O verão começa oficialmente no Brasil em 21 de dezembro. A data antecede as festividades de fim de ano e muita gente aproveita o período para viajar. A estação mais quente do ano também coincide com a temporada de férias. Período em que as famílias buscam fazer mais atividades ao ar livre, como se divertir em praias, piscinas, cachoeiras e parques.
Devido à maior exposição aos raios do sol nessa época, a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) promove anualmente a campanha Dezembro Laranja.
O objetivo é conscientizar a população sobre a importância de proteger a pele para evitar o desenvolvimento de câncer.
É preciso dar uma atenção especial à sua pele!🧡
Adotar estratégias para proteger a pele dos raios solares no verão é essencial para evitar problemas como queimaduras e insolação. Os cuidados também previnem o envelhecimento precoce e o desenvolvimento de tumores na pele.
De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (INCA), de todos os diagnósticos da doença no Brasil, 33% deles ocorrem na pele. A cada ano, são registrados cerca de 185 mil novos casos desse tipo de câncer.
Alguns cuidados são indispensáveis⚠️
Os raios solares emitem radiação ultravioleta que não pode ser vista ou sentida. Por isso, a Organização Mundial de Saúde (OMS) incentiva os países a adotarem medidas de conscientização sobre hábitos de proteção da pele desde a infância.
“Câncer de pele e outros efeitos à saúde relacionados à radiação UV são em grande parte, evitáveis, se as práticas de proteção solar forem seguidas cedo e de forma consistente” alerta a entidade internacional.
No Brasil, contudo, estima-se que 63% da população se expõem ao sol sem nenhuma proteção.
O filtro solar deve ser usado diariamente nas partes que ficam expostas, como o rosto. No verão, o protetor deve ser aplicado em todo o corpo. O que é recomendado hoje pela Sociedade Brasileira de Dermatologia é um fator de proteção acima de 30. O filtro tem que ser reaplicado a cada duas horas ou a cada vez que se sua muito ou se molha na água.
Outra forma de se proteger é evitar a exposição direta ao sol das 10h da manhã às 16h da tarde. Nesse período, a dica é permanecer na sombra de árvores, barracas ou guarda-sol.
Quando estamos na praia, não temos apenas a luz vinda de cima. Temos a reflexão dos raios do sol na água e na areia. Mesmo em piscina ou dentro do mar, o sol está sempre refletindo e batendo na nossa pele. Por isso que a proteção solar tem que ser permanente.
Não se engane: existem vários tipos de câncer de pele🫠
O câncer de pele não melanoma é o tipo mais frequente no Brasil e tem alto percentual de cura quando diagnosticado precocemente. Segundo o INCA, é mais comum em pessoas acima dos 40 anos. Contudo, com a constante exposição de jovens aos raios solares, a média de idade vem diminuindo.
O tipo melanoma é o mais grave, porque tem grande possibilidade de se disseminar para outros órgãos (metástase). Corresponde a 3% do total de casos de câncer registrados e pode aparecer em qualquer parte do corpo, na pele ou mucosas. Nas pessoas de pele negra, ele é mais comum nas áreas claras, como palmas das mãos e plantas dos pés.
O diagnóstico precoce é fundamental😉
Fique de olho nos sintomas:
- Manchas pruriginosas (que coçam), descamativas ou que sangram.
- Sinais ou pintas que mudam de tamanho, forma ou cor.
- Feridas que não cicatrizam em 4 semanas.
Vale lembrar que é preciso estar atento às áreas do corpo que são mais expostas ao sol, como rosto, pescoço e orelhas.
Relembrar nunca é demais:
Veja algumas estratégias simples para se proteger dos raios ultravioleta que podem ser adotadas na vida cotidiana:
✅ Evitar exposição prolongada ao sol entre 10h e 16h;
✅Procurar lugares com sombra;
✅Usar proteção adequada, como roupas, bonés ou chapéus, óculos escuros com proteção UV, sombrinhas e barracas;
✅ Aplicar o protetor solar com fator de proteção 30, no mínimo..
De janeiro a dezembro, você pode contar com o Hospital Digital 😎
Por aqui, trabalhamos para cuidar da sua saúde por completo. Por isso, oferecemos assistência 7 dias por semana via WhatsApp, além de teleconsultas com especialistas, incluindo dermatologista e médico da família!
Se precisar, conte com a Vitta💙