Prontuário eletrônico: o que você precisa saber?

Você já deve ter escutado muito sobre o prontuário eletrônico e deve estar se perguntando como ele pode ajudar e facilitar os processos de sua clínica.
O Prontuário Eletrônico do Paciente (também conhecido como PEP) funciona exatamente do mesmo jeito que o prontuário tradicional, só que de forma totalmente informatizada e digital. Ele é mais uma das evoluções médicas que depositam segurança e confiança na administração de sua clínica.
O prontuário eletrônico – assim como o tradicional – nada mais é que um documento constituído por um conjunto de informações sobre a saúde do paciente.
Essas informações incluem a assistência que foi prestada ao paciente (de caráter legal, sigiloso e científico), possibilitando assim a comunicação entre os membros da sua equipe médica para dar continuidade na assistência prestada ao indivíduo.

Mas quais são as vantagens de um PEP?

Se você almeja aumentar o volume dos atendimentos da clínica, atender mais pacientes  e com melhor qualidade, o prontuário eletrônico é um dos motivos os quais você deve dar mais atenção.
Ele surgiu para melhorar e facilitar a vida da sua equipe, tornando o preenchimento e a consulta dos prontuários muito mais rápida e eficiente.
Muito bom para ser verdade não é mesmo? E é verdade! Essa otimização toda não descarta nenhuma das obrigatoriedades que a ficha tradicional pede (determinações da Resolução CFM Nº 1638/2002), como por exemplo identificação do paciente, anamnese, plano terapêutico, resultados e laudos de exames, prescrições médicas, etc…

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E por que a customização é uma vantagem tão importante?

Tudo que é customizável aumenta a sua produtividade e torna as suas consultas mais eficientes. Você tem todo o direito de trabalhar da forma como achar melhor, e isso vai resultar em um atendimento muito mais humanizado.
O importante é criar um modelo de prontuário que se encaixe ao seu método de trabalho. Depois de criado este modelo, você pode salvá-lo e utilizá-lo com outros pacientes também.
Assim, você terá todos os seus prontuários padronizados, customizados e fáceisde serem acessados, já que você vai salvar todos os prontuários de seus pacientes na nuvem e os acessar quando e onde precisar.

O prontuário eletrônico pode ajudá-lo, também, no controle financeiro

Por ser digital, o prontuário alerta sobre potenciais erros de medicação, disparando avisos. Imagine o tamanho do prejuízo no seu bolso, dinheiro e mais dinheiro movimentando medicações erradas ou desnecessárias (sem embasamento no número de seu lote).
Além desses lembretes eletrônicos, o PEP indica rotatividade nas taxas de ocupação. Isso é relacionado ao tempo de permanência do paciente no hospital.
O uso de alguns protocolos clínicos faz com que o processo de cura seja mais rápido e eficaz, causando a redução do tempo de permanência destes pacientes nas enfermarias ou quartos. Assim sendo, a rotatividade aumenta, trazendo mais oportunidades e ofertas.

Uma estratégia de marketing

O prontuário eletrônico pode servir como uma ótima ferramenta de marketing, uma vez que ele ajuda a diminuir as faltas na sua clínica.
Sim, mais um benefício do PEP em prol do seu negócio. Geralmente, o prontuário eletrônico vem integrado – no sistema de gestão – com uma agenda médica. Ou seja, agendamentos vão ter a mesma automatização de disparos.
O esquecimento (sim, esquecer da consulta) é um dos motivos que mais causam ausências nas clínicas. Com um simples lembrete via SMS você consegue anular essas faltas, disparando-os um dia antes do atendimento aos seus clientes.
Consultório cheio, com um ótimo atendimento e quase sem faltas é um prato cheio para o Marketing Buzz, uma das estratégias mais eficazes para alavancar a imagem de qualquer negócio. As pessoas tendo confiança em seu atendimento, e sabendo que a sua clínica está aliada à tecnologia, o marketing boca a boca – ou buzz – vai naturalmente atrair mais pacientes para sua clínica.

O PEP melhora o nível de satisfação dos seus pacientes

Lembra daquele teste NPS? Pois é, o prontuário eletrônico pode influenciar até nisso.
Não só de cortesia e gentileza vive o Net Promoter Score. Por mais que a empatia e uma boa recepção sejam elementares para satisfazer um cliente, o principal motivo para fazê-lo voltar ao seu serviço é o bom atendimento.
O seu serviço está impecável? Você tem que solucionar todas as possíveis dores do cliente e mostrar que sabe fazer isso muito bem, pois sem a confiança do paciente, um médico não consegue sair do lugar.
Temos que nos atentar também que a população, hoje em dia, associa muito a confiança à tecnologia. Os indivíduos acreditam sim que a automatização de serviços implica em uma redução significativa de erros.
Por conta disso, dentre as principais vantagens do prontuário eletrônico, algumas podem ser mais importantes para o paciente do que para o próprio médico.
O acesso rápido aos problemas de saúde e intervenções atuais, ao conhecimento científico atualizado, às melhorias dos processos de tomada de decisão e à melhoria de efetividade do cuidado são fatores que deixam o cliente muito mais confiante e gratificado ao sair de uma consulta, pois são coisas que contribuem para a obtenção de melhores resultados dos tratamentos realizados.
como as tecnologias ajudam a reduzir custos

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