O amendoim é muito popular como petisco, em festas ou até como um snack durante o dia. Além de ser fácil de comer e super acessível, a lista de benefícios do amendoim é enorme para quem o consome e aprecia essa oleaginosa.
O que é?
O amendoim é uma leguminosa de origem vegetal. É uma planta originária da América do Sul e é hoje um dos principais cultivos da África, onde faz parte de vários pratos da culinária.
Como outras leguminosas, o amendoim forma sementes no interior das vagens. A vagem do amendoim cresce embaixo da terra úmida, onde suas sementes se desenvolvem. As sementes podem ser cozidas ou comidas cruas.
Propriedades do amendoim
O amendoim é um alimento extremamente rico em gorduras e proteínas e com baixa carga de carboidratos, assim como a maioria das castanhas. Por ter grande proporção de gorduras o amendoim pode ser considerado um alimento com perfil calórico alto.
Uma quantidade de 100g tem aproximadamente 544 quilocalorias, além de 20g de carboidrato, 27g de proteínas , 44g de gordura (monoinsaturadas em sua maioria), além de outros nutrientes como zinco, ácido fólico, magnésio, vitaminas B e E. Ele não contém colesterol. Contém também fibras solúveis e insolúveis.
Como consumir?
Pode ser consumido de diversas formas. Mais popularmente utilizado o torrado para ser ingerido como aperitivo, o amendoim ainda pode ser consumido em pasta, doces (como paçoca e pé de moleque), salgado e até mesmo para compor pratos como o frango xadrez.
Mesmo com essa diversidade de possibilidades para o consumo, o mais adequado para implementar no dia a dia é o amendoim cru. Quaisquer alimentos naturais expostos ao calor, ao tempo, à umidade e quaisquer outras mudanças ambientais, tendem a sofrer alterações em suas propriedades e características.
Quando torrado, por exemplo, sofre uma diminuição na concentração de proteínas, de fibras alimentares e carboidratos, enquanto a sua taxa calórica pode ser elevada em até 11%.
Portanto, o melhor tipo para consumo cotidiano é o cru. Mesmo cru, o consumo precisa ser moderado, não podendo ultrapassar porções equivalentes a uma palma da mão, cinco vezes por semana.
Todavia, o consumo por homens deve ser orientado por um nutricionista, já que a oleaginosa é tóxica pode aumentar o risco de câncer no sexo masculino.
Quais os benefícios do amendoim?
Os benefícios do amendoim são diversos, como:
Prevenção de câncer
Por ser fonte de substâncias como resveratrol, ácido fólico, ácido fítico e vitamina E, o amendoim é um forte aliado para a prevenção de alguns tipos de câncer.
Estudos mostram, por exemplo, uma eficiente função de prevenção do câncer de cólon, no caso de pessoas que fazem o consumo regular de, pelo menos, 2 vezes por semana. Diminuindo a incidência em mais de 55% no casos de mulheres e 25% nos homens.
Perda de peso
Como é um alimento que contém os 3 macronutrientes (gorduras, proteínas e carboidratos), além de ser excelente fonte de fibras, ele proporciona sensação de saciedade, especialmente para pessoas em dietas restritivas, aliviando a sensação de privação alimentar – que leva muitas pessoas a comerem mais. O amendoim é uma excelente opção para ser consumido em pequenas porções por dia.
Construção muscular
Contendo uma razoável quantidade de proteínas, é um alimento vegetal que tem ricas cadeias de aminoácidos em sua formação, ajudando na construção muscular. Além disso, é uma grande fonte de energia, sendo ideal para a realização de exercícios físicos.
Proteção do sistema nervoso
Fonte de vitamina B3, uma porção de amendoim diária pode suprir cerca de 15% da ingestão diária necessária para proteção contra doenças como o Alzheimer e da senilidade, apresentada mais comumente com o avanço da idade.
Desta forma, pode ser importante fonte de vitamina para o cuidado do cérebro e do sistema nervoso.
Função antioxidante
Alimentos com função antioxidante são importantes para a prevenção do envelhecimento precoce, doenças cardíacas e até o câncer.
Sabendo disso, o amendoim, rico em vitamina E, conta com função antioxidante que, por combater os radicais livres, é ideal para a prevenção de degeneração, ou seja, previne e retarda o envelhecimento.
Você sabia? se o amendoim for torrado de forma adequada, pode aumentar a concentração de polifenóis (uma substância antioxidante) em até 22%!
Alguns cuidados
Apesar de todos os benefícios do amendoim, o alimento também tem alguns pontos que merecem atenção:
- O amendoim pode conter aflatoxinas, que são substâncias tóxicas produzidas por um fungo que coloniza a plantação de amendoim, já que essa se desenvolve bem próximo ao solo. Essas toxinas podem causar efeitos agudos e em longo prazo são capazes de levar ao desenvolvimento de câncer de fígado, atrofia do crescimento e retardo mental. Os níveis de aflatoxinas são controlados nos amendoins comercializados pelas autoridades sanitárias.
- O amendoim pode causar alergia. Algumas pessoas tem sensibilidade ao amendoim e aos seus derivados e devem estar atentas para evitar qualquer alimento que o contenha. Essa alergia está associada à presença das aflatoxinas. Apenas o óleo de amendoim pode ser consumido pelas pessoas alérgicas, pois o processo de produção elimina as aflatoxinas do óleo.
- Quando comercializado torrado e salgado o amendoim pode conter muito sódio. É importante sempre estar atento aos rótulos e evitar as versões com muito sal.
- O amendoim é rico em ômega-6. Pesquisas demonstram que uma quantidade de ômega-6 excessiva desse ácido graxo em relação ao ômega-3 pode levar ao desenvolvimento de doenças. Por isso, apesar de as gorduras presentes no amendoim serem saudáveis, é preciso manter um equilíbrio entre a sua ingestão e a ingestão de alimentos com ômega-3.