Até tempos atrás, as clínicas médicas parecia não se importar muito com o que o paciente esperava de seu atendimento e da experiência no estabelecimento. Afinal, o paciente seria apenas um leigo que receberia os cuidados da consulta e fim. Muitos consultórios ainda estão perpetuando este tipo de filosofia, mas este profissional de saúde está sentindo cada vez mais que os pacientes já não aceitam um atendimento insatisfatório, e a exigência dos clientes está cada vez maior.
Por isso, é importante que as clínicas estejam atentas aos critérios e exigências do paciente em relação às expectativas que possui quando irá ser atendido por uma clínica médica. Atender a estes anseios é fundamental para fidelizar um bom número de pacientes e manter o faturamento e o atendimento da clínica em níveis ótimos.
Elencamos oito elementos importantíssimos que os pacientes relatam ser requisitos quando vão a clínicas médicas. Fique ligado em nosso texto para saber como um profissional de saúde pode oferecer um trabalho mais satisfatório a seus clientes.
1 – Facilidade no contato para marcação e atendimento
Antigamente, o procedimento padrão para se marcar e agendar consultas era ligar para o consultório, quando não, comparecer ao local presencialmente e marcar o atendimento junto à secretária, que faria toda a organização dos horários em uma agenda de papel cheia de rabiscos e marcas de borracha.
Hoje em dia, os pacientes esperam ter muito mais autonomia e conforto para agendar seus procedimentos. Por isso, é importante que a clínica médica disponibiliza ao paciente a opção de ele fazer seus agendamentos através da internet, com conforto, precisão e assertividade de informações.
2 – Empatia como profissional de saúde que presta atendimento
O médico não pode em hipótese alguma ser visto como aquele profissional severo e duro que observa e examina o paciente como quem analisar um objeto a ser consertado. A lida com o paciente precisa ser humana e ter empatia. O profissional de saúde precisa compreender que, muitas vezes, o paciente pode estar passando por dificuldades relacionadas ao motivo que faz ele procurar atendimento, e isso pode influenciar em seu comportamento na consulta.
Compreender isso e oferecer um atendimento de amparo e atenção ao seu paciente é uma das chaves para atingir às suas expectativas.
3 – Excelência no atendimento
Da mesma forma, de nada adianta oferecer um atendimento cheio de humanização e empatia se o profissional de saúde não for capaz de oferecer diagnósticos precisos e corretos. Por isso, esteja sempre atualizado em relação à sua especialização e ao que há de mais novo no mundo da medicina. Assim, seu paciente terá seus problemas resolvidos com mais agilidade.
4 – Credibilidade do profissional que presta atendimento
Pode parecer uma expectativa bastante subjetiva, mas a credibilidade é um fator fundamental que faz com que o paciente escolha uma ou outra clínica. A credibilidade pode vir de várias fontes diferentes: indicações de outros pacientes (altamente recomendada para sua clínica), currículo respeitável por parte dos profissionais e até mesmo prontuários eletrônicos que contem com segurança e certificação SBIS-CFM podem fazer uma real diferença!
5 – Preço justo x qualidade no atendimento
Lembre-se que, além do bom atendimento, o paciente também espera não ter que desembolsar uma fortuna para poder realizar seus procedimentos. Hoje em dia, cada vez mais informados graças à internet, os pacientes tem muito mais condições de escolher entre diversas clínicas, e um dos principais critérios a se considerar é o preço.
Para não perder pacientes para seus concorrentes, tente oferecer um preço competitivo, mas que esteja de acordo com os serviços prestados, para que sua clínica nunca saia no prejuízo.
6 – Ambientes confortáveis que remetam à saúde
As expectativas dos pacientes que buscam atendimento médico estão para além da consulta em si. O conforto de sua sala de espera e da recepção também podem ser um fator decisivo para que o cliente escolha ou não a sua clínica para ser atendido. Por isso, é imprescindível oferecer um ambiente limpo, pacífico, harmonioso, silencioso, bem iluminado, com cores calmas e opções de entretenimento que estejam de acordo com o ambiente. Na dúvida, deixe revistas mesmo, mas de edições atualizadas e de vários temas, preferencialmente.
7 – Profissionais capazes de entender o quadro clínico de cada paciente
Um médico pode atender a centenas de pacientes mensalmente, e ter que decorar o nome e as características de um número maior ainda de doenças e procedimentos. É razoável que o médico possa precisar de auxílio para se recordar das características de seus pacientes, seus quadros clínicos e as doenças que podem estar acometendo-o.
Um sistema de gestão pode facilitar a vida do médico que, por sua vez, oferecerá uma atendimento de melhor qualidade ao paciente. Com prontuários eletrônicos e protocolos de doenças atualizados de acordo com o CID, seus profissionais podem ser mais assertivos.
8 Pós-atendimento que causa encantamento e fidelização
Uma das principais queixas dos pacientes em relação às clínicas que frequentam está no âmbito das relações. Reclamam que, uma vez que acabe o atendimento, parece que a clínica sequer se importa ou se interessa pelos resultados do tratamento ou se o paciente está realmente bem. Coloque o relacionamento com o paciente como diferencial desde antes, durante e até mesmo depois o atendimento.
Como fazer isso? Dispare e-mails com lembranças de procedimentos, cuidados adicionai ou até mesmo felicitações no aniversário de seu paciente. Lembre-se do cliente para que ele também se lembre da sua clínica!
Este texto foi útil para você e sua clínica? Então conheça o Clinicweb, a solução que irá melhorar seu atendimento e sua relação com os pacientes.