A pesquisa de soluções que possam otimizar o atendimento é um dos grandes objetivos entre os gestores de instituições médicas. Atualmente, e cada vez mais estes gestores se deparam com a possibilidade de adotar um sistema de prontuário eletrônico do paciente — conhecido pela sigla “PEP” — a fim de cumprir com esta importante função de obter informações de seus em um sistema.
Se você é um gestor da área médica, provavelmente isso já passou por sua cabeça e você quer saber se realmente isso é bom e funciona bem, certo?
Em primeiro lugar, é importante conhecer bem uma ferramenta, saber quais são suas funcionalidades e aplicações para, então, depois de analisar você atestar que o seu investimento está sendo bem feito, e lhe tratará um bom retorno futuramente.
Sabendo disso, discutiremos neste conteúdo o que é o prontuário eletrônico de pacientes, no que ele poderá contribuir no cotidiano de sua clínica, quais melhorias ele trará no atendimento de seus colaboradores e pacientes.
Vamos lá!
Prontuário eletrônico x Prontuário tradicional
Se você ainda não está familiarizado com essa tecnologia, é muito provável que agora esteja se perguntando se o prontuário eletrônico do paciente (também chamado de PEP, como dito anteriormente) é fato melhor do que o prontuário tradicional.Afinal, para mudar de um sistema para o outro é preciso ter certeza de que as diferenças realmente serão transformadoras, de forma positiva, a ponto de fazê-lo repensar se você deve continuar utilizando as mesmas tecnologias e sistema.
A verdade é que, em essência, o PEP funciona da mesma maneira que o prontuário tradicional, no entanto, de forma totalmente digital. Isso significa que ambos reúnem informações sobre a saúde do paciente e sobre o atendimento prestado, por exemplo.
Otimização do tempo de atendimento
Sabendo disso, podemos deduzir que há otimização do tempo (e do atendimento) pois há menos tempo gasto para digitar as informações do que para escrevê-las à mão.
Com isso, podemos citar que apenas essa funcionalidade por si só reduz ou elimina refações por erros que comprometam a compreensão ou, até mesmo, que invalidam os guias. Além disso, também, isso proporciona aos médicos que tenham tempo para fazer anotações mais completas, aumentando as chances de um atendimento bem-sucedido.
Segurança de acesso às informações
Vale ressaltar, ainda, que o prontuário eletrônico é mais seguro se relacionado ao prontuário tradicional. Estando em ambiente digital, num sistema em nuvem, conta com diferentes níveis de segurança a fim de garantir acesso apenas de pessoas autorizadas.
Logo, apenas quem compartilhar as informações de login e senha conseguirá obter as informações de cada paciente. Com isso, a comunicação entre os membros da equipe médica se torna mais fácil, rápida, e prática, contribuindo para a continuidade na assistência prestada.
Como o prontuário eletrônico contribui na otimização do atendimento
Como você deve ter notado, já foram apontadas algumas características do prontuário eletrônico do paciente que contribuem diretamente na otimização do atendimento. Contudo, para sua alegria ainda existem outras vantagens que a ferramenta oferece nesse sentido!
Não importa se sua clínica é nova e ainda em crescimento, ou se já está consolidada e com ampla cartela de pacientes, você provavelmente já viveu alguma das duas situações a seguir:
- Perda de tempo de atendimento para encontrar o prontuário de um paciente que não aparecia em muitos meses;
- Dificuldade em encontrar informações no histórico de um paciente atendido com frequência.
Em ambos os casos, seus colaboradores enfrentam problemas que não só prejudicam o andamento do atendimento, podendo gerar atrasos em toda a agenda do dia, como também afetam a qualidade do serviço do atendimento, podendo fazer com que alguns pacientes não retornem ao seu centro, clínica ou consultório. Isso sem mencionar a insatisfação dos próprios colaboradores que precisam lidar com toda a situação.
Isso porque, depois do tempo gasto em busca de documentos ou dados, os colaboradores tendem a realizar um atendimento mais rápido para cumprir com os horários da sua agenda. E, para o paciente que está ali para cuidar da própria saúde, o menor sinal de problema tende a gerar desconforto e insegurança sobre o estabelecimento.
Com o PEP, todos os documentos e informações necessários estão salvos no sistema do software de gestão médica. E, com isso, a busca por nomes, datas ou termos se torna muito mais ágil e fácil. Consequentemente, não há perda de tempo e nem a criação de um cenário que gere estresse para seus colaboradores ou preocupação para os pacientes.
E isso tudo, claro, significa que o atendimento vai ser feito com a devida qualidade e de acordo com o planejamento da clínica, sem afetar a agenda e a rotatividade dos médicos.
Benefícios de ter prontuário eletrônico do paciente
É razoável que algumas pessoas ainda tenha dúvidas em relação a contratação de um prontuário eletrônico para a sua clínica médica. Sabemos das dificuldades de implementar uma mudança, principalmente que exige de recursos financeiros, esforço e tempo. E, com isso em mente, é compreensível e benéfico querer ter certeza antes de tomar uma decisão.
É sabido que, com uma boa organização, você pode encontrar meios de tornar o atendimento de sua clínica mais ágil, mas dificilmente vai conseguir um resultado tão bom quanto o prontuário eletrônico pode lhe trazer.
Entretanto, além da agilidade e rapidez na hora do atendimento, é preciso destacar que o uso dessa tecnologia tem benefícios que contribuem tanto para a fidelização de seus colaboradores quanto para a de seus pacientes.
E isso acontece pois a rotina de uma instituição médica é corrida para todos os envolvidos. Para os colaboradores, são muitas responsabilidades a cumprir que poderiam contar com a ajuda de um bom sistema de prontuário para reduzir o gasto de tempo e energia com tarefas, que geralmente são burocráticas. E, para os pacientes, trata-se de uma situação sempre delicada, onde ele se beneficia de qualquer fator que lhe traga mais segurança, conforto e qualidade.
O mercado da saúde é concorrido e exigente. Atualmente, com a evolução tecnológica otimizando processos por todos os lados, deixar de buscar uma solução adequada para a sua clínica médica é correr o risco de ficar para trás.
Por isso, colocando na balança os benefícios do PEP e as dificuldades relativas à implementação do sistema, é certo que você vai ser capaz de compreender porque vale a pena contar com essa tecnologia para otimizar o seu atendimento.