Aumentar a receita da clínica parece uma tarefa única e exclusivamente financeira, certo? Errado! Para alcançar uma boa administração e gerar receita no seu negócio, é necessária uma otimização em todos os setores.
Veja como aumentar a receita da clínica desde o atendimento até as tomadas de decisões estratégicas como campanhas de marketing.
Agilidade no atendimento
Antes mesmo de encontrar um jeito para reduzir o tempo de espera dos seus pacientes, é elementar realizar a gestão correta de seu fluxo de atendimento.
Defina uma duração média com o a intenção de controlar o número de clientes em sua clínica e, consequentemente, o tempo de espera de cada um. Dessa maneira, é possível contornar imprevistos e agir de maneira estratégica, enquanto oferece o melhor serviço ao seu paciente.
O uso de agendas comuns e tradicionais é cada vez menos indicado em clínicas médicas, uma vez que tornam o processo de marcação de consultas mais lento e desfavorecem a organização. Agendas automatizadas reúnem contatos e horários em um só sistema e tornam muito mais fácil a tarefa de encontrar o dia apropriado, a hora exata e o profissional disponível, por exemplo.
Além disso, permitem o envio de SMS e e-mails personalizados para os pacientes, solicitando a confirmação de consultas, enviando mensagens-lembretes sobre algum medicamento, informando sobre campanhas preventivas e enviando documentos pós-consulta.
Essa é uma funcionalidade que reduz – e muito – o tempo gasto com telefonemas, sendo interessante tanto para a sua equipe de recepção quanto para os pacientes da clínica.
Existe fórmula melhor para aumentar a receita da clínica do que todos os pacientes satisfeitos com o atendimento?
Dados e informações armazenadas
É claro que, para aumentar a receita da clínica, você deve evitar todo e qualquer prejuízo que possa acontecer na sua rotina, como por exemplo a perda de dados ou informações dos pacientes.
Você provavelmente já leu muitas vezes sobre “cloud computing” ou “computação nas nuvens”, mas você sabe como essa tecnologia pode impactar sua rotina administrativa ou até mesmo aumentar a receita da clínica?
O conceito de computação em nuvem diz respeito ao uso da memória e a capacidade de armazenamento de computadores e servidores compartilhados e interligados pela Internet.
Assim, os dados estratégicos da clínica ficam à salvo de riscos ambientais, tais como raios, enchentes, roubos e descuidos de funcionários. Um raio pode afetar toda a instalação elétrica da clínica e vir a queimar o servidor. Um roubo, além da perda de informação, pode causar o compartilhamento indesejado de dados sigilosos. Nestes casos, as informações de seus pacientes estariam completamente perdidas.
Essas situações – no mínimo desagradáveis – não ocorrem com softwares de gestão na nuvem. Os backups e armazenamentos são feitos automaticamente, e os dados são disponibilizados em servidores virtuais. Caso um falhe ou não tenha conexão estabelecida com a Internet, outro assume o lugar e você não perde nenhuma informação e não prejudica o histórico de seus pacientes.
Por esse armazenamento ser realizado em serviços que podem ser acessados a qualquer hora, de qualquer lugar, acabando com a necessidade de instalar programas ou gravar de dados, a mobilidade faz com que o seu negócio seja muito mais produtivo. O acesso a todo programa, serviço e arquivo é totalmente remoto, podendo ser feito por um Tablet, Smartphone ou qualquer outro dispositivo.
Relacionamento com o convênio
“Glosa médica é o não pagamento, por parte dos planos de saúde, de valores referentes a atendimentos, medicamentos, materiais ou taxas cobradas pelas empresas prestadoras (hospitais, clínicas, laboratórios, entre outros) e profissional liberal da área de saúde”.
Elas representam um ajuste de uma cobrança apresentada por um serviço prestado, e o não pagamento total ou parcial de certas contas apresentadas pelo prestador à operadora no momento do fechamento. Resumidamente, as glosas representam a inadimplência no pagamento aos prestadores.
Por conta disso, manter uma boa relação financeira com o convênio é de bom grado para aumentar a receita da clínica, não?
E como estabelecer essa relação?
Simples, efetuando o preenchimento de todas as guias via computador por um software de gestão!
(Obs: preze sempre por um sistema que tenha os padrões TISS atualizados)
Campanhas de marketing
Você sabia que o marketing digital pode auxiliar para o sucesso de uma clínica médica, ajudando a prospectar e fidelizar clientes. Mas, você já sabe como usar essa estratégia de forma eficiente?
Ter um bom site, marcar presença nas redes sociais, desenvolver conteúdos relevantes, e manter contato com o seu público-alvo são ótimas táticas para alavancar o seu negócio.
Investir em estratégias de marketing digital para clínicas é garantir que o seu empreendimento se destaque entre os demais concorrentes. Isto porque você será encontrado facilmente pelas pessoas, atraindo-as e tornando elas suas pacientes/clientes.
Diante essas estratégias apresentadas, fica claro que não é recomendado adotar todas elas sem um planejamento ou programação adequada. Uma estratégia de marketing para clínicas precisa ser bem estruturada antes de ser colocada em prática, principalmente por ser para clínicas (marketing médico não é uma tarefa tão simples).
Então, só assim será possível desenvolver ações de forma contínua e bem-sucedida, evitando falhas e garantindo que a presença digital da clínica continue relevante e capaz de gerar bons resultados.
Tomada de decisão
Tomar decisões fica muito mais fácil tendo todas essas ferramentas em mãos e sendo praticadas. Por isso, aumentar a receita da clínica pode ser uma consequência de atitudes e planejamentos que você estrutura ao longo da sua experiência com a sua empresa.
Imagine o quão fácil será tomar decisões com um atendimento 100% otimizado, prontuários eletrônicos padronizados, campanhas de marketing bem feitas e sem glosas administrativas.