se um dos seus colaboradores não vem sendo bem avaliado pelos colegas, é ideal orientá-lo e sugerir formas para contribuir na melhora desse relacionamento. Outro benefício é reter bons talentos, já que você pode certificar a um funcionário que seu desempenho vem sendo notado e que, em breve, ele receberá uma bonificação. E, durante o processo, ainda garante a excelência no atendimento em sua clínica ou hospital.
Prepare sua equipe para desafios do mercado
Falamos acima a importância da sinceridade no relacionamento com a sua equipe. E isso inclui outros aspectos, inclusive os negativos. Infelizmente, alguns administradores evitam falar dos problemas a fim de “proteger” seus funcionários. Não pense dessa forma! É importante preparar seus colaboradores para os mais diferentes desafios.
O mercado tende a ficar cada vez mais automatizado. O que pode ser visto como uma grande mudança para alguns. Ao investir em um sistema de gestão, você se certifica que seus colaboradores estão trabalhando não só para o crescimento de sua clínica, mas para o aperfeiçoamento profissional de cada um. Isso tende a reter talentos, pois é uma prática bastante incomum no mercado.
Excelência no atendimento: essencial
Ficou mais do que claro que a excelência no atendimento em clínicas e hospitais é fundamental. Você conhece outras práticas interessantes ou aplicou uma estratégia diferente em seu empreendimento? Deixe seu comentário e compartilhe com a gente sua experiência. Sem dúvidas, vai ajudar outros gestores na área da saúde!
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