Oferecer um atendimento de qualidade para seus pacientes passa por diversos fatores importantes, mas, mesmo com tantos detalhes, é sempre bom lembrar que a primeira impressão é a que fica! Por isso é tão importante cuidar bem do ambiente, tanto para uma clínica quanto para a recepção de consultório.
Nesse artigo vamos dar dicas práticas para você melhorar o ambiente da sua empresa e gerar uma impressão ainda melhor nos seus pacientes. Desde a pintura das paredes, passando pela iluminação até a disposição de revistas e jornais atualizados, pequenas ações podem gerar grandes resultados.
Continue lendo e entenda melhor como um ambiente agradável pode trazer diversos benefícios para a sua clínica ou consultório. Vamos lá!
Recepção de consultório: a criação de um ambiente agradável
Um ambiente agradável atua em diversos aspectos da relação entre a sua marca e os pacientes. No que tange ao marketing, a percepção do ambiente influencia diretamente em como os pacientes enxergam sua clínica: um local bonito é sempre mais atrativo do que um neutro, por exemplo.
Essa percepção também é compartilhada pelos colaboradores, uma vez que eles passam grande parte do dia nessa atmosfera. E, assim como em um ecossistema, na empresa tudo está interligado e relacionado. Recepcionistas mais satisfeitos oferecem um melhor atendimento, o que deixa os pacientes mais felizes e aumenta a possibilidade de retorno e indicações.
Outro ponto importante é o valor que uma atmosfera agradável gera aos serviços que você oferece. Porque você acha que as lojas mais caras do shopping são as que têm a decoração e vitrines mais bonitas? Simplesmente porque o público percebe esse ambiente como um local de mais classe e acaba por aceitar melhor (e até mesmo entender) preços mais altos.
As cores e o inconsciente
A recepção de consultório, salas de espera de clínicas e outros locais onde as pessoas passam mais tempo merecem um cuidado especial na hora de escolher as cores da parede e das decorações. Tons mais frios, como verde, azul e bege, contribuem para um ambiente mais calmo e ameno.
Em contrapartida, cores quentes, como o vermelho e o laranja, aquecem o local e atiçam a fome – duas características capazes de instigar a impaciência de quem está esperando. Nos consultórios e salas de procedimentos, sempre que possível opte pelo branco ou similares, como o bege.
De qualquer maneira, independentemente da cor que você escolher, lembre-se sempre de reforçar sua marca sempre que possível. Quanto mais a logo estiver presente, mais assimilada pelo cérebro ela será. Mas, cuidado! Utilize sempre o bom senso para não exagerar na dose.
Internet wi-fi grátis
Quem já ficou sem 3G na rua sabe como é bom chegar em um lugar (seja um restaurante ou uma clínica) e descobrir que ali tem internet wi-fi grátis. É realmente muito positivo para seu relacionamento com os pacientes, torna a espera muito mais tranquila e demonstra que você realmente se preocupa com eles.
Mas, antes de oferecer o wi-fi é fundamental considerar dois aspectos: 1) que a conexão seja boa e realmente atenda ao volume de público em seu negócio e 2) que o acesso seja simplificado. Afinal, você não quer que seus colaboradores fiquem perdendo tempo ajudando os pacientes a conectar na rede, não é mesmo?
Lembre-se de sinalizar bem, com cartazes e placas lembrando aos pacientes que aquele é um ambiente online! Caso a conexão tenha senha, uma boa ideia é deixar ela bem à vista, para que seus colaboradores não percam tempo com isso a cada pessoa que deseja conectar!
Opções atualizadas de livros e revistas
Ninguém merece chegar em um consultório ou clínica e ver aquela revista Caras do ano em que a Xuxa casou com o Luciano Szafir. As pessoas reparam nesse tipo de coisa e oferecer revistas e livros atualizados é um diferencial importante para mantê-los entretidos enquanto esperam.
Outra coisa importante é pensar em qual tipo de leitura o seu público realmente gostaria de ter à disposição. Afinal, de nada adianta oferecer revistas de carro em uma clínica de ginecologia. Pode parecer besteira, mas muitos gestores deixam esse detalhes passar despercebido.
Espaço para crianças
Oferecer um espaço voltado apenas para as crianças é uma excelente maneira de evitar correrias e gritarias dentro da clínica ou consultório. Elas ficam entretidas, os pais ficam mais felizes e seguramente os outros pacientes também aprovam a iniciativa.
Caso você não tenha muito espaço, uma mesa pequena com lápis de cor e algumas folhas em branco podem fazer uma grande diferença na tranquilidade do ambiente. Principalmente na recepção de consultório, onde o espaço tende a ser menor, esse é um diferencial muito importante na manutenção da paz.
Programação de TV
Assim como nas revistas, quando o assunto é televisão vale sempre pensar no que o seu público gostaria de assistir enquanto espera. Caso ele seja muito variado, deixar em canais populares pode ser uma boa solução para evitar reclamações.
Mas, preste muita atenção ao que está passando na hora. Alguns filmes e programas específicos não são aconselhados para todos os público e podem ofender pais que estejam esperando pela consulta ou procedimento acompanhados de seus filhos.
Suco, café e água
Oferecer bebidas, como suco, café, água e chás é uma maneira sutil e muito precisa de demonstrar para os pacientes que eles são muito bem vindos ali. Isso ajuda a fazer com que sintam-se acolhidos e também torna o período de espera mais agradável.
Todavia, algumas precauções são necessárias: informe aos colaboradores que aquela área é apenas para pacientes (e, se possível, ofereça para eles os mesmos benefícios em uma cozinha separada); cuide para que sempre tenha copos, adoçante e outros acompanhamentos importantes à disposição.
São as pequenas atitudes que constroem as maiores empresas. Essa paixão pelos detalhes está no DNA das principais marcas mundo afora! Portanto, não perca mais tempo. Invista em um ambiente agradável para fidelizar seus pacientes e melhorar os resultados!
Um ambiente agradável é o primeiro passo para um atendimento de qualidade. Quer saber quais são os outros? Confira os segredos para atender bem aos pacientes da sua clínica!