Técnicas para aumentar o número de pacientes na clínica

Para um médico, é sempre muito importante ter uma carteira de pacientes consistente. Para que isso seja possível, o profissional precisa também ter sempre pacientes novos e aumentar constantemente a sua quantidade de atendimentos, afinal, é inevitável que alguns dos pacientes não apareçam com tanta regularidade, até mesmo pela própria natureza do serviço médico. Por isso, fique atento às nossas dicas para aumentar o número de pacientes da sua clínica e ter um bom faturamento!

Agendamento eficaz maximiza oportunidades

As atitudes que irão fornecer uma boa quantidade de pacientes para sua clínica vão desde atitudes mais simples a até estratégias mais arrojadas. Mas para começar vamos, literalmente, do “começo”: agendamento. Este será o primeiro momento de contato efetivo entre o cliente e a clínica, e é importante que a sua clínica impressione desde o princípio.
Por isso, ofereça um serviço de agendamento online para que seu paciente tenha facilidades em marcar suas consultas e procedimentos, com precisão e em poucos cliques. Isso diminui consideravelmente as chances dos pacientes faltarem ao consultório e deixar um vácuo em sua agenda. A confirmação por SMS também pode ajudar a garantir mais presença em sua clínica.

Mais pacientes através da internet

Sem dúvidas, hoje em dia podemos considerar a internet como uma das principais ferramentas para que os médicos possam conquistar mais pacientes em suas clínicas. E dentro deste universo online há uma série de opções nas quais os médicos podem investir e tentar captar mais clientes em seus consultórios. Conheça algumas a seguir:

Um site para a sua clínica

Ter presença na internet é algo indispensável quando pensamos nos dias de hoje. A internet já superou até mesmo os guias dos planos de saúde como forma de indicar aos pacientes sobre quais consultórios escolher, por isso, não importa sua especialidade ou se você é de uma cidade grande ou pequena, faça um site para a sua clínica. Através dele, os pacientes terão melhores condições de conhecer seu negócio, as características de seus profissionais e das instalações oferecidas.
aumentar-o-numero-de-pacientes-internet

Uma clínica mais em evidência

Ter um site pode ser considerado o básico da presença de sua clínica na internet, pois é possível fazer muito mais! Você já ouviu falar em SEO? A sigla significa Search Engine Optimization (Otimização em Motores de Busca) e envolve uma série de técnicas utilizadas para deixar a sua clínica melhor posicionada no Google ou outras ferramentas de buscas na internet.
Pode ser interessante procurar consultorias de posicionamento de sites na internet para melhorar a presença de sua clínica nos instrumentos de pesquisa. Avalie seu orçamento e faça investimentos!
Você pode ainda pagar por esta exposição maior diretamente ao Google ou ao Facebook através de Adwords ou Facebook Ads. O funcionamento é bastante simples: você paga por anúncios que serão exibidos nas páginas conforme o usuário realiza determinadas buscas ou acessar conteúdos relacionados à palavra chave definida por você.
Por que isso é importante? É simples! As ferramentas de pesquisa estão cada vez mais presentes em nossas vidas, e para quase tudo que se precisa, basta “dar um Google”. Quando a pessoa está atrás de médicos, não é diferente. Fique bem na pesquisa para aumentar o número de pacientes.

Redes sociais

Criando perfis nas redes sociais, a sua clínica pode ter resultados muito melhores, tanto para ficar mais em evidência em instrumentos de pesquisa, como para ser uma ponte de contato, apreço e relacionamento entre o estabelecimento e os possíveis pacientes.
Através das redes sociais, é possível de se atacar em várias frentes. Gerando conteúdos de interesse que vão levar os pacientes a clicar em seus links, tendo um perfil mais interativo e bem humorado ou ainda publicando ações interessantes e institucionais que a clínica pode vir a executar.
Mas fique atento: pessoas podem comentar e interagir de maneira inesperada em seus perfis nas redes sociais. Piadas de mal gosto, spam, xingamentos gratuitos ou até mesmo críticas construtivas podem ser feitas através destes instrumentos. Por isso, é muito importante estar preparado para interagir com os usuários de forma saudável e manter uma boa presença virtual de sua clínica na internet.

Estratégias Offline para aumentar o número de pacientes

Também há algumas técnicas de relacionamento que você pode usar para aumentar o número de pacientes de forma offline mesmo, no “tête à tête”. O contato com seus pacientes tem que ser norteado por uma relação de respeito, cordialidade, consideração e busca por melhores resultados, tanto para a clínica, que quer mais rendimento, como o paciente, que espera ter sempre uma boa saúde e serviços de qualidade.
Uma técnica que você pode fazer é distribuir cartão de visitas. Por mais que pareça “antiga”, esta técnica tradicional de divulgação de seu nome, sua marca e seu negócio é uma forma que passa credibilidade e firmeza com quem se relaciona. Além de, é claro, permitir que o contato de sua clínica esteja “na palma da mão” do paciente.
Seja leal ao seu paciente. Busque conhecê-lo para além de suas condições de saúde e ter empatia por ele. Pergunte sobre sua vida, seus hábitos e rotinas. É claro que é impossível se lembrar de todos os detalhes de todos os seus clientes. É por isso que um prontuário eletrônico (PEP) pode ser de grande ajuda para aumentar o número de pacientes.
Você também pode fazer parcerias para tentar aumentar o número de pacientes para sua clínica! As parcerias mais básicas que um médico pode fazer são os convênios com planos de saúde, entretanto, você pode fazer parcerias com farmácias e outros estabelecimentos de serviços para oferecer mais facilidades aos pacientes e ainda melhorar a imagem de sua clínica!
Gostou deste texto? Experimente estas técnicas! Elas certamente te darão bons insights sobre como administrar melhor seu negócio e conquistar mais pacientes!

Compartilhe este conteúdo:

Conteúdos relacionados

Cuide da saúde dos seus colaboradores

Inscreva-se em nossa newsletter e fique por dentro das melhores práticas em saúde corporativa!