Já não é novidade que o marketing digital pode contribuir para o sucesso de uma clínica médica, ajudando a prospectar e fidelizar clientes. Mas, você já sabe como usar essa estratégia de forma eficiente e realizar um bom marketing para clínicas?
O universo digital é repleto de possibilidades e boas ideias. Nesse cenário, é comum se sentir perdido e acabar adotando estratégias que não sejam adequadas ao seu negócio e às suas necessidades. Ou, ainda, não aproveitando seu potencial por completo.
Pensando nisso, desenvolvemos este post sobre marketing para clínicas médicas. O objetivo é fazer com que você conheça e saiba como aplicar estratégias para melhorar a relação com seus pacientes, tornar sua clínica mais conhecida e valorizada na sociedade. Saiba mais!
Porque investir em marketing digital para a clínica
É bem provável que você se lembre que, para encontrar um médico ou uma clínica, era preciso recorrer aos catálogos de negócios. Depois deles, surgiram e ainda existem os livros organizados por planos de saúde, aos quais nem todos têm acesso.
Num mundo cada vez mais digital, era de se esperar que a internet virasse fonte também desse tipo de informação. Já parou para pensar em quantas clínicas médicas uma pessoa vai encontrar por meio de uma simples busca na web?
Investir em estratégias de marketing digital para clínicas é garantir que o seu empreendimento se destaque entre os demais, seja encontrado facilmente pelas pessoas e as atraia, tornando-as suas pacientes.
Estratégias de marketing para clínicas
Você vai perceber que muitas das ações são simples e, então, apostar ainda mais em seu poder para atrair e fidelizar clientes. Acompanhe:
Tenha um bom site
Quando uma pessoa faz uma busca na web por uma clínica, o ideal é que ela encontre mais do que as informações básicas de contato no Google.
Em outras palavras, ela precisa encontrar um site bem estruturado, com layout bonito e agradável, que seja leve e responsivo — para que possa ser acessado tanto do computador quanto de dispositivos móveis — e que esteja atualizado.
O site deve conter informações de contato válidas, como números de telefone, e-mails, formulários de contato, podendo incluir um chat on-line para o esclarecimento de dúvidas em tempo real.
Deve, também, informar o endereço da clínica médica e, de preferência, contar com um mapa para que a pessoa encontre mais facilmente o seu caminho.
Além disso, o site precisa de informações sobre as especialidades da clínica, os serviços prestados e os horários de funcionamento em dias úteis, finais de semana e feriados.
Marque presença nas redes sociais
Além do site, pessoas fazem buscas nas redes sociais. Sua clínica não precisa estar presente em todas elas, até porque, uma vez criado, o perfil precisa ser constantemente atualizado. Do contrário, pode passar a ideia de que está mau cuidado ou até de que a clínica não está ativa!
Assim sendo, é importante identificar quais as redes sociais mais adequadas para o segmento, para o público que se deseja atingir e para a comunicação que se deseja estabelecer.
Vale considerar que as pessoas valorizam empreendimentos que marcam presença nas redes, porque demonstram seu interesse em estar presentes onde o público está, abrindo mais um canal de comunicação.
Desenvolva conteúdos relevantes
Está se perguntando se o site não precisa ter mais informações ou o que fazer nas redes sociais? Além de encontrar meios de se conectar com pacientes e futuros pacientes, sua clínica precisa se tornar atraente para eles.
Por isso, é importante investir no desenvolvimento de conteúdos relevantes que podem ser postados no próprio site ou num blog no site e que sejam divulgados pelos perfis nas redes.
Esses conteúdos devem ser de interesse do público e, para tanto, é preciso considerar o que levaria uma pessoa a entrar em contato com sua clínica. Saber mais sobre uma enfermidade? Descobrir se há tratamentos alternativos? Saber quando procurar um médico para resolver o seu problema?
Responder a essas questões por meio dos conteúdos vai fazer com que as pessoas valorizem a clínica e confiem em seus profissionais e serviços. Além de ajudar e criar visibilidade e autoridade para a marca.
Mantenha contato e se relacione
Como dito, não vale ter perfil nas redes sociais e canais de comunicação num site se sua clínica não interagir com os pacientes. Responder às perguntas e comentários contribui não só para atrair, como para fidelizar o cliente, que sabe reconhecer o esforço da clínica.
É válido, ainda, apostar no envio de e-mails relevantes sobre a atenção a uma doença sazonal ou sobre um novo tratamento disponível na clínica. Vale, também, enviar mensagens de aniversário ou em datas especiais, fortalecendo o relacionamento.
Contar com um serviço que envie mensagens para lembrar o paciente a data de seu último check-up é outra estratégia que transmite o cuidado que a clínica tem e contribui para novas marcações de consulta e para a fidelização.
Faça um planejamento de marketing digital
Diante de todas as estratégias apresentadas, fica claro que não é viável adotar todas elas sem um planejamento adequado. Uma estratégia de marketing para clínicas precisa ser bem estruturada antes de ser colocada em prática.
Só assim é possível desenvolver ações de forma contínua e bem-sucedida, evitando falhas e garantindo que a presença digital da clínica continue relevante e capaz de gerar bons resultados.
Diante disso, nosso último conselho é que você conte com profissionais especializados em marketing para clínicas para tornar seu estabelecimento conhecido e reconhecido na sua região.
Você já usa alguma dessas estratégias em sua clínica? Conte sua experiência nos comentários!