Uma clínica médica é um estabelecimento indispensável em qualquer lugar. Ela atende e ajuda na saúde e no bem-estar de milhares de pessoas todos os dias. Contudo, uma clínica médica ainda é um negócio como qualquer outro, e precisa ser rentável para trazer lucros, pagar aos funcionários, investir em equipamentos, imóveis, e suprir todas as necessidades econômicas que o estabelecimento têm para conseguir operar adequadamente. Confira dicas de como fazer o gestão do atendimento da clínica médica.
Há várias maneiras de fazer com que a clínica seja um bom negócio, para trazer retorno e conquistar prestígio dentro do mercado através de bons atendimentos e pacientes satisfeitos. Mas a melhor forma de alcançar este êxito é realizar uma boa gestão de todos os seus atendimentos. A gestão do atendimento da clínica médica é um dos principais atalhos para se unir fidelização de pacientes, ganhos financeiros, prestígio, economia de recursos e maiores investimentos para o seu negócio.
Mas como, afinal, realizar a gestão do atendimento da clínica médica de maneira eficiente e econômica? A resposta está na tecnologia. Um sistema de gestão na nuvem será o seu maior aliado na busca por gestar os atendimentos de forma que seja possível produzir mais lucros sem perder nada em qualidade no trato com os pacientes. Com o uso da tecnologia em nuvem, todas as áreas de sua clínica médica vão estar integradas sem que seja necessário sobrecarregar os computadores com softwares pesados e obsoletos.
O ClinicWeb é um sistema de gestão que pode ser operado diretamente do navegador dos computadores de sua clínica, ou até mesmo de dispositivos móveis como celulares e tablets, deixando toda a gestão do atendimento da clínica médica muito mais simplificada, rápida e eficaz, tudo isso com poucos cliques e muita praticidade.
Recursos para otimizar a gestão do atendimento da clínica médica
Quando um paciente é bem atendido pela sua clínica médica, desde o agendamento da consulta até o momento em que deixa o consultório, ele certamente terá boas impressões daquela experiência e irá voltar a utilizar seus serviços sempre que necessário, além das indicações que pode fazer a amigos e familiares. No fim das contas, com uma boa gestão de atendimentos, sua clínica não apenas atende mais, mas também atende melhor. Veja alguns recursos do ClinicWeb para garantir que o paciente sairá satisfeito da sua clínica médica.
Uma agenda prática e eficaz
Uma das ferramentas mais importantes para uma clínica médica é a agenda de atendimentos de seus profissionais, mas nem todos os estabelecimentos dão a devida importância a ela. Com o ClinicWeb, será possível realizar um agendamento de forma prática e detalhada, com horário bem definido, estimativa de duração do atendimento, cores diferenciadas para facilitar a visualização de consultas agendadas, confirmadas ou canceladas.
Como o sistema está inteiramente na nuvem, o ClinicWeb garante a integração entre todos os membros da equipe de sua clínica médica, possibilitando que todas as pessoas com permissão – médicos, secretárias ou gestores – façam todas as alterações necessárias com poucos cliques, acabando com os erros de comunicação que prejudicam a todos e são recorrentes em clínicas médicas que usam papel ou softwares de gestão ineficazes.
Facilidade para confirmar atendimentos
Muita gente, por diversos motivos, falta aos procedimentos que agendou, e como se sabe, ausência de paciente é igual a prejuízo para a clínica médica, que pode ficar com horários vagos em sua agenda. Por isso, é importante confirmar junto ao paciente sua presença ou falta com antecedência para, no caso de ausência, encaixar outro paciente no lugar e não perder nenhum minuto sequer.
Como muitos pacientes têm vergonha ou não gostam de entrar em contato com a clínica via telefone, o ClinicWeb automaticamente lembra o paciente de sua consulta com uma mensagem SMS, de acordo com o horário definido pela sua equipe. Por exemplo: 12 horas antes do horário marcado, o sistema envia uma mensagem ao telefone do paciente, que a recebe quase instantaneamente.
Com dois cliques, ele pode confirmar ou cancelar o procedimento agendado, otimizando a organização dos atendimentos de sua clínica. É possível ainda tentar remarcar com o paciente que cancela atendimentos em uma aba separada especialmente para este fim. Se preferir, utilize e-mails automáticos para lembrar ao paciente do horário e local de seus atendimentos.
Prontuário eletrônico integrado
O histórico clínico do paciente é muito importante para que o atendimento possa ser realizado de maneira ágil, e ao mesmo tempo, com qualidade. O médico terá muito mais informações à sua disposição para analisar o paciente e oferecer um diagnóstico preciso e eficiente. Com o ClinicWeb, o prontuário eletrônico do paciente estará inteiramente à sua disposição.
Tanto a recepção, como o médico irão economizar tempo com a coleta de informações para se dedicar inteiramente à atenção com o paciente. Sem necessidade de usar papel e armazenar quilos e quilos de prontuários em instalações físicas que irão ocupar um espaço importante de sua clínica médica.
Além de práticos e acessíveis em poucos cliques, os prontuários eletrônicos são armazenados na nuvem com segurança e completo sigilo, garantindo a integridade do atendimento e mais eficiência no atendimento de sua clínica médica.
Vantagens para toda a saúde!
Quando a clínica médica faz uma boa gestão de seus atendimentos, ela promove mais saúde para os pacientes, pois faz seu trabalho com maior qualidade. Ao mesmo tempo, ela permite um maior retorno financeiro para profissionais e investidores. Todos saem ganhando com a gestão de atendimento, portanto, utilize o ClinicWeb!