Muitas pessoas ao ouvirem os termos pequena empresa ou empresa startup se confundem e podem até usar esses termos de forma incorreta, porém cada um desses termos possuem um significado diferente.
Embora sejam modalidades empresariais muito populares e terem algumas semelhanças, seus aspectos similares podem gerar algumas dúvidas na hora da sua categorização. No entanto, existem algumas diferenças principais na definição de cada uma.
O que é uma empresa startup?
O termo startup significa o ato de começar algo, normalmente relacionado com companhias e empresas que estão no início de suas atividades e que buscam explorar atividades inovadoras no mercado.
Uma empresa startup é uma empresa que tem um grupo de pessoas trabalhando em condições de extrema incerteza e com soluções a serem desenvolvidas com um modelo de negócio repetível, apto a entregar o mesmo produto ou serviço em grande escala, e escalável, capaz de aumentar receita, mas com custos crescendo em um ritmo lento.
Um modelo de negócio repetível e escalável é uma das chaves de sucesso de startups. Uma vez que este tende a atingir um grande número de clientes e gerar lucro de forma mais rápida, sem um aumento significativo dos custos e sem a necessidade de customizações para cada cliente específico.
Conceitos que definem uma startup
Alguns conceitos que definem o que é empresa startup:
Modelo de negócio
Refere-se a como o negócio funciona para gerar valor ao cliente (solucionar seus problemas) e para a empresa (rentabilidade do negócio). O foco não é apenas no produto, mas no seu valor. O maior desafio para empresas deste tipo é desenvolver um modelo de negócio inovador.
Inovação
Refere-se ao desenvolvimento de um produto, serviço ou modelo de negócio completamente novo ou ainda pouco explorado.
Apresenta diferenciais valorizados pelo mercado e percebidos como algo novo e superior em relação aos concorrentes e, sobretudo, às soluções previamente apresentadas para os problemas dos consumidores.
Por ter esse caráter inovador, muitas vezes utiliza-se recursos digitais, porém não é uma regra.
Repetível
Ser repetível significa que o modelo de negócio é capaz de entregar o mesmo produto ou serviço em escala potencialmente ilimitada sem muitas customizações e adaptações. Ou seja, é possível replicar e reproduzir a experiência do produto ou serviço de forma simples.
Escalável
Significa crescer cada vez mais sem que isso influencie no modelo de negócios. Podendo atingir rapidamente um grande número de consumidores a custos baixos, tornando a margem mais alta.
Incertezas
Na grande maioria da vezes, o cenário de uma empresa startup é de incerteza, que significa que não há garantias de que a ideia do modelo de negócio irá dar certo e será bem-sucedida por ser uma ideia nova onde não há onde há dados antigos para se basear.
Esse cenário é considerado incerto até que o modelo de negócio comece a mostrar que vai vingar e sua receita comece a crescer. Caso o modelo inicial não se mostre assim, é necessário repensar e até mesmo reinventar todo o modelo. O que pode significar a necessidade de um novo montante de investimento, sendo que é muito comum as startups pivotarem seus conceitos, produtos, serviços e públicos-alvo, por exemplo, até encontrarem o modelo ideal.
O que é uma pequena empresa?
A empresa de pequeno porte (ou Pequena empresa) é aquela que possui um faturamento anual superior a R$ 360.000,00 e igual ou inferior é R$ 3.600.000,00 e empregam de 10 a 49 pessoas, no caso de comércio e serviços, e 20 a 99 pessoas, no caso de indústria e empresas de construção.
Qual a diferença entre pequena empresa e empresa startup?
Em primeiro lugar, a maior diferença entre estes dois tipos de empresa está em seus objetivos principais. As pequenas empresas são guiadas pelas imagens de rentabilidade e valor estável a longo prazo, enquanto que as startups estão focadas nas receitas para seu financiamento e no potencial de crescimento, além de estarem sempre se remodelando conforme a necessidade. Confira outras diferenças:
Startups estão sempre se renovando
Um negócio pode ser considerado uma startup quando visa oferecer produtos e serviços que tenham uma utilidade diferenciada para os clientes. As startups estão sempre inovando na forma como lidam com as demandas dos consumidores e com a resolução de problemas.
Startups se multiplicam internamente
As startups contam com a possibilidade de sempre expandir o número de clientes, fornecedores e faturamento, preferencialmente de maneira bem acelerada, e sem que os custos precisem aumentar na mesma proporção.
O que mais motiva essas características é o fato de que as startups conseguem elaborar formas de aumentar a tecnologia do negócio. Esses processos são bem pensados, testados, implementados e, se tiverem sucesso, podem ser expandidos com facilidade, sem detrimento de qualidade.
Startups têm a capacidade de obter mais investimentos
As empresas startups precisam investir fortemente de tempos em tempos, seja para escalar, crescer ou conquistar novos mercados, a médio e longo prazo.Para captar mais investimentos, a startup precisa estar oficializada, ou seja, deve contar com uma equipe de pessoas capacitadas a integrarem o time e também possuir um CNPJ.
Podem operar em grandes mercados
As startups costumam atuar em grandes mercados, já que a meta é crescer e alcançar os concorrentes que possuem mais clientes.Se tudo der certo, a startup se tornará uma empresa grande em pouco tempo. O leque de possibilidades fornecido pelo mercado permite o crescimento exponencial.
E quais as diferenças entre micro e pequena empresa?
Segundo o BNDES, as diferenças para categorizar as micro e pequenas empresas para o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) se baseiam na concessão de crédito, que são definidos através das normas do Mercosul.
Assim, para uma empresa ser considerada como micro, ela tem que contar com uma receita bruta de até R$ 1.200.000 por ano. Já a pequena empresa é aquela que tem uma receita brutal anual acima de R$ 1.200.000 e menor do que R$ 10.500.000.
Quando uma startup deixa de ser startup?
Uma empresa startup é desenhada para criar e desenvolver uma solução para determinado problema real. Logo, uma vez tendo sido criada essa solução, a solução teoricamente deixa de fazer parte de uma startup para se tornar uma operação normal, ou seja, um processo contínuo.
A questão principal é que até se chegar a essa solução ideal (validada pelo mercado), leva-se um certo tempo – que pode variar de uma startup para outra. Mas não é só isso. Além de encontrar uma resposta para uma necessidade do mercado, é preciso também encontrar uma forma de cobrir os custos desse produto ou serviço final.
Startup e o empreendedorismo
Incerteza é um fator que reina em empresas deste tipo, portanto, não é qualquer pessoa que está disposta a entrar nessa, é preciso ter algumas características para empreender:
- Autonomia: esse é um dos principais motivos pelos quais as pessoas abandonam seus empregos e se tornam empreendedores. Trata-se da capacidade de assumir a responsabilidade pelas suas decisões e a independência na definição de seu sucesso.
- Dedicação: não existe empreendedorismo sem comprometimento e determinação. Sabe aquela história de apenas 10% de inspiração de 90% de transpiração?
- Disposição para se arriscar: não existe nenhum cenário em que o empreendedor não assuma algum tipo de risco. Muitas pessoas bem-sucedidas creditam o seu aprendizado e a sua evolução à capacidade de assumir riscos, de aprender com os erros e de perseverar a cada ocasião.