Há muitos anos, o trabalho em sua clínica é feito à base do papel e da caneta. Por que mudar? O avanço tecnológico apresentou novos recursos e possibilidades, fazendo com que aqueles que ainda não fizeram a mudança se sintam ultrapassados.
E esse é um sentimento cada vez mais comum porque não falamos apenas do uso de computadores, por exemplo. Mas até da adoção de sistemas de gestão especialmente desenvolvidos para atender as necessidades de uma clínica médica.
Assim sendo, há muito que o uso da tecnologia em saúde pode oferecer. E é justamente para te apresentar essas vantagens e sanar as suas dúvidas que fizemos este post.
Continue a leitura para saber mais!
O futuro já chegou: tecnologia no lugar do tradicional “papel e caneta”
Num primeiro momento, quando o assunto é a tecnologia em saúde, é bastante comum pensar apenas na adoção ou no uso mais frequente de computadores e de seus programas tradicionais. Mas já podemos ir muito além disso.
Em diferentes áreas, tecnologias de automação são desenvolvidas e utilizadas para tornar mais fácil a realização de tarefas burocráticas que fazem parte da rotina de trabalho. E isso acontece porque, num mercado cada vez mais competitivo, cheio de possibilidades e demandas, não dá mais para perder tempo com esse tipo de tarefa. É preciso otimizar.
E é justamente isso o que a tecnologia faz: cria condições para que os profissionais dediquem mais de seu tempo e esforço em atividades que realmente são capazes de lhes gerar benefícios. E, por benefícios, falamos de tudo o que vai desde a realização de um atendimento mais qualificado até a criação de condições para levar o negócio a ter uma lucratividade maior.
Para consultórios, clínicas médicas e hospitais, tudo isso se torna possível graças à existência do sistema de gestão médica. Uma solução tecnológica que foi especialmente desenvolvida para atender às necessidades específicas desse tipo de instituição.
Gestão clínica: por que caneta e papel impedem o desempenho?
Nesse cenário, o “papel e caneta” tem cada vez menos espaço. E isso porque esse tradicional (e ultrapassado) sistema já não consegue competir com a existência de uma solução tão específica e capaz não só de otimizar tempo, mas de poupar esforço e dinheiro.
Em outras palavras, optar pela tecnologia no lugar do papel e caneta tem impacto direto nos resultados de uma clínica médica, em seu crescimento e sucesso.
Bom para a clínica: as vantagens da tecnologia para a rotina de trabalho
A tecnologia que existe para atender às demandas de uma clínica médica é capaz de dar suporte a todas as etapas da rotina de trabalho, desde a recepção e passando pelo atendimento, até chegar à gestão financeira e administrativa.
A funcionalidade de agendamento, por exemplo, permite uma gestão mais inteligente e simples da agenda da clínica. Com isso, problemas de falhas na marcação ou gestão de horários são evitados. E, mais, a adoção dessa tecnologia em saúde na clínica permite o disparo automático de lembretes para os pacientes, contribuindo para reduzir o número de faltas.
Por sua vez, a funcionalidade de atendimento conta com um prontuário eletrônico do paciente (PEP) que pode ser configurado de acordo com a natureza da consulta (e incluir um formulário de primeira vez, por exemplo) e de acordo com a especialidade da clínica ou do profissional.
Tudo isso contribui para reduzir o tempo gasto com o preenchimento de fichas, histórico e, ainda, permite que a prescrição seja feita digitalmente, evitando problemas comuns de ilegibilidade ou falta de informações sobre as especificidades dos medicamentos ou tratamentos.
Além de tudo isso, a funcionalidade de gestão permite maior controle administrativo e financeiro, contribuindo para o fechamento correto do caixa, para um rateio médico adequado e, ainda, embasando a análise da situação da clínica e o processo de tomada de decisões gerenciais.
Melhor para os pacientes: a tecnologia como aliada da satisfação e da fidelização
Ao simplificar as rotinas de quem trabalha no local, o uso de tecnologia em saúde na sua clínica abre espaço para a melhoria na qualidade do atendimento que os pacientes recebem.
A melhor gestão da agenda permite, dentre outras vantagens, que a clínica e seus colaboradores tenham melhores condições para cumprir seus horários e combatam os famigerados atrasos.
Além disso, a adoção da tecnologia permite que técnicos e médicos direcionem seus esforços e atenção para os pacientes, prestando um atendimento mais completo, qualificado e humanizado.
E não para por aí! A satisfação do paciente também aumenta porque, graças à maior facilidade de gestão financeira e administrativa do sistema, você se torna capaz de identificar possibilidades de investir em recursos que melhorem o ambiente e as condições gerais da clínica.
Por fim, vale mencionar que inserir a tecnologia em sua clínica contribui também para a realização de um bom pós-atendimento. Além de facilitar a realização de pesquisas de satisfação, um sistema de gestão contribui para a adoção de estratégias de comunicação e contato que contribuem para a fidelização dos pacientes.
O uso de tecnologia na clínica: muito além da necessidade de se modernizar
Até aqui, demos uma visão geral de benefícios que são capazes de justificar a adoção da tecnologia em sua clínica médica. E, como é possível perceber, os motivos para fazer essa mudança vão muito além da necessidade de se modernizar.
Não sugerimos que você substitua o papel e a caneta apenas para que sua clínica avance no tempo e entre para o grupo de clínicas “computadorizadas”. Ao analisar as informações e possibilidades apresentadas, fica fácil compreender que a tecnologia é, cada vez mais, uma força vital para manter o seu negócio competitivo e torná-lo bem-sucedido.
Está pronto para saber mais? Então confira o nosso post sobre software de gestão médica e saiba porque você precisa implementá-lo hoje!