Entenda como uma solução de gestão ajuda a sua clínica a ser mais bem sucedida

Após tantos posts sobre como otimizar o atendimento, melhorar o agendamento dos pacientes, automatizar o fluxo financeiro, etc… você deve estar se perguntando: “Como posso assegurar que minha clínica seja bem sucedida?”
Antes de mais nada, nenhuma marca ou empresa hoje em dia consegue se assegurar 100% de que vai ser bem sucedida no mercado. Porém, vocês empreendedores precisam fazer de tudo para que – mesmo que não alcance o 100% – cheguem o mais perto possível desse número de segurança e estabilidade.
Entenda, neste post, como uma solução de gestão ajuda a sua clínica a ser mais bem sucedida.
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Softwares de gestão

Para início de conversa, é indiscutível a melhoria que um bom sistema de gestão traz à sua clínica. A automatização dos recursos e processos médicos evita erros que antes eram comum, e hoje, se cometidos, causam a perda de clientes.
E claro, para assegurar que a sua clínica seja bem sucedida, perder clientes – definitivamente – não é uma boa estratégia e nem uma boa solução de gestão.
Mas como os softwares de gestão asseguram esse sucesso?
Por deixar todo o trabalho mais prático, eficaz e digital, um bom software assegura que a sua equipe clínica trabalhe corretamente, que as suas guias estejam padronizadas (TISS), que os seus prontuários serão facilmente consultados e que os dados de todos os pacientes estejam armazenados de forma segura na nuvem.
Se eu fosse um médico-administrador de uma equipe clínica, com certeza esse seria o meu primeiro investimento! Entenda por quê.

Agenda otimizada

Um atendimento de excelência é iniciado com uma organização impecável. A visualização de todos os pacientes marcados e retornos precisa ser simplificada a fim de evitar transtornos e contratempos. Isso permite que sua equipe ofereça um serviço ágil, habilidoso e cativante.

Com uma solução de gestão tecnológica, você tem acesso rápido a todos os dados de cadastro do seu cliente, o que diminui o tempo. Tudo está ali. Informações de cadastro dos pacientes, seus prontuários eletrônicos e resultado de exames.

A recepção é a porta de entrada do seu empreendimento. Se certificar que cada consulta e procedimento aconteça na hora marcada é um grande diferencial. Assim, fica possível fidelizar clientes e aumentar seu faturamento.

Relatórios financeiros

Conseguindo estabilizar uma agenda inteligente e otimizada, é natural que os pacientes se fidelizem e o dinheiro entre cada vez mais na sua clínica.
Mas como administrar essa entrada?
Um bom fluxo de caixa, ou é feito por um expert em administração financeira, ou por um bom software de gestão. Aposto que, por ter dedicado anos e anos da sua vida à medicina, você não é um especialista em números e contas bancárias. Então, mais uma vez, confie na tecnologia e dedique o seu tempo às suas especialidades.
Mais do que administrar a entrada, administre a saída!
Um bom fluxo de caixa é feito com o controle da entrada e saída, ciência das contas a pagar e a receber.
Por isso, atente-se sempre a todo o fluxo monetário que ronda o seu negócio, não só na entrada de dinheiro (que, com certeza, é a melhor parte!).

Relatórios de produtividade

Em clínicas que ainda utilizam agendas de papel, não é raro que pacientes tenham seus procedimentos marcados para horas erradas, seja por erro da recepcionista, falta de compreensão do paciente ou falhas do próprio sistema.

Este é um tipo de falha que tem resultados catastróficos para sua clínica e não assegura em nada o seu sucesso, afinal, o paciente pode ter levado horas para chegar ao estabelecimento, e nem sempre é possível encaixá-lo de última hora.
Além disso, existem médicos que orientam sua equipe a marcar uma grande quantidade de pacientes no mesmo horário, estratégia que sempre gera desconforto. Seus clientes perdem tempo e não saem satisfeitos.
Por isso, para uma boa solução de gestão, é importante estipular uma duração média de cada atendimento a fim de controlar o número de pessoas em sua clínica.
Dessa maneira, faz total sentido realizar um estudo do seu próprio empreendimento e identificar quais são os médicos mais e menos rápidos. Sendo fundamental encontrar um balanço que se adeque a realidade de todos e, obviamente, coloque o cuidado com o paciente em primeiro lugar.

Controle de estoque

Falando de estoque, o sistema faz toda a movimentação por você. Basta selecionar os filtros que deseja e usufruir da automatização digital.
Além do mais, organizar o estoque manualmente pode gerar prejuízo para o seu negócio. Qualquer deslize ou desatenção pode configurar um lote a mais do que o necessário e prejudicar todo o fluxo de caixa que você havia planejado.

Redução de glosa

Você já percebeu que, ao realizar a gestão de seu negócio manualmente, o aumento gradativo da glosa administrativa (a mais recorrente no mercado) passa a ser comum?
Isso acontece, principalmente, por conta do preenchimento inadequado ou incompleto das guias de autorização de procedimentos médico-hospitalares, ilegibilidade, rasuras e erros manuais ao atestar prontuários e arquivos financeiros.
A falta de guias de autorizações ou valores de tabelas sobre taxas, materiais e medicamentos fora do previamente estipulado em contrato também contribuem para o aumento da glosa.
A única forma de acabar com isso é fazer uso de um software de gestão médica, que facilita toda a gestão do seu negócio, tornando-a prática e inteligente.
Sistemas de prontuários eletrônicos são recomendados por órgãos importantes e já são usados por diversos médicos em todo o Brasil e no mundo. Ele surgiu para melhorar e facilitar a vida do médico e de sua equipe, tornando o preenchimento e a consulta dos prontuários de pacientes muito mais efetiva e rápida.
A rapidez pode até ser um luxo, mas a eficiência conta muito quando o assunto é sobre como diminuir as glosas.

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