O mercado da saúde é um dos mais desafiadores e emblemáticos da atualidade. Com o aumento da expectativa de vida do brasileiro, a preocupação com o assunto é crescente, exigindo cada vez mais dos profissionais da área. Além disso, segundo o Conselho Federal de Medicina (CFM), em 2014, o número de médicos atuando no país teve um crescimento três vezes maior do que o da população brasileira. Ou seja, o setor é realmente competitivo, demandando de médicos e administradores a implementação de novas estratégias. Neste post, vamos nos aprofundar sobre uma delas: o marketing digital.
Você provavelmente deve estar se perguntando: “Será que é necessário investir tempo, dinheiro e energia com marketing?”. Tenha a certeza de que muitos dos seus concorrentes já fazem isso! Segundo levantamento da Croma Solutions, empresa de consultoria e pesquisa para inovação em negócios, divulgado este ano, entre as companhias que pretendem aumentar seu orçamento na área, 55% são de saúde. Esses empreendimentos ficam atrás apenas daqueles nos setores de cosméticos, perfumaria e cuidados pessoais (66%) e alimentos e bebidas (65%).
E, acredite. O marketing digital é a melhor pedida ao seu negócio. De acordo com uma pesquisa realizada em 2017 pela Accenture com diretores de marketing, a estratégia digital será responsável por mais de 75% dos investimentos no setor nos próximos cinco anos. Dessa maneira, não restam dúvidas de que adotar esse mindset em sua clínica ou hospital pode ser o movimento que faltava para destacar seu empreendimento de forma definitiva! Com o advento da internet, a maneira de divulgar serviços e produtos, inclusive na área da saúde, mudou, permitindo que marcas atingissem um público realmente qualificado e, assim, aumentar suas possibilidades de crescimento.
Pensando nisso, desenvolvemos um conteúdo exclusivo a fim de te ajudar a desenvolver uma boa estratégia, melhorar sua presença no mercado e se destacar com o marketing digital. Confira:
Como dar o primeiro passo no marketing digital?
A principal dúvida de médicos e administradores diz respeito ao início da implementação do marketing digital em seus empreendimentos. Antes de tudo, para começar seu planejamento, é necessário identificar sua área de atuação e o perfil do seu paciente. Isso te ajuda a encontrar o core da sua organização e a maneira como você se posiciona no mercado.
Assim, é possível estipular um objetivo principal ao marketing digital, como melhora na visibilidade da sua marca ou fidelização de pacientes, por exemplo. Em seguida, pense nas ações a serem realizadas, os canais de comunicação (site, Facebook, Linkedin, Whatsapp, etc.) e sua mensagem principal.
Quais as principais ações?
Se você ainda não está certo qual estratégia ou tipo de linguagem terá melhor impacto no resultado financeiro do seu negócio, não se preocupe. Separamos os melhores exemplos para você fazer um ótimo uso da digitalização na publicidade:
E-mail Marketing
A verdade é que a importância do e-mail ainda é grande. Essa forma de comunicação resiste a ação do tempo e se torna uma ótima maneira para trabalhar o marketing digital. Segundo pesquisas de mercado, a cada US$1 investido nesse tipo de comunicação em empresas americanas, é possível receber um retorno de até US$38!
Leve em conta que você já possui os endereços de e-mail dos seus pacientes. A partir dessa base de contatos, é possível impactá-los de forma inteligente e direta, fidelizando-os. Assim, seu cliente fica sempre informado sobre as últimas novidades do seu negócio, como uma ação promocional ou de branding, que reforça o posicionamento da sua marca no mercado.
De fato, um levantamento realizado pela agência Ana Couto Branding mostrou que jovens consumidores estão mais dispostos a comprar um produto ou marca que tenha um propósito relevante e que, inclusive, podem pagar até 15% a mais por esse tipo de serviço!
Marketing de Conteúdo
Infelizmente, algumas pessoas não pretendem investir em marketing pensando que os gastos serão altos. Não é assim! De fato, existe a estratégia orgânica, que pretende atrair pessoas com base em conteúdo não-pago e relevante, sendo geralmente realizado por meio de postagens em blogs e sites.
Ou seja, nessa estratégia de marketing digital, esqueça o cunho publicitário! O foco aqui é encontrar as dores do seu público alvo e mostrar uma solução: o seu serviço. Por exemplo, se você atua em uma clínica oftalmológica, é possível desenvolver conteúdo relevante sobre a escolha do par de óculos ideal ou dicas para conservar lentes de contato.
Redes sociais
Cada vez mais promissoras no mundo dos negócios, fazem parte das melhores estratégias em marketing digital. As avaliações no Facebook, por exemplo, podem ser a razão pela qual você recebe – ou perde – pacientes. Esse tipo de comentário tem o poder de trazer credibilidade ao seu empreendimento ou colocá-lo em risco!
Desse modo, o que acha de sugerir aos seus clientes curtirem sua página na rede e avaliarem a experiência deles? Linkedin e Facebook, principalmente, são redes sociais mandatórias! Por isso, se dedique à elas a fim de melhorar sua performance!
Existem cursos gratuitos de marketing digital?
Se você está com o orçamento limitado, não é preciso se preocupar. Existem algumas formas de aumentar seu conhecimento em marketing digital sem gastar um centavo! O Sebrae, por exemplo, desenvolveu um curso sobre o assunto com o intuito de ajudar empreendedores a alavancar seus resultados. A Rock Content, referência no tema, também conta com um módulo gratuito sobre a produção de conteúdo para web, essencial no desenvolvimento de um planejamento estratégico e inteligente. Ainda há a Classpert, uma startup que agrega, entre outros temas, cursos de marketing digital. O público-alvo são estudantes e profissionais da área, que estão chegando ou querem migrar para o digital, empreendedores e interessados de outros setores interligados.
Assim, você melhora seu repertório, arregaça as mangas e coloca em prática as melhores lições de marketing digital. No blog da Vitta, também falamos sobre o assunto. Continue acompanhando nossos posts e melhore sua gestão de ponta a ponta!