A acupuntura é uma técnica de origem chinesa – onde consiste na aplicação de finas agulhas em determinadas partes do corpo. Ela pode ajudar na imunidade, problemas emocionais e outras condições físicas.
O que é?
Essa técnica é milenar, tendo a ideia de que o corpo é comporto por energia – que se acumula em diversas regiões do corpo, que são denominados de meridianos. Caso o fluxo de energia estiver desalinhado, pode provocar dor, fraqueza, cansaço e inflamações.
Sendo assim, a acupuntura tem como objetivo ajustar o equilíbrio do corpo, fazendo com que a energia circule com harmonia – até mesmo fazendo desencadear alguns efeitos anti-inflamatórios e até analgésicos. Mas lembre-se, essa prática deve ser realizada apenas por profissionais da área e sob prescrição médica!
Geralmente, uma sessão de acupuntura pode durar de 15 a 30 minutos – sendo que a partir desse tempo não existem mais benefícios e o mais indicado é encerrar a sessão. Você pode fazer essa técnica de 1 a 3 vezes por semana.
Quais são seus benefícios?
A técnica pode ser utilizada para auxiliar no sistema imunológico, tornando-o mais resistente. Além disso, ele pode ser benéfico para o tratamento de algumas condições, podemos citar algumas como:
· Ansiedade;
· Quimioterapia;
· Gengivite;
· Faringite;
· Dores de cabeça;
· Enxaqueca;
· Sinusite;
· Rinite;
· Resfriado;
· Asma;
· Bronquite;
· Insônia;
· Depressão;
· Estresse;
· Artrites diversas;
· Prisão de ventre;
· Úlcera duodenal
Como é feita a acupuntura?
A acupuntura tradicional é executada com o uso de agulhas bem finas – que são descartáveis – e que possuem comprimentos e larguras variadas. Sua aplicação é feita em partes diferentes da pele, tendo como base as condições que o paciente está passando.
As sessões são feitas por um profissional da área e não é necessário o uso de anestesia – isso porque a técnica é minuciosa, e as agulhas tão finas que você não sente!
Geralmente, uma sessão de acupuntura pode durar de 15 a 30 minutos – sendo que a partir desse tempo não existem mais benefícios e o mais indicado é encerrar a sessão. Você pode fazer essa técnica de 1 a 3 vezes por semana.
Quais os pontos de acupuntura?
Os pontos que são utilizados na técnica – que também podemos chamar de acupontos – são regiões pequenas na pele que estão conectados aos meridianos do corpo, que são os canais de energia que o corpo possui.
A acupuntura, assim grande parte da medicina tradicional e a cultura chinesa, lida com a energia – que é denominada de Qi – através de práticas como o Tai Chi Chuan e o Qi Gong.
De acordo com essa técnica chinesa, existem mais de 300 acupontos que passam pelos 12 meridianos de energia.
Através da estimulação dos meridianos nos lugares corretos, é possível realizar alterações no Qi – onde podemos equilibrar o corpo, órgãos e/ou mente. Assim a técnica é capaz de causar benefícios à saúde do paciente.
Saiba quais os seus tipos
Há muitas técnicas diferentes de acupuntura, que conseguem tratar diversas condições e amenizar outros problemas de saúde. Entretanto, separamos algumas que são bem populares:
Estética
Como o nome já diz, é a técnica voltada para fins estéticos – podendo melhorar e estimular a produção de colágeno, ajudar na elasticidade da pele, combater as rugas, a gordura localizada e ainda auxiliar na recuperação dos músculos!
Sua aplicação é feita na região da cabeça, pescoço e rosto. Geralmente, seu procedimento é tão eficaz que pode ser mais natural do que o botox – que demora bastante para ter algum efeito.
Eletroacupuntura
Aqui os fins são mais para o bem-estar e a saúde do paciente – pois essa técnica pode aliviar dores crônicas, principalmente as causadas na coluna e fibromialgia. Além disso, ela também pode ser eficaz na qualidade do sono.
Esse tipo é um pouquinho atual, sendo feito por agulhas acopladas em eletrodos que emitem pequenos impulsos pelo corpo. Além de melhorar a dor, ela produz relaxamento – reduzindo a ansiedade e o estresse.
Auricular
Essa técnica pode ser realizada com ou sem agulhas – auxiliando tanto em doenças físicas como emocionais. Aqui, podemos utilizar as agulhas ou sementes de mostarda em pontos de equilíbrio na região das orelhas.
Essa é uma das técnicas que teve sua comprovação cientifica, sendo bastante recomendada para quem tem muitas dores na região das costas!
Para emagrecer
Dentro de toda a história da medicina chinesa, há a crença de que a obesidade pode provocar um forte desequilíbrio no corpo – sendo o fator principal para problemas na tireoide, alterações hormonais, no fígado, rins e o baço.
Essa técnica consegue estimular o fluxo de energia pelo corpo, alterando os níveis de hormônios que despertam a fome e auxiliando na perda do peso. Mas não adianta apenas a acupuntura, é preciso ficar atento a uma dieta saudável.
Existe algum risco?
Apesar do que muitos pensam, essa técnica não dói nem um pouco – além de ser muito segura e não gerar nenhum risco a saúde. Além disso, ela não possui nenhum efeito colateral, e é indicada para todas as idades, até mesmo para crianças e bebês que necessitam desse tipo de tratamento.
Mas fique atento, o profissional da acupuntura deve ser qualificado e seguir todas as normas corretas da ANVISA. Além disso, as agulhas utilizadas devem ser descartáveis – evitando assim as chances de contrair doenças.
Caso o paciente esteja fazendo uso de medicamentos que alteram o sangue, deve consultar seu médico sobre a realização dessa técnica.
As pessoas que apresentarem sangramento, hematomas, dor intensa e inchaço no local de aplicação, deve consultar um médico imediatamente e avaliar esses sinais com cuidado!