Convênio: tire suas dúvidas sobre os planos de saúde!

A saúde é denominada como o estado completo de bem-estar, e que permite que qualquer ser vivo tenha uma boa qualidade de vida. Sabendo que os planos governamentais desta área são (em certa) medida defasados, e que também não são capazes de atender a toda população, muitas pessoas acabam optando por um convênio que oferece assistência médica e hospitalar privada através das operadoras de plano de saúde.
Se você for uma pessoa que pensa de modo preventivo com seu bem-estar, e que foca na sua qualidade de vida, um convênio de saúde particular pode garantir a assistência à sua saúde necessária para que se atinja o máximo de sua disposição física, mental e social. Além de você poder recorrer ao médico quando ficar doente, também existem outros benefícios (dependendo do seu tipo de plano) que um convênio pode oferecer, como: 

  • Atendimento de qualidade;
  • Atendimento de urgência ou emergência
  • Facilidade de acesso a consultórios e hospitais credenciados;
  • Facilidade de marcar consultas online ou por meio de call centers;
  • Possibilidade de portabilidade, caso você mude para outra região;
  • Preços mais em conta;
  • Acesso a diversas especialidades médicas. 

Você sabia? De acordo com o levantamento de dados da Agência Nacional de Saúde (ANS), atualizado em setembro de 2019, existem 47.105.097 pessoas beneficiárias de planos privados de saúde, por cobertura assistencial em todo Brasil.

Como saber se o convênio que você deseja contratar é seguro

Para saber se o convênio que você deseja contratar é seguro, solicite à empresa que vende o plano de saúde o número de registro da operadora e do plano no banco de dados da ANS. 
Vá ao site da ANS, e acesse a seção de informações e avaliações de operadoras, lá você poderá: 

  1. Conferir se os dados da empresa realmente existem, de modo a evitar golpes;
  2. Conhecer o desempenho da operadora de planos de saúde no programa de qualificação da ANS, evitando empresas que oferecem atendimentos ruins e inadequados para, com o beneficiário; 
  3. A posição que a operadora ocupa no ranking das empresas de planos de saúde que mais recebem reclamações dos seus consumidores, a fim de evitar futuros transtornos. 

Fatores que influenciam o valor do convênio

Um dos fatores principais, e que principalmente influencia no valor de um convênio é em questão sobre a quantidade de serviços que o plano de saúde dá direito ao beneficiário. Por exemplo, um plano de saúde que apenas inclua consultas e exames normalmente (e tendencialmente) é mais barato que outro que também ofereça junto tratamentos odontológicos e o direito a internação hospitalar emergencial. 
Outra condição importante a se destacar, é que, o plano que só concede direito ao atendimento na cidade em que você mora tende a ser mais barato do que outro que permita que você seja atendido em qualquer lugar do país. 
A idade do beneficiário, também é destacada como um fator muito significativo e que influencia diretamente no preço de um plano de saúde. Quanto mais idoso o beneficiário for, maiores são as chances de que ele precise usar os serviços de saúde com mais frequência, e por isso, as operadoras tendem aumentar com o valor do convênio.

Como funciona o reajuste das mensalidades do convênio

Os planos de saúde individuais ou familiares só podem ser reajustados de duas maneiras: 

  1. De acordo com o reajuste anual, definido pela ANS, na data de aniversário do convênio
  2. De acordo com o reajuste por mudança de faixa etária. 

Em relação ao segundo item, solicite a empresa que vende o plano de saúde os valores das mensalidades de todas as faixas etárias, desse modo  você conseguirá ter alguma ideia desses valores. O primeiro reajuste por mudança de faixa etária acontece aos 19 anos de idade. Após isso, ele ocorre de 5 em 5 anos, sendo o último reajuste, aos 59 anos de idade.

Tenho uma doença preexistente, as empresas podem se recusar a vender algum de seus planos por conta disso? 

Não! 
Em nenhuma situação uma empresa pode  se recusar a oferecer um de seus serviços ao cliente. Mas se você declarar que tem alguma doença preexistente quando for contratar um plano de saúde, a operadora pode lhe oferecer duas alternativas: 

  1. Cancelar o atendimento de determinados procedimentos relacionados à doença que você declarou, por um período de até dois anos;  
  2. Fazer um acréscimo no valor da mensalidade para que você tenha direito ao acesso de todos os atendimentos, inclusive aqueles relacionados a sua doença preexistente.

Quais documentos a operadora de saúde é obrigada a lhe fornecer quando você contratar um plano

A empresa é obrigada por lei a lhe fornecer os seguintes documentos:

  • A cópia do contrato assinado contendo todas as condições de utilização do seu plano, como: o preço da mensalidade, as formas de reajuste e a cobertura que você tem direito;
  • Uma relação contendo todos os profissionais de saúde, hospitais, clínicas e laboratórios credenciados ou referenciados;
  • O manual para orientação de contratação de planos de saúde; 
  • o guia de leitura contratual.

ATENÇÃO: Para os planos de saúde coletivos, a entrega da cópia do contrato não é obrigatória pela operadora a cada beneficiário, no entanto, a cópia pode ser solicitada à empresa que contratou o plano.

Depois de adquirir um plano de saúde, a operadora responsável pode cancelar o contrato?

A operadora só pode cancelar o contrato em casos de fraude. Por exemplo, se você deixar de declarar uma doença ou “emprestar” a carteirinha do convênio para outra pessoa, ou também não pagar a mensalidade por dois meses (consecutivos ou não), a empresa poderá cancelar o seu contrato. 
Para os casos de cancelamento de contrato por não pagamento da mensalidade, a empresa é obrigada a avisá-lo 10 dias antes de realizar o anulamento do contrato.

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