Sistema de gestão para clínicas como diferencial competitivo

Diferenciais competitivos são atributos, características e particularidades que tornam a sua empresa única e superior à suas concorrentes. Nós já falamos diversas vezes no blog que todo médico é um empreendedor, e, consequentemente, toda clínica é uma empresa.
Segundo o professor e consultor de marketing Philip Kotler, diferenciação é o ato de desenvolver um conjunto de diferenças significativas para distinguir a oferta da empresa da oferta da concorrência.
Porém, tratando-se de saúde, não podemos acolher tantos diferenciais competitivos assim, por conta das leis e regras que regulamentam a área medicinal no país.
Então, como desenvolver tantas diferenças e se destacar no mercado empreendendo nessas limitações médicas? A resposta é simples: adquirindo um sistema de gestão para clínicas.

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Melhoria dos agendamentos

Todas as clínicas que operam de forma manual possuem falhas e defeitos nos processos de agendamento. A agenda do médico é algo extremamente importante para desenvolver toda a atividade clínica. Nela ficam anotadas as consultas, horários, tempo de atendimento, despesas, e outras particularidades.
Já pensou que maravilha seria se todas essas informações ficassem armazenadas com segurança e acesso restrito a você e sua secretária? Pois é, essa é a realidade que um bom software de gestão oferece.
Um sistema de agendamento de consultas torna o atendimento mais eficiente e humanizado, sendo um poderoso aliado na fidelização dos pacientes. Isso porque o seu cadastro é acessado de maneira rápida, possibilitando entrar em contato com o paciente em tempo hábil para (re) agendar a consulta.
Confira algumas vantagens do agendamento em um sistema de gestão para clínicas:

  • Dados digitalizados

Você não precisa mais despender espaço no seu escritório, lotar as suas gavetas e se preocupar em transportar uma papelada de informações do seu trabalho para sua casa e vice-versa.
Os dados digitalizados evitam erros de escrita e permitem que toda a informação fique conservada. Isso conta muito quando falamos sobre histórico do paciente (que precisa ser armazenado por anos e por conta disso as folhas acabam se desgastando e perdendo a visibilidade).

  • Portabilidade

Sim, além de evitar o acúmulo de poeira no seu escritório com a extinção de folhas e mais folhas guardadas, você também pode acessar a sua agenda de qualquer lugar do mundo.
Um bom sistema de gestão para clínicas disponibiliza o funcionamento na nuvem. Isto quer dizer que você e sua secretária, estando conectados à internet, poderão acessar os dados da clínica por um tablet, celular ou computador aonde quer que vocês estejam.

  • Segurança

Por conta da portabilidade e dos dados digitalizados, você não precisa mais se preocupar em perder documentos e notas importantes de sua rotina, uma vez que eles podem ser acessados por qualquer dispositivo.
Mas, qual a segurança afinal? Por estar na nuvem, essas informações podem ser acessadas sim por qualquer dispositivo, mas com um login e senha definidos por você. Isso quer dizer que apenas você e sua secretária terão acesso a todo conteúdo. Um alívio a mais e uma dor de cabeça a menos.

Redução de cancelamentos

Com essa agenda totalmente otimizada, fica muito mais fácil de confirmar com os pacientes a sua presença na consulta. Sempre que houver uma consulta ou procedimento, o paciente é alertado de forma personalizada via SMS e e-mail.
Essa funcionalidade registra até 70% de sucesso, uma vez a agenda funcionando junto com a tecnologia, fica muito simples evitar cancelamentos e esquecimentos.

Módulos de especialidades

Apesar da agenda poder ser compartilhada, nem todas as funções cabem a todos os profissionais de sua clínica. O sistema de gestão para clínicas divide as especialidades, podendo assim cada profissional segmentar o seu foco de atividades (por exemplo: módulo clínico, financeiro, recepção e administrativo).
Existem alguns softwares que segmentam mais ainda as atividades, propondo módulos adicionais de acordo com a especialidade do médico (como por exemplo a oftalmologia).

Redução de glosas

As glosas são, em sua maioria, causadas pelo erro manual e humano. Entre eles, estão o preenchimento inadequado/incompleto das guias de autorização de procedimentos médico-hospitalares, materiais e medicamentos digitados da maneira errada, ausência de checagem de medicamentos com o devido horário de realização, anotações realizadas a lápis e descrições incompletas.
O sistema de gestão para clínicas acaba com praticamente todos esses erros administrativos e técnicos, reduzindo em até 70% o número de glosas. Dessa forma, você pode acompanhar diariamente o movimento financeiro da clínica em relação às atividades realizadas por convênios, diminuindo o índice dos demais prejuízos.

Prontuário eletrônico

O prontuário eletrônico do paciente (também conhecido como PEP) funciona exatamente do mesmo jeito que o prontuário tradicional, só que de forma totalmente informatizada e digital. Ele deve seguir exatamente o mesmo modelo, seja ele feito à mão ou por meio de um sistema.

Ele surgiu nos softwares do gênero para melhorar e facilitar a vida do médico e de sua equipe, tornando o preenchimento e a consulta dos prontuários de pacientes muito mais rápida e eficiente. As principais vantagens do prontuário eletrônico são: segurança, economia de espaço, uso compartilhado, portabilidade – assim como o agendamento online -, otimização do tempo e customização (que é uma das principais vantagens por criar um padrão para melhor organizá-los, de acordo com as necessidades da clínica de cada médico).
Os sistemas e softwares avançam cada vez mais para acabar com a ineficiência dos processos administrativos, clínicos e financeiros das clínicas. A digitalização é necessária para ter um controle maior do histórico dos pacientes e acesso a qualquer informação sobre eles a partir de qualquer lugar, dia e horário.

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