As câimbras musculares são definidas como contrações repentinas e involuntárias, que ocorrem em vários músculos. Essas contrações geralmente são dolorosas e podem afetar diferentes grupos de músculos no corpo todo.
Os músculos comumente afetados incluem principalmente aqueles localizados na parte de trás da perna (panturrilha), e em ambas as partes da coxa como um todo (atrás e na frente).
Além dos músculos citados anteriormente, é também possível ter câimbra:
- Na parede abdominal;
- Nos braços;
- Nas mãos;
- Nos pés.
A dor intensa de uma câimbra pode despertá-lo durante sua noite de sono ou também dificultar os seus passos durante uma caminhada rotineira.
Uma dor repentina e aguda, que tem duração de alguns segundos ou até 15 minutos, é o sintoma mais comum de uma câimbra muscular. Em alguns casos, um nódulo protuberante de tecido muscular sob a pele também pode acompanhar uma câimbra.
Causas
Câimbras musculares têm várias causas. Algumas dessas contrações são resultado do uso cansativo e excessivo dos músculos. Isso normalmente ocorre quando uma pessoa está praticando ou já praticou uma atividade física.
Lesões musculares e desidratação também podem, em conjunto, desencadear câimbras. Apenas para contextualizar, a desidratação é definida como a perda excessiva de líquidos do organismo.
Baixos níveis de certos minerais – que contribuem ao longo da nossa vida para que os músculos sejam saudáveis – também podem causar câimbra. Dentre estes minerais estão:
- Cálcio;
- Potássio;
- Sódio;
- Magnésio.
O baixo suprimento sanguíneo para as pernas e os pés pode causar dor nessas áreas quando você se exercita, caminha ou participa de atividades físicas.
Em alguns casos, uma condição médica pode ser o grande agente causador das câimbras musculares. Essas condições incluem:
- Compressão do nervo espinhal, que pode causar câimbra nas pernas ao caminhar ou ficar em pé;
- Alcoolismo;
- Gravidez;
- Falência renal;
- Hipotireoidismo ou função baixa da glândula tireoide.
Outras vezes, a causa da câimbra muscular é desconhecida.
Diagnóstico
As câimbras musculares geralmente são inofensivas e não requerem atenção médica. No entanto, você deve consultar um médico se as dores causadas por essas contrações forem graves, não melhorarem com o alongamento ou persistirem por muito tempo. Isso pode ser um sinal de uma condição médica subjacente.
Para saber a causa da câimbra, seu médico fará um exame físico. Ele poderá lhe fazer perguntas, como:
- Qual é a frequência que ocorrem as câimbras musculares?
- Quais músculos são afetados por essas contrações?
- Você faz uso de algum medicamento regularmente?
- Você bebe álcool?
- Você pratica alguma atividade física?
- Quanto líquido você bebe diariamente ?
Além disso, você também pode precisar de um exame de sangue para verificar os níveis de potássio e cálcio no sangue, bem como exames relacionados ao funcionamento dos seus rins e da sua tireoide. Caso você seja mulher, também existe a possibilidade da realização um teste de gravidez.
O seu médico pode solicitar uma eletromiografia (EMG). Este é um teste que mede a atividade muscular e verifica anormalidades musculares. Uma ressonância magnética também pode ser um tipo de exame muito útil a se fazer. Este teste é definido por ser feito por uma ferramenta que cria uma imagem da sua medula espinhal.
Ocasionalmente, um mielograma ou outro estudo de imagem, podem vir a ser muito úteis.
Informe ao médico se estiver sentindo fraqueza, dor ou perda de sensibilidade. Esses sintomas podem ser sinais de um distúrbio nervoso!
Tratamento
Você pode aplicar uma compressa quente ou fria nos músculos doloridos ao primeiro sinal de espasmo para aliviar a dor da câimbra. Você pode fazer uso de qualquer uma das seguintes compressas:
- Pano quente
- Almofada de aquecimento;
- Pano frio;
- Gelo.
Alongar o músculo afetado também pode aliviar a dor da câimbra. Por exemplo, se a panturrilha estiver com espasmos, você pode puxar o pé para cima com a mão para que o músculo da panturrilha se estique.
Se sua dor não melhorar, talvez seja uma boa opção fazer uso de algum medicamento anti-inflamatório de venda livre, como o ibuprofeno. Usar de medicamentos anti-inflamatórios pode ajudar a esticar os músculos doloridos suavemente, além também de diminuir o inchaço.
Câimbras musculares podem interromper nosso sono de forma muito desconfortável. Caso isso aconteça recorrentemente, a melhor coisa a se fazer é consultar um médico e conversar com ele sobre o uso de algum relaxante muscular prescrito. Este medicamento ajuda a relaxar os músculos e a diminuir com o número de espasmos.
Controlar a causa subjacente das câimbras musculares, pode melhorar com os seus sintomas e aliviar espasmos. Por exemplo, seu médico pode recomendar suplementos se baixos níveis de cálcio ou potássio estiverem causando câimbra.
ATENÇÃO: Caso seja comprovada essa deficiência de cálcio e potássio, compre suplementos para repor os nutrientes e não ter mais deficiência dos mesmos no organismo.
Prevenindo câimbras musculares
A maneira mais simples de prevenir câimbras musculares é evitando ou limitando os exercícios que sobrecarregam seus músculos e resultam nas suas contrações espontâneas.
Algumas medidas que podemos tomar para prevenção dos espasmos são definidas por:
- Alongar ou aquecer antes de participar de esportes e exercícios físicos. Não realizar o aquecimento pode resultar em uma tensão e lesão muscular;
- Não se exercitar logo após comer;
- Diminuir a ingestão de alimentos e bebidas que contenham cafeína, como café e chocolate;
- Beber bastante líquido a fim de evitar a desidratação. O corpo perde mais água quando está fisicamente ativo, logo, é necessário aumentar sua ingestão de líquidos quando for se exercitar;
- Aumentar sua ingestão de cálcio e potássio naturalmente, bebendo leite e suco de laranja e comendo bananas;
- Conversar com seu médico sobre fazer uso de um suplemento vitamínico, para garantir que seu corpo receba o suprimento necessário de nutrientes e minerais.