Você sabe o que faz um médico?

Todos já passaram, pelo menos uma vez na vida, numa consulta médica seja qualquer o motivo. O médico é sempre aquele que procuramos quando algo na nossa saúde ou bem estar não vai tão bem e precisamos de auxílio. Mas, o que faz um médico além de cuidar da nossa saúde?

O que é e o que faz um médico?

O médico é o profissional da saúde autorizado pelo Estado para exercer a Medicina; se ocupa da saúde humana, prevenindo, diagnosticando, tratando e curando as doenças, o que requer conhecimento detalhado de disciplinas acadêmicas (como anatomia e fisiologia) por detrás das doenças e do tratamento – a ciência da medicina – e também competência na sua prática aplicada – a arte da medicina.
O médico estuda e detecta as anomalias que interferem com o ciclo normal de vida dos indivíduos, intervindo de forma a evitar a sua progressão, ou procedendo mesmo à cura da doença que através delas se manifesta. Cabe também o papel na prevenção das doenças e educação na saúde pública.

Um pouco sobre medicina no Brasil

Você imaginaria como era um médico do Brasil antigamente? Até o século XIX surgiam os curandeiros, alguns charlatães e outros chamados de feiticeiros.

O primeiro médico surgiu no Rio de Janeiro, e seu nome era Aleixo Manuel – também conhecido popularmente como o velho – em meados do século XVII. Os caboclos costumavam fazer uso da medicina dos pajés e os negros, com seus amuletos e ervas.

Os cirurgiões na verdade eram barbeiros – responsáveis pela prática de prescrição de drogas, sangrias e atendimento aos partos difíceis. Não havia faculdade de medicina e as pessoas que desejavam fazer o curso eram obrigados a ir estudar em Coimbra.

Após os portos do Brasil abrirem às nações amigas de Portugal, D. João VI assinou em fevereiro de 1808, o documento que mandou criar a Escola de Cirurgia da Bahia e deu início ao ensino da medicina no país.

Quais são os requisitos para se tornar médico?

Para se tornar um médico no Brasil, é preciso fazer a faculdade de medicina,  e precisa passar por, no mínimo, mais quatro anos de formação após a faculdade. Além de dois anos de residência em hospitais, para adquirir a experiência necessária na área, e outros dois anos estudando a especialização escolhida (caso o profissional opte por se especializar em alguma área).

Quais são as especialidades médicas que existem?

Acupuntura

Ramo da medicina tradicional chinesa e um método de tratamento chamado complementar de acordo com a nova terminologia da OMS.

Alergia e Imunologia

Diagnóstico e tratamento das doenças alérgicas e do sistema imunológico.

Anestesiologia

Área que envolve o tratamento da dor, a hipnose e o manejo intensivo do paciente sob intervenção cirúrgica ou procedimentos.

Angiologia

Área que estuda o tratamento das doenças do aparelho circulatório.

Cancerologia (oncologia)

Especialidade que trata dos tumores malignos ou câncer.

Cardiologia

Aborda as doenças relacionadas com o coração e sistema vascular.

Cirurgia Cardiovascular

Tratamento cirúrgico de doenças do coração.

Cirurgia da Mão

Cuida das doenças das mãos e dos punhos, incluindo os ossos, articulações, tendões, músculos, nervos, vasos e pele.

Cirurgia de cabeça e pescoço

Tratamento cirúrgico de doenças da cabeça e do pescoço.

Cirurgia do Aparelho Digestivo

Tratamento clínico e cirúrgico dos órgãos do aparelho digestório, como o esôfago, estômago, intestinos, fígado e vias biliares, e pâncreas.

Cirurgia Geral

Área que engloba todas as áreas cirúrgicas, sendo também subdividida.

Cirurgia Pediátrica

Cirurgia geral em crianças.

Cirurgia Plástica

Correção das deformidades, malformações ou lesões que comprometem funções dos órgãos através de cirurgia de caráter reparador ou cirurgias estéticas.

Cirurgia Torácica

Atua na cirurgia da caixa torácica e vias aéreas.

Cirurgia Vascular

Tratamento das veias e artérias, através de cirurgia, procedimentos endovasculares ou tratamentos clínicos.

Clínica Médica (Medicina interna)

Área que engloba todas as áreas não cirúrgicas, sendo subdividida em várias outras especialidades.

Coloproctologia

Especialidade médica que estuda e trata os problemas do intestino grosso (cólon), sigmóide e doenças do reto, canal anal e ânus.

Dermatologia

Estudo da pele anexos (pêlos, glândulas), tratamento e prevenção das as doenças.

Endocrinologia e Metabologia

Área responsável pelo cuidados aos hormônios, crescimento e glândulas como adrenal, tireóide, hipófise, pâncreas endócrino e outros.

Endoscopia

Ocupa-se do estudo dos mecanismo fisiopatológicos, diagnóstico e tratamento de enfermidades passíveis de abordagem por procedimentos endoscópicos e minimamente invasivos.

Gastroenterologia

Área de estudo, diagnóstico, tratamento e prevenção de doenças relacionadas ao aparelho digestivo, desde erros inatos do metabolismo, doença do trato gastrointestinal, doenças do fígado e cânceres.

Genética médica 

Área da responsável pelo estudo das doenças genéticas humanas e aconselhamento genético.

Geriatria

É a subespecialidade médica que cuida dos idosos e articula seu tratamento com outras especialidades.

Ginecologia e obstetrícia

Especialidade que aborda de forma integral a saúde da mulher. Trata desde as doenças infecciosas sexuais, gestação, alterações hormonais e reprodução.

Hematologia e Hemoterapia

Estudo dos elementos figurados do sangue (hemácias, leucócitos, plaquetas) e da produção desses elementos nos órgãos hematopoiéticos (medula óssea, baço, linfonódos), além de tratar das anemias, linfomas, leucemias e outros cânceres, hemofilia e doenças da coagulação

Homeopatia

Prática médica pseudocientífica baseada na Lei dos Semelhantes.

Infectologia

Prevenção, diagnóstico e tratamentos de infecções causadas por vírus, bactérias, fungos e parasitas (helmintologia, protozoologia, entomologia e artropodologia).

Mastologia

É uma subespecialidade que trata da mama, suas doenças, alterações benignas e estéticas.

Medicina de Família e Comunidade

Área da medicina que trata do indivíduo em seu ambiente familiar e comunitário, com foco na prevenção e tratamento das doenças mais comuns, sendo o articulador do encaminhamento aos especialistas quando necessária abordagem mais aprofundada das doenças.

Medicina de Emergência

Especialidade que atua no cuidado de pacientes com doenças ou lesões que requerem atenção médica imediata, atuando nas Emergências, pronto-atendimentos e serviços pré-hospitalares.

Medicina do Trabalho

Trata do processo de trabalho e da relação deste com as doenças. Atua desde a prevenção dos agravos, a minimização dos efeitos destes e do tratamento das doenças do trabalho quando já estabelecidas.

Medicina do Tráfego 

Manutenção da saúde no indivíduo que se desloca, qualquer que seja o meio, cuidando das interações deste deslocamento com o indivíduo.

Medicina Esportiva

Abordagem do atleta de uma forma global, desde a fisiologia do exercício à prevenção de lesões, passando pelo controle de treino e resolução de problemas de saúde que envolvam o praticante do exercício físico.

Medicina Física e Reabilitação

Diagnóstico e terapêutica de diferentes entidades tais como doenças traumáticas, do sistema nervoso central e periférico, orto-traumatológica, cardiorrespiratória.

Medicina Intensiva

Ramo que se ocupa dos cuidados dos doentes graves ou instáveis, que emprega maior número de recursos tecnológicos e humanos no tratamento de doenças ou complicações de doenças, congregando conhecimento da maioria das especialidades médicas e outras áreas de saúde.

Medicina Legal e Perícia Médica (ou medicina forense)

Especialidade que aplica os conhecimentos médicos aos interesses da Justiça, na elaboração de leis e na adequada caracterização dos fenômenos biológicos que possam interessar às autoridades no sentido da aplicação das leis. Assim a Medicina Legal caracteriza a lesão corporal, a morte (sua causa, o momento em que ocorreu, que agente a produziu), a embriaguez pelo álcool ou pelas demais drogas, a violência sexual de qualquer natureza, etc.

Medicina Nuclear

Estudo imagiológico ou terapia pelo uso de radiofármacos.

Medicina Preventiva e Social

Dedica especificamente à prevenção de doenças gerais (de várias áreas), porém não unicamente, já que cada área ou especialidade está também capacitada para tal.

Nefrologia

Área que estuda e trata clinicamente as doenças do rim, como insuficiência renal.

Neurocirurgia

Atua no tratamento de doenças do sistema nervoso central e periférico passíveis de abordagem cirúrgica.

Neurologia

Estuda e trata o sistema nervoso.

Nutrologia

Diagnóstico, prevenção e tratamento de doenças do comportamento alimentar.

Obstetrícia

Área da medicina atrelada à Ginecologia que cuida das mulheres em relação ao processo da gestação (pré, pós-parto, puerpério, gestação e outros).

Oftalmologia

Estuda e trata os distúrbios dos olhos.

Ortopedia e Traumatologia

Parte da medicina que estuda e trata as doenças do sistema osteomuscular, locomoção, crescimento, deformidades e as fraturas.

Otorrinolaringologia

Parte da medicina que estuda e trata as doenças da orelha, nariz, seios paranasais, faringe e laringe.

Patologia

É a especialidade que se ocupa da análise macroscópica, microscópica e molecular das doenças em autópsias, espécimes cirúrgicos, biópsias e preparados citológicos. Ela faz a ligação entre a ciência básica e a prática clínica.

Patologia Clínica/Medicina laboratorial

Especialidade médica investigativa e atua como parte do processo diagnóstico das doenças.

Pediatria

Estuda e trata crianças.

Pneumologia

Estuda e trata o sistema respiratório.

Psiquiatria

Área que previne e trata transtornos mentais e comportamentais.

Radiologia e Diagnóstico por Imagem

Realização e interpretação de exames de imagem como raio-X, ultrassonografia, Doppler colorido, Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética, entre outros.

Radioterapia

Tratamento empregado em doenças várias, com o uso de raio X ou outra forma de energia radiante.

Reumatologia

Especialidade médica que trata das doenças do tecido conjuntivo, articulações e doenças autoimunes. Diferente do senso comum o reumatologista não trata somente reumatismo.

Urologia

Estuda e trata cirurgicamente e clinicamente os problemas do sistema urinário e do sistema reprodutor masculino e feminino.

Compartilhe este conteúdo:

Conteúdos relacionados

Cuide da saúde dos seus colaboradores

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro das melhores práticas em saúde corporativa!