Credibilidade profissional: entenda a importância de manter prestígio diante dos seus pacientes

Credibilidade profissional é um assunto delicadíssimo, principalmente em se tratando de medicina. Mas como alcançá-la? Quais ações você deve tomar para ter prestígio com seus pacientes?
Neste post, você vai ler algumas dicas de como passar segurança e credibilidade com a sua clínica médica, além de ser referência aos seus pacientes.
Não se esqueça de deixar o seu comentário ao final do conteúdo compartilhando sua experiência com o assunto e como anda o seu prestígio com os pacientes!

Atendimento de qualidade

Sem dúvidas, para passar credibilidade profissional em sua clínica, é necessário atingir positivamente o paciente desde a sua recepção.
Um atendimento qualificado de toda a sua equipe profissional garante que, além de realizar uma consulta de excelência, o paciente vai voltar para casa com aquele sentimento extra de que houve algo a mais em seu atendimento.
Para isso acontecer, não depende só de você médico. Toda a sua equipe clínica deve estar qualificada e preparada para um atendimento impecável. O agendamento tem que ser eficaz, o tempo de espera do paciente na recepção não deve exceder o mínimo esperado e o cliente deve ser ouvido a todo momento.
Além disso, o que mais pode garantir um atendimento otimizado aos seus pacientes?
Muitas vezes, um bom software de gestão pode assegurar a qualidade de suas consultas. Imagine a facilidade em atender às pessoas possuindo um Prontuário Eletrônico do Paciente em seu sistema, com todos os seus dados e informações registrados no computador da clínica.

Satisfação de clientes

Conquistar a satisfação dos clientes parece uma tarefa muito díficil,não? A verdade é que, conquistando uma credibilidade profissional, a satisfação dos clientes vira uma consequência.
Tudo é um processo natural. Por que, por exemplo, você compra a maioria de suas camisas – ou qualquer outro tipo de produto – na mesma loja?
Porque você confia naquele estabelecimento (mesmo que seja um e-commerce), porque não foi mal atendido em nenhuma vez que o frequentou, porque acredita que o custo benefício compensa, e porque tem consciência de que aquele serviço acrescenta positivamente ao seu hábito de consumo.
Não é diferente para uma clínica médica. Não é necessário ter a melhor equipe de médicos do Brasil trabalhando com você, ou ser o maior diferencial no mercado da saúde; basta provar aos pacientes que o custo benefício do seu serviço vale a pena, e que todos os clientes serão bem recebidos todas as vezes que frequentarem o seu estabelecimento.
Mas como medir a satisfação dos meus clientes?
Simples! Utilize o método de pesquisa NPS. O Net Promoter Score permite às empresas identificar os clientes detratores, neutros e promotores, além de entender quais são as qualidades e defeitos do serviço prestado.

Agendamento eficiente

Quando você oferece um agendamento eficiente aos pacientes, as faltas nas consultas são quase que nulas (e esse detalhe faz toda a diferença no seu empreendimento). Uma clínica médica sem absenteísmos é uma clínica com credibilidade profissional e muito prestígio.
As ausências em consultas são recorrentes, uma vez que muitos consultórios fazem os agendamentos de forma manual, pelo telefone, e o paciente acaba se esquecendo do atendimento marcado.
Possuir um agendamento online de excelência, além de um diferencial no mercado, é mostrar aos pacientes que a sua clínica tem credibilidade e compromisso com o seu atendimento.
Mas como agendar online?
Um bom software de gestão para clínicas não só possui uma ferramenta específica para agendamentos como conta com lembretes SMS disparados um dia antes da consulta, possibilitando a confirmação ou cancelamento por parte do paciente.

Preços justos

Nem tudo que custa caro é bom. Isto quer dizer que, nem sempre quando os clientes pagam um preço exorbitante para determinado produto ou serviço, acabam usufruindo devidamente dele.
Levando o fato ao cotidiano, pense por exemplo, em um rodízio… quando vamos a um restaurante do gênero, sempre nos questionamos: Será que eu comi o equivalente ao que eu paguei?
Caso contrário, ficamos tristes e arrependidos por não termos usufruído o bastante pelo que pagamos.
Todas as consultas cobradas devem ser pautadas neste sentimento (além do custo dos materiais, do tempo, etc…). Infelizmente, o preço da saúde – de qualidade – no Brasil, já é visto como exorbitante comparado à precificação de outros serviços. Isso já traz uma imagem negativa à qualquer pessoa que for buscar um atendimento clínico.
Mas também não barateie o serviço como um todo! Mesmo que isso seja uma estratégia de marketing, por se tratar do setor da saúde, pode causar uma perda de credibilidade entre os seus pacientes.
Verifique sempre, se na sua clínica, os preços por atendimento estão sendo aplicados da forma correta. Assim sendo, a credibilidade profissional fará com que o lucro venha naturalmente.

Gestão com excelência

Como falamos anteriormente em alguns tópicos, fazer uma boa gestão administrativa, clínica e financeira não é uma tarefa impossível; mas, realizar essa gestão com excelência, pode necessitar do auxílio de um bom software do gênero.
Já que falamos na credibilidade profissional, nem todo e qualquer sistema atende à todas as necessidades clínicas. Um software local, por exemplo, pode ocasionar a perda de dados e informações importantes dos pacientes, levando a credibilidade profissional ao fundo do poço.
Programas na nuvem, com agenda otimizada e módulos por especialidade costumam custar mais caro no mercado de sistemas para gestão, entretanto, qual o preço da credibilidade profissional e do prestígio diante seus pacientes?
Acredito que isso não tenha preço, certo? Portanto, trate essas mudanças e avanços como um investimento – ao invés de um gasto. Muitas vezes temos que dar um passo para trás para avançar dois à frente, não diferente quando falamos sobre credibilidade profissional nas clínicas médicas. Um investimento custoso, hoje, pode trazer muito retorno em um amanhã próximo.

Compartilhe este conteúdo:

Conteúdos relacionados

Cuide da saúde dos seus colaboradores

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro das melhores práticas em saúde corporativa!