Imagine a seguinte situação: Você visita um empreendimento e, enquanto aguarda atendimento, repara que o local é nada atrativo ou não está organizado. Por mais que a equipe dessa empresa ofereça um serviço de qualidade, sua experiência nunca vai ser completa. Isso acontece por conta da importância dos nossos sentidos! A decoração da clínica, por exemplo, é um aspecto que merece muita atenção. Muitos empreendedores não sabem, mas podem estar perdendo pontos preciosos com seus pacientes por conta da ambientação em salas de espera e consultórios médicos!
Entretanto, muito mais do que oferecer um ambiente agradável, é possível influenciar na tomada de decisões dos seus clientes. Duvida? É exatamente isso que a psicologia das cores discute. Esse tipo de linguagem é capaz de despertar sensações de bem-estar, prazer ou irritação. Dessa maneira, a fim de não impactar negativamente seu serviço clínico, fique atento! A decoração, se realizada de forma inteligente, pode render ótimos frutos ao seu empreendimento. Confira:
Psicologia das cores e sua finalidade
A visão é o sentido que conduz informações ao cérebro da maneira mais rápida. A cor nos estimula de diversas maneiras. Muito mais do que um fenômeno ótico, possui um significado próprio e gera impacto próprio e individual. Dessa maneira, se tornou comum observar profissionais do marketing estudando as maneiras com que consumidores reagem a determinados estímulos cromáticos a fim de aumentar suas vendas. Apesar do método não ser totalmente infalível, não restam dúvidas de que pode ser extremamente útil.
Segundo Neil Patel, referência mundial em marketing digital, a cor representa 85% da razão pela qual consumidores adquirem produtos. Assim, negligenciar esse estudo em seu empreendimento pode resultar em resultados não tão satisfatórios. Essa influência pode ser vista na publicidade, moda e na maneira como somos vistos pelos outros. E, inclusive, pode ser observada na decoração da clínica!
É importante levar em conta que os estímulos proporcionados podem sofrer alterações de acordo com sua aplicação e combinação. Dessa maneira, não deixe de utilizar os tons de modo inteligente.
Só posso usar branco?
Segundo a psicologia das cores, a cor branca traz sensação de paz, cura e tranquilidade. Por isso, não surpreende que seja tão utilizada em instituições da saúde. Entretanto, é importante ressaltar que essa escolha não é regra. Existem outras tonalidades que podem auxiliar a decoração da clínica. Principalmente se você atua em um mercado específico.
Por exemplo, a cor violeta está associada ao feminino, proporciona calma e é frequentemente utilizada no marketing em produtos de antienvelhecimento. Pode ser uma boa opção em clínicas de dermatologia que atendem um serviço especializado para mulheres acima dos quarenta anos. Já o verde é bastante ligado a saúde e renovação, enquanto o azul em tons mais claros geram calma.
Agora, não se esqueça: o uso de cores deve ser feito com parcimônia. Ou seja, se escolher uma tonalidade mais intensa, invista na sua utilização em pequenos detalhes, e não na pintura de uma parede inteira, por exemplo.
Foco na ambientação
A criação de um espaço moderno e sofisticado pode passar despercebida, porém não se engane. É de extrema importância! Pensando em empreendimentos médicos, a obrigatoriedade de ambientes calmos e mais sóbrios fica clara. Apesar disso, é importante criar um espaço funcional e que também seja aconchegante.
Objetos decorativos, como quadros nas paredes, podem ser detalhes marcantes que reforçam o requinte do seu empreendimento e ainda podem melhorar o clima, acabando com aquele aspecto “hospitalar”, que pode incomodar alguns pacientes. Um aspecto que também merece destaque é a iluminação. Opte pela indireta e aposte em abajures e lustres, que deixam a decoração da clínica mais acolhedora, além de transmitir cuidado.
Outras melhorias na recepção
De fato, a recepção é a porta de entrada do seu empreendimento. O erro de alguns administradores é negligenciar esse espaço. A sala de espera, por exemplo, deve ser bem ventilada e com móveis confortáveis. No entanto, existem outras formas de certificar seus pacientes que eles estão sendo bem recebidos.
Além de água e café, já clássicas, a disponibilização do Wi-fi, por exemplo, pode ser uma maneira de distrair seu cliente que espera por atendimento. Principalmente nos dias de hoje, em que é cada vez mais comum observar as pessoas conectadas aos seus smartphones.
E se meu orçamento estiver limitado?
Não se desespere! Não é necessário gastar um valor muito alto na compra de móveis, por exemplo. Pense na funcionalidade que cada produto vai trazer ao seu negócio. Se a decoração for um assunto muito distante da sua realidade, pode ser uma boa ideia ouvir a opinião de colegas ou dos próprios membros da sua equipe. A partir das conversas, é possível colher alguns insumos bastante relevantes na realização dessa tarefa!
Não se esqueça das exigências de agências reguladoras!
Para seu empreendimento funcionar, é necessário seguir as normas da Vigilância Sanitária. Estrutura física e condições higiênicas são alguns dos aspectos analisados. A regularização e manutenção de um padrão de excelência são mandatórias. Por isso, a fim de evitar problemas, fique sempre atento!
Decoração da clínica: uma estratégia inteligente
Não cometa o mesmo erro de alguns empreendedores. A fim de melhorar o relacionamento com seus pacientes, é imprescindível fazer a decoração da clínica de modo eficiente. Muito mais do que oferecer um atendimento de excelência, não se esqueça de pesar a aparência e usabilidade do seu espaço.
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