Muitas pessoas usam medicamentos sem ao menos conferir a bula, ou por acharem muito complicada ou muito grande, por isso é disponibilizado o bulário da Anvisa (acesso a bulas completas e de diversos medicamentos). São informações completas de medicamentos com detalhes como:
- Reações adversas (efeitos desagradáveis que o medicamento pode provocar);
- Indicação (para que serve);
- Precaução (que cuidados devo tomar quando usar este produto), entre outros.
O que é a Anvisa?
A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é uma agência reguladora, sob a forma de autarquia de regime especial, vinculada ao Ministério da Saúde.
Tem por finalidade institucional promover a proteção da saúde da população, por intermédio do controle sanitário da produção e consumo de produtos e serviços submetidos à vigilância sanitária, inclusive dos ambientes, dos processos, dos insumos e das tecnologias a eles relacionados, bem como o controle de portos, aeroportos, fronteiras e recintos alfandegados.
E o que é o ministério da saúde?
O Ministério da Saúde (MS), no Brasil, corresponde ao setor governamental responsável pela administração e manutenção da Saúde pública do país.
O Ministério da Saúde tem a função de oferecer condições para a promoção, proteção e recuperação da saúde da população, reduzindo as enfermidades, controlando as doenças endêmicas e parasitárias e melhorando a vigilância à saúde, dando, assim, mais qualidade de vida ao brasileiro. Tem o desafio de garantir o direito do cidadão ao atendimento à saúde e dar condições para que esse direito esteja ao alcance de todos, independente da condição social de cada um.
O que é a saúde pública?
A saúde pública tem por objetivo, promover a melhoria e bem estar da saúde dos cidadãos. Portanto, proporcionar uma saúde de qualidade, são deveres do Governo do Estado, onde o mesmo libera verba para o Ministério da Saúde, que são utilizadas para melhoria de estrutura da saúde pública no Brasil, sendo ela investida em leitos, medicamentos, e hospitais públicos.
No Brasil, a o sistema de saúde pública é o conhecido SUS (Sistema Único de Saúde). Foi criado em 1988, e é responsável por prestar atendimento aos mais de 180 milhões de brasileiros. Por ser um sistema gratuito, há uma grande parte da população que depende exclusivamente desse sistema para receber atendimento.
O SUS oferece atendimento gratuito em qualquer posto de saúde, hospitais públicos, clínicas, e todos os outros estabelecimentos de saúde do governo. Além disso, o cidadão tem direito a medicamentos gratuitos, internações, transplantes e diversas outras coisas. Porém, como há uma grande demanda, tudo isso só é possível com agilidade, se o governo investir todas as verbas corretamente.
O que é e para que serve a bula do medicamento?
A bula é um documento legal sanitário que serve para obter informações e orientações sobre medicamentos necessárias para o uso seguro e tratamento eficaz.
Ela pode ser de dois tipos: a para o paciente (que é aquela destinada ao paciente, com termos mais acessíveis e diretos) e a para o profissional da saúde (que é aquela destinada ao profissional, com termos mais técnicos e informações mais complexas)
Informações que devem constar em uma bula
As informações encontradas nas bulas de medicamentos e no bulário da Anvisa são, geralmente, divididas e organizadas segundo os tópicos:
- Nome do medicamento;
- Apresentação, formas ou formulações;
- Composição: Ingredientes e suas dosagens;
- Informações ao paciente: Cuidados de armazenamento, prazo de validade
- Informações técnicas: Dados farmacológicos gerais sobre o medicamento
- Indicações;
- Contraindicações: Indicam condições em que o medicamento não deverá ser utilizado;
- Precauções: Cuidados a serem tomados durante o uso do medicamento;
- Interações medicamentosas: Dados sobre o uso concomitante com outras substâncias;
- Reações adversas: Efeitos colaterais possíveis ou esperados do medicamento;
- Posologia:
- Superdosagem: Informações sobre o uso excessivo ou em altas doses.
Qual é o objetivo do bulário da Anvisa online?
O bulário da Anvisa online foi feito para facilitar o acesso rápido pela população e pelos profissionais de saúde aos dados das bulas de medicamentos. Além de otimizar o tempo de médicos que procuram informações sobre os medicamentos sem necessariamente comprá-los. Além de otimizar o tempo de médicos na hora de receitar medicamentos para seus pacientes.