Tudo o que você deve saber sobre Marketing Médico

Nos últimos tempos, o marketing ganhou um destaque ainda maior, sobretudo em função de seu crescente potencial em ambiente digital. Diante disso, é comum que profissionais de diferentes áreas queiram conhecer seus benefícios e descobrir como aproveitá-los para o sucesso de seu próprio negócio.
Há, de fato, muita coisa para saber sobre esse assunto. Mas, para facilitar as coisas, a boa notícia é que podemos nos concentrar no marketing médico e tratar especificamente de questões que interessam aos gestores de instituições dessa área.
Ficou interessado e quer saber mais? Continue a leitura! Neste post, vamos te contar tudo o que você precisa saber para entender como fazer marketing e garantir resultados cada vez mais positivos para a sua clínica.

O que é marketing e quais os seus limites na área médica

Há diferentes formas de definir o que é marketing, mas de uma forma bastante direta, é importante saber que se trata da inteligência por trás da divulgação, da publicidade e da propaganda de uma empresa.
Em qualquer segmento, o marketing precisa seguir algumas regras e leis que definem, por exemplo, que não deve ser usado de forma antiética, tendenciosa ou manipuladora.
Quando o assunto se direciona para a área da Saúde, vale também conhecer orientações específicas para o marketing médico e, então, garantir que não haja violações e que todo o planejamento de marketing da sua clínica seja desenvolvido de maneira correta.
Para ilustrar, há exemplos simples de situações que precisam ser evitadas, como a exposição dos pacientes em peças promocionais ou o uso das redes sociais para uma autopromoção que siga uma abordagem demasiadamente mercantil.
Tudo isso para, sobretudo, respeitar o público com o qual sua clínica se relaciona e aquele a que deseja atingir por meio das estratégias de marketing adotadas.

Porque investir em marketing médico

Se você ficou com a sensação de que o marketing médico tem muitas regras e que, talvez, seja trabalhoso demais, precisa saber que o investimento vale a pena. Desde que, claro, se saiba como fazer marketing.
Para tanto, você vai encontrar boas dicas ainda neste post, mas deve saber que pode, também, contar com os serviços de uma consultoria especializada e devidamente preparada para atender às necessidades de sua clínica, sempre dentro da legalidade.
Por ora, vale resgatar aquela máxima que diz que “quem não é visto, não é lembrado”. O mercado da Saúde evoluiu, se diversificou e cresceu ao longo dos anos. Enquanto isso, os pacientes estão cada vez mais exigentes e sabem que têm mais opções de escolha.
Portanto, para se destacar em meio à concorrência, conseguir atrair a atenção e conquistar clientes, é preciso investir em estratégias que permitam a sua clínica “aparecer” e ser conhecida no mercado.

Por onde começar a fazer o marketing de sua clínica médica

Para entender como fazer marketing, além de entender o seu propósito, é importante definir seus objetivos para, então, identificar e analisar as estratégias mais adequadas e descobrir como colocá-las em prática com sucesso.
Nesse sentido, a etapa base passa pela definição do público-alvo porque nem no marketing e nem na gestão global do negócio é viável querer atingir e atender todo mundo.
Essa definição demanda uma reflexão sobre o próprio negócio e os serviços que a clínica oferece. Por si só, essa avaliação já ajuda a identificar o perfil do seu público. Mas cabe, ainda, uma pesquisa para ter dados mais específicos e assertivos.
Com base nessas informações, é possível desenvolver um plano de marketing com o conjunto de ações que visem atingir o seu público e agregar valor à sua clínica.
Em todo esse processo, uma constante análise do mercado e uma conversa frequente com o seu público são importantes para corrigir falhas, manter as estratégias alinhadas e buscar melhores resultados.
Fazer esse plano é importante porque o marketing médico, como todos os demais, precisa de controle e acompanhamento. Só assim é possível assegurar que o investimento vai ser bem direcionado e bem-sucedido.

O poder do marketing digital para o sucesso de clínicas médicas

Em meio à tudo isso, é essencial reconhecer o poder do marketing digital para o sucesso de suas ações. Sem dúvida, o marketing boca a boca ainda é poderoso, assim como o marketing off-line também é importante. Mas há motivos sólidos para que o digital seja “a bola da vez”.
Isso porque as pessoas estão cada vez mais conectadas. E se a informação que buscam está, literalmente, ao alcance de suas mãos, a sua clínica precisa ser acessível com a mesma facilidade.
Portanto, sempre seguindo a ideia de definir estratégias de acordo com seu público e interesses, é importante contar com um site responsivo (aquele que pode ser acessado por qualquer tipo de dispositivo), considerar a criação de um blog médico e até criar um perfil ativo e adequado nas redes sociais.
Atualmente, o conteúdo é uma ferramenta poderosa. Assim sendo, para entender como fazer marketing em ambiente digital é preciso saber que não basta investir em anúncios apenas. A estratégia precisa incluir o desenvolvimento de textos, posts e e-mails que te ajudem a se comunicar com seu público e criar um vínculo com ele.

Como a tecnologia pode te ajudar a fazer marketing médico

Até mesmo para a adoção de estratégias do marketing médico que não resultem em ações em ambiente digital, a tecnologia de um software de gestão pode contar a seu favor.
Além de todos os benefícios que essa ferramenta traz para os processos de sua clínica, do atendimento ao setor administrativo, contribui também para etapas importantes do desenvolvimento do plano de marketing.
Por meio do software é possível coletar dados que te permitam identificar pontos positivos da clínica que possam ser explorados como atrativo para a estratégia de marketing. Ou, ainda, ter acesso à informações sobre os pacientes (como sexo, idade e região) que te ajudem no processo de identificação do público-alvo, por exemplo.
Quer mais dicas sobre como fazer marketing? Então confira este outro post sobre marketing médico e descubra como tornar a sua clínica conhecida!

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